#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências em decoração: estilo boho

Aderir a determinado estilo de decoração pode tanto ser uma sacada interessante como um tiro n’água. Depende do quanto você se identifica com as ideias embutidas no layout que pretende abraçar. Se elas comunicam com êxito a sua personalidade e refletem o seu jeito de ser, perfeito. Do contrário, você pode se tornar um estranho dentro do próprio lar.

A melhor maneira de evitar equívocos é conhecendo um pouco melhor as tendências que ganham maior ressonância no universo décor. Afinal, as referências nem sempre estão todas juntas: muitas vezes, temos contato apenas periférico com determinada novidade — ou, então, a incorporamos de uma maneira orgânica, sem refletir muito a respeito.

Entre as tendências que merecem esse exercício de descoberta está o boho, um estilo moderno, solar e carregado de nuances. Como se apropria de conceitos presentes em outros estilos, é muito fácil criar variações dele ou tomar de empréstimo algumas referências associadas ao boho. A principal, talvez, seja o uso intensivo da cor.

Mas vamos por partes. Comecemos contando um pouco sobre o que significa boho e como a gente faz para adotar essa tendência em nosso apê. Vamos lá descobrir?

  1. Estilo boêmio

Se você deu um Google usando as palavras “decoração boho” deve ter topado com um monte de imagens com uma certa pegada vintage. Aquela velha sensação de “já vi isso antes”.

De fato, não há nada de novo nessa tendência — o que, obviamente, não é um problema. Assim como na moda, o design vive de reinventar “velhas novidades”. Bem, mas antes que a gente fuja demais do tema, anote a seguinte senha: boho é um diminutivo da palavra bohemian. Se você traduziu como boêmio, no sentido de quem curte varar noites na companhia de gente interessante e descolada, acertou. Era mais ou menos isso o que a intelectualidade europeia dos anos 1920 fazia e que serve de parâmetro estético para o estilo. 

Só que a palavra também designa os ciganos da Boêmia, atual República Tcheca. E aqui encontramos outra referência muito presente no boho: o hippie chic. Essa junção de conceitos ganhou novos temperos durante os alternativos anos 1970, com a introdução de elementos étnicos, orientais e rústicos. O resultado é esse mix de elementos e cores que tem feito a alegria dos adeptos de uma decoração despojada e repleta de personalidade.

  1. Mix de referências

O que mais chama a atenção no estilo boho é a pluralidade. Pode-se facilmente casar referências que não parecem ter muito em comum, o que estimula tanto a criatividade quanto o reaproveitamento de materiais. Nada mais boho, por exemplo, do que aquela peça de mobília vintage que você já cogitava tirar de cena.

Assim, apostar em móveis que remetem a outras épocas valoriza a proposta, como os sóbrios estofados de couro dos anos 1980, os revestimentos em madeira, as fibras naturais e as armações de metal, elementos crus que oferecem um fundo neutro sob medida para o uso de objetos coloridos, como tapetes, almofadas e mantas. 

Nas paredes, a sobriedade perde espaço para a profusão de objetos: quadros com motivos étnicos, enfeites de estilo oriental e muitos vasos de plantas. Nesse caso, pode-se também optar por uma superfície neutra, deixando a cor a cargo somente dos objetos decorativos (e demais elementos do ambiente), ou usar uma paleta mais viva para dar um destaque no cômodo. O risco de se usar uma cor marcante na parede é se cansar dela em pouco tempo, mas isso é compensado pelo ganho estético que o arranjo oferece.

Outro risco que corre quem opta por usar uma paleta carregada é deixar o ambiente sombrio. Deve-se, portanto, estar atento a outra característica do estilo boho, que é o emprego generoso de luz natural. Isso ajuda a espantar a penumbra e  a manter o cômodo fresco e vibrante.

  1. Apoio na cor

Ainda falando sobre cor, esse elemento essencial do estilo boho, você talvez fique pensando que basta lançar tonalidades ao acaso para entrar no espírito da tendência. Nem sempre isso dá certo; quando muito, pode apenas embaralhar os sentidos.

A melhor maneira de utilizar a cor na decoração boêmia é seguindo uma paleta determinada. Ou seja, mantenha-se fiel a um certo grupo cromático: tonalidades do mesmo azul, com detalhes nas peças decorativas conversando com aquelas predominantes nos quadros, para usar um exemplo genérico.

Trata-se de uma forma de obter a unidade cromática que dará ênfase aos detalhes, evidenciando um cuidado e uma intencionalidade. Algo que capture o olhar e mantenha o interesse do arranjo por algum tempo.

  1. A força das estampas

Assim como estabelecer uma harmonização cromática é importante, vale estar atento ao diálogo entre os objetos que compõem a decoração boho. Isso pode ser obtido através do posicionamento no espaço de objetos feitos de materiais idênticos (metal ou madeira, por exemplo), de quadros com molduras ou motivos semelhantes e texturas com padrões parecidos.

A combinação de texturas deve ser buscada na disposição de tapetes, mantas e almofadas. Caso o primeiro possua determinada cor ou desenho, pode-se utilizar a mesma padronagem na estampa do pufe, na manta sobre o estofado ou até mesmo na superfície do móvel.

Parece complicado, mas não é. Se der uma espiada nas ideias publicadas no Pinterest, dá para perceber qual o objetivo dessa montagem. É quase como pintar um quadro: você vai dispondo os elementos e tentando criar pontos de contato entre uma pincelada e outra. Existe ordem no caos, é claro, mas nada tão amarrado assim.

  1. O boho nos detalhes

A principal vantagem desse estilo é que ele atua na superfície. Não é preciso mudar a estrutura — quando muito, a cor das paredes. Está certo que uma troca de mobília acentua o efeito, assim como mudar o revestimento do cômodo.

Entretanto, se você não quiser se jogar de cabeça, pode explorar a tendência com parcimônia. Basta renovar o arranjo decorativo do lugar. Adquirir umas mantas para colocar no sofá, espalhar almofadas sobre ele, posicionar um ou dois pufes, um baú, rearranjar a decoração da parede com quadros e molduras, verdejar o ambiente com folhagens.

Procure apenas não se empolgar e transformar o local num mix incompreensível de referências. Faça testes, procure um elemento em comum entre os itens, veja o que combina com o quê. Isso é importante para garantir a principal contribuição do boho no seu dia a dia: conforto, beleza e aquele ar descolado que deixa a gente com vontade de ficar em casa. Aproveite!

Que tal a dica de hoje? Empolgante, não é? Aproveitando que essa tendência tem forte tendência cromática, queremos sugerir a você conhecer a cor (ou melhor, cores) Pantone de 2021. Dê um clique aqui e descubra se concorda com a escolha. Boa leitura. 

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.