Dicas de decoração

Tire suas dúvidas sobre impermeabilização de sofá

importância da impermeabilização de sofá

Depois de ler nosso post sobre como escolher um sofá que é a sua cara, você resolveu parar de postergar: foi logo a uma loja ou site e sacou de lá um estofado novinho em folha, lindo, em um encaixe perfeito com a mobília e a decoração do seu apê.

Mas há um problema com coisas novas em folha: a gente fica com um medo danado de estragar. Aquele primeiro risco no carro zero que nos assombra por dias, por exemplo. Não é diferente com o sofá. Não fosse completamente cafona, talvez a gente até deixasse o plástico que o embala por uns bons dias (credo!).

Como resultado, evitamos acompanhar a pelada do final de semana na tevê com uma garrafa de cerveja sobre o encosto, com medo de que a dita cuja resvale para o estofado e molhe tudo. Da mesma maneira, mantemos olhos de águia sobre as mãos engorduradas das crianças e as patinhas barreadas dos pets.

Só que tem solução para isso e ela nem é tão complicada: basta contratar um serviço de impermeabilização de sofá. É uma técnica que protege a superfície do estofado e evita que fiquemos neuróticos com relação a manchas no tecido do precioso móvel.

Quer saber como isso funciona? É só continuar conosco que tiraremos todas as suas dúvidas a respeito. Confira:

O que é?

A impermeabilização de sofá consiste na aplicação de um produto específico para esse fim. Ele promove o fechamento das tramas do tecido e cria uma espécie de película protetora em toda a superfície do móvel. A operação deve ser feita por empresa especializada e é recomendado que se faça tão logo o sofá seja entregue.

Tem um detalhe, entretanto: a técnica não serve apenas para estofados novos. Podemos muito bem encomendar a impermeabilização daquele sofá velho de guerra, mas ainda capaz de durar outros bons anos. A diferença é que, nesse caso, é preciso antes realizar a higienização do produto, que é um procedimento que as empresas do ramo de impermeabilização também fazem.

Vale ainda destacar que outros móveis estofados podem passar por esse cuidado: poltronas, cadeiras, pufes e até colchões.

Quais as vantagens?

A principal, sem dúvida, está no sossego do usuário quanto ao risco de danos ao sofá.

Quem tem crianças em casa sabe como é difícil manter a integridade dos móveis. A gente mesmo, se descuidar, acaba produzindo acidentes.

Donos de animais de estimação também têm motivos para aderir a essa solução, já que os pets não costumam observar limites territoriais e podem, eventualmente, promover alguma sujeira.

Tudo isso redunda em acréscimo na vida útil do móvel, já que estará por mais tempo livre da ação do leite derramado (ou líquidos congêneres) e outros agentes que depreciam a qualidade do tecido.

Em adição a isso, a impermeabilização do sofá isola o móvel da proliferação de fungos e bolor, já que a umidade permanecerá distante da espuma que forma o estofamento.

De quebra, a manutenção se torna muito mais simples, visto que uma passada de pano umedecido ou aspirador de pó é suficiente para eliminar a sujeira que se acumulará sobre o sofá, sem aderir à trama.

Existem desvantagens?

Existem — se você não se certificar de contratar um serviço especializado.

A questão é que há muita mão de obra disponível no mercado e os procedimentos e insumos utilizados por elas variam. E alguns produtos empregados na impermeabilização são mais eficazes que outros.

Um insumo de má qualidade pode, por exemplo, proporcionar uma proteção menos efetiva, alterar de modo significativo a cor do estofado ou deixar o tecido rígido.

Além disso, alguns agentes impermeabilizantes levam solvente em sua composição, o que os torna inflamáveis. O risco maior ocorre durante o processo de aplicação: o produto é borrifado sobre o móvel, o que cria uma nuvem de vapor. Em contato com alguma fonte de ignição, essa nuvem pode gerar uma explosão.

Não há motivo para pânico, entretanto. Novamente, tenha a certeza de que o fornecedor do serviço apresenta boas credenciais e trabalha com produtos certificados pela Anvisa, o que significa que o impermeabilizante é atóxico e feito a base de água, e não solvente.

Ficou em dúvida entre uma coisa e outra? Note o seguinte: o impermeabilizante a base de água não tem cheiro e possui composição leitosa. Já o feito com solvente exala cheiro forte e é transparente.

O uso de produto a base de água, por outro lado, custa mais caro, já que demanda mais líquido para concluir a aplicação. Se essa questão for decisiva, pode-se optar pelo impermeabilizante a base de solvente. Recomenda-se, no entanto, que o procedimento seja realizado do lado de fora da residência. O seguro, como se diz, morreu de velho.

O processo demora?

Na verdade, é bastante rápido. Um sofá pequeno, de dois lugares, leva em torno de uma hora e meia para ficar pronto. Se o móvel for usado, é necessário realizar a higienização em um dia e a impermeabilização no outro, já que a higienização exige um período de secagem longo e a impermeabilização precisa ser feita com o sofá completamente seco.

Concluída a impermeabilização, você terá que esperar umas três horas até que a superfície fique totalmente seca. É interessante lembrar que as condições atmosféricas interferem nessas estimativas. Em dias de chuva, por exemplo, o processo de secagem é mais lento.

E, claro, o procedimento não dura para sempre. Com o tempo, será preciso renovar essa película protetora. A depender da frequência do uso, convém repetir a aplicação entre seis meses a um ano da primeira impermeabilização.

Note ainda que qualquer tecido é passível de impermeabilizar: linho, veludo, os populares suede e chenile etc.

E, afinal, quanto custa?

O preço médio do serviço é R$ 200. Pesando o custo-benefício, é um valor razoável a se pagar, não é?

Porém, não se esqueça do principal: tenha a certeza de contratar um prestador de serviço experiente, atento aos protocolos de segurança e que utilize insumos certificados pela Anvisa.

Concluída a impermeabilização do sofá, é só curtir o seu local de descanso pós dia estressante de trabalho numa boa, sem tantos dedos quanto a sujá-lo de modo permanente. Um adendo final: só mantenha as canetas longe dele, pois manchas de esferográficas e afins não são moleza de remover, mesmo sobre uma superfície isolada com impermeabilizante. De resto, sente e relaxe!

Com essa última dica, ficamos por aqui. Mas não pense em sair assim, sem mais nem menos. Pelo contrário, aproveite para conferir mais um conteúdo muito útil de nosso blog. Este, sobre como escolher o seu colchão, por exemplo, vai auxiliá-lo no momento de aposentar o velho companheiro de tantas noites. Dê um clique e fique sabendo como proceder. Boa leitura e até a próxima!