#FICADICAMARQUES

Tudo o que você precisa saber sobre as plantas variegadas

Se você quer saber um pouco mais sobre as plantas variegadas, está no lugar certo. Também conhecidas como variegatas, essas plantas são conhecidas por apresentarem coloração diferente nas suas folhas e às vezes em seus caules.

Essa diferença na coloração das folhas é um fenômeno que acontece pela falta de clorofila. A clorofila é o pigmento verde que é essencial durante o processo da fotossíntese.

Quer saber um pouco mais sobre essas plantas e quais os cuidados para ter elas na sua casa? É só ler até o final do conteúdo que preparamos.

Como ocorre a variegação

A variegação é um processo natural de mutação, que tem sido feito também em laboratórios para fazer a variegação sem precisar esperar pelo processo natural.

Por causa do seu visual diferenciado, as variegadas tem se tornado muito famosas para os amantes de paisagismo. Com a fama, se tornou possível encontrar várias lojas que vendem mudas de variegadas produzidas em laboratório, mas é preciso tomar alguns cuidados ao comprar a sua.

Por exemplo, se você encontrar uma planta onde as folhas são completamente brancas ou rosadas você pode assumir que é um golpe. As plantas não sobrevivem sem a clorofila, então ou a foto passou por um processo de tratamento, ou a planta recebeu químicos para ficar daquela forma.

Quando partes da planta perdem a capacidade de produzir a clorofila, acontece a mudança de cor nas folhagens. Essa mudança na cor pode deixar as folhas com partes esbranquiçadas, amareladas e em alguns casos até mesmo rosadas.

Em alguns casos, quando a variegação não é estável, pode acontecer da sua planta variegada voltar a ter as folhagens verdes. Isso acontece pois cada planta variegada possui um código genético diferente.

Variegação instável faz com que sua planta possa voltar a ter suas folhas totalmente verdes por falta de luz, bem como a produção de folhas inteiramente brancas. Mesmo que as folhas brancas sejam bonitas, não se acostume, já que essas folhas tendem a morrer em poucos dias.

Como cuidar de plantas variegadas

As plantas variegadas precisam de uma dose de cuidados a mais do que plantas que não passaram por um processo de mutação. Vamos falar sobre os cuidados gerais, mas para garantir que a sua planta variegada esteja sempre bonita, é preciso procurar o cuidado específico para cada espécie.

Dê bastante luz para as variegadas

De forma geral, quanto maior for a variegação, mais luz solar a sua planta vai precisar. Se a sua planta variegada não receber luz o suficiente, é possível que ela volte a ter as folhas inteiramente verdes para conseguir fazer a fotossíntese ideal.

Pode ser preciso utilizar água destilada

As plantas variegadas podem ser mais sensíveis aos minerais e possíveis traços químicos que são encontrados na água comum. Se a sua planta começar a ter manchas marrons nas suas extremidades e na variegação, você pode assumir que isso tem a ver com a água, em dúvida, use água destilada.

Cuidado com fertilizantes

Mesmo um pouquinho a mais de fertilizantes pode fazer com que sua planta variegada morra. Isso acontece pois o nitrogênio presente no fertilizante se gruda às raízes, impedindo que a planta absorva a água.

Você pode usar fertilizantes, mas é sempre bom ficar atento à quantidade e se familiarizar com as necessidades da sua planta.

Cuidado com as pestes

Os ácaros-aranha acham as plantas variegadas bem saborosas. E por serem bem pequenos, é difícil ver sua presença na planta e é bem provável que eles matem sua variegada antes que você perceba.

Basta checar sua planta semanalmente e ter sempre um bom inseticida para esses casos.

Agora você já sabe os cuidados gerais para ter com suas plantas variegadas, então é só escolher a sua espécie favorita e ter essas plantas tão bonitas para alegrar seu dia.

Leia também: https://marquesconstrutora.com.br/blog/plantas-em-casa-ambientes-inesperados/

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.