É normal que apareçam dúvidas na hora de comprar um apartamento na planta, novo ou usado. Afinal, esse é um investimento alto e por isso se informar bem antes de tomar uma decisão vai ajudar a identificar quais são as suas reais necessidades e qual é a opção de compra que se encaixa melhor com o seu perfil.
Abaixo, reunimos algumas orientações que vão auxiliar você a fazer a escolha certa do seu novo apartamento para não ter arrependimentos.
Quando o apartamento novo é comprado ainda na planta, você pode contar com o suporte da incorporadora do apartamento tanto para organizar a documentação quanto para fazer uma ponte com o banco e agilizar o seu financiamento imobiliário. Nesse momento do projeto, ainda dá para escolher entre alguns tipos de acabamentos, pisos e bancadas. Mas isso tudo precisa constar no Memorial Descritivo do Imóvel – um documento que vai garantir que o combinado quando o contrato foi fechado seja entregue quando o apartamento novo ficar pronto. É lá também que estarão descritos quais serão os equipamentos e a decoração usados nas áreas comuns do condomínio. Outra vantagem é ter mais tempo para se planejar financeiramente. Dá para ir pagando aos poucos, enquanto as obras não terminam.
Essa opção é para quem quer pegar as chaves do apartamento o mais rápido possível e programar logo a mudança para o seu novo apartamento. Quem compra o apartamento pronto não precisa de prazo para fazer o pagamento, pretende pagar à vista ou vai entrar direto com o financiamento bancário. Nesse caso, a incorporadora ainda consegue orientar o comprador na hora de negociar com o banco. Como o apartamento é novinho e ninguém nunca morou lá, você pode decorá-lo do seu jeito. Nessa altura do campeonato, já dá para saber qual será o valor mensal do condomínio e o preço do IPTU. Detalhe: não deixe de checar se os apartamentos já possuem matrículas individualizadas! Leia muito bem o contrato, porque assim você vai conhecer quais são os itens já entregues que possuem garantia.
São grandes as chances de que seja preciso realizar reparos no apartamento. Como o apartamento já foi habitado e talvez esteja desgastado, vai ser difícil fugir dos retoques. Em uma visita comum não conseguimos identificar todas as necessidades do apartamento, como defeitos nas instalações elétricas ou hidráulicas, e isso pode gerar surpresas desagradáveis. Geralmente, a arquitetura do edifício e da fachada são mais antigas e nem sempre as áreas comuns do condomínio estão bem equipadas. Sem falar na trabalheira que será para conseguir organizar toda a papelada sem a ajuda da incorporadora. É grande o risco de cair na informalidade. Por isso, procure ter um advogado de confiança por perto para ajudar!
O Morumbi, tradicionalmente reconhecido como um dos bairros mais nobres de São Paulo, continua a se consolidar como referência em…
O Jacarandá Morumbi, com sua beleza atemporal e design inspirado na natureza, promete uma experiência de vida única. Mais do…
Você já imaginou como seria viver no apartamento dos seus sonhos? Um lugar que reflita sua personalidade, suas necessidades e…
Imagine viver em um oásis de tranquilidade e sofisticação no coração pulsante de São Paulo. O Olivier Morumbi torna esse…
Sonhando em morar no Morumbi? O Jacarandá Morumbi oferece apartamentos modernos, áreas de lazer completas e uma localização estratégica. Sonhando…
Descubra as diferenças e escolha o lar dos seus sonhos no coração do Morumbi. Está em busca do lar dos…