Mercado imobiliário

Apartamento na planta, novo ou usado?

É normal que apareçam dúvidas na hora de comprar um apartamento na planta, novo ou usado. Afinal, esse é um investimento alto e por isso se informar bem antes de tomar uma decisão vai ajudar a identificar quais são as suas reais necessidades e qual é a opção de compra que se encaixa melhor com o seu perfil.

Abaixo, reunimos algumas orientações que vão auxiliar você a fazer a escolha certa do seu novo apartamento para não ter arrependimentos.

APARTAMENTO NA PLANTA (direto com a incorporadora)

Quando o apartamento novo é comprado ainda na planta, você pode contar com o suporte da incorporadora do apartamento tanto para organizar a documentação quanto para fazer uma ponte com o banco e agilizar o seu financiamento imobiliário. Nesse momento do projeto, ainda dá para escolher entre alguns tipos de acabamentos, pisos e bancadas. Mas isso tudo precisa constar no Memorial Descritivo do Imóvel – um documento que vai garantir que o combinado quando o contrato foi fechado seja entregue quando o apartamento novo ficar pronto. É lá também que estarão descritos quais serão os equipamentos e a decoração usados nas áreas comuns do condomínio. Outra vantagem é ter mais tempo para se planejar financeiramente. Dá para ir pagando aos poucos, enquanto as obras não terminam.

APARTAMENTO PRONTO (direto com a incorporadora)

Essa opção é para quem quer pegar as chaves do apartamento o mais rápido possível e programar logo a mudança para o seu novo apartamento. Quem compra o apartamento pronto não precisa de prazo para fazer o pagamento, pretende pagar à vista ou vai entrar direto com o financiamento bancário. Nesse caso, a incorporadora ainda consegue orientar o comprador na hora de negociar com o banco. Como o apartamento é novinho e ninguém nunca morou lá, você pode decorá-lo do seu jeito. Nessa altura do campeonato, já dá para saber qual será o valor mensal do condomínio e o preço do IPTU.  Detalhe: não deixe de checar se os apartamentos já possuem matrículas individualizadas! Leia muito bem o contrato, porque assim você vai conhecer quais são os itens já entregues que possuem garantia.

APARTAMENTO USADO

São grandes as chances de que seja preciso realizar reparos no apartamento. Como o apartamento já foi habitado e talvez esteja desgastado, vai ser difícil fugir dos retoques. Em uma visita comum não conseguimos identificar todas as necessidades do apartamento, como defeitos nas instalações elétricas ou hidráulicas, e isso pode gerar surpresas desagradáveis. Geralmente, a arquitetura do edifício e da fachada são mais antigas e nem sempre as áreas comuns do condomínio estão bem equipadas. Sem falar na trabalheira que será para conseguir organizar toda a papelada sem a ajuda da incorporadora. É grande o risco de cair na informalidade. Por isso, procure ter um advogado de confiança por perto para ajudar!