Mercado imobiliário

Entenda a construção do seu apartamento e não tenha medo do lobo mau

Desde criancinha a gente ouve falar sobre a importância de escolher uma casa segura para morar. Quem não conhece o clássico conto Os Três Porquinhos? Nessa fábula já se falava em métodos de construção! Os porquinhos mais novos, que usaram materiais frágeis (palha e madeira), não construíram casas capazes de protegê-los do lobo mau e precisaram buscar abrigo na casa do mais velho, que teve paciência e construiu um local mais resistente feito de tijolos.

Ficção infantil e realidade são bem diferentes, claro! Mas vale lembrar da moral dessa história quando formos comprar um apartamento. Ainda assim, temos que avaliar muito mais do que apenas a resistência estrutural do imóvel durante a construção de um apartamento.

Existem 2 processos estruturais principais utilizados no Brasil, a alvenaria estrutural e o concreto armado. Neste último, a vedação das paredes pode ser feita de duas formas: alvenaria convencional ou drywall. Vamos falar um pouco sobre as particularidades de cada um e apontar soluções para que o uso deles seja mais adequado.

Estrutura de concreto armado com vedação em alvenaria Convencional

A estrutura de concreto armado é composta de uma combinação de vigas, pilares e lajes, que sustentam o edifício, independente das suas paredes. A alvenaria convencional se encarrega de vedar os ambientes e fachadas, e não faz parte estrutural do prédio. Sendo assim, este método permite uma maior flexibilização de plantas, reformas, mudanças na disposição das paredes e construção de janelas maiores.

O conforto térmico da alvenaria convencional também é um benefício, a composição da alvenaria com os revestimentos interno e externo normalmente utilizados, propiciam um melhor desempenho térmico para esta opção construtiva.

Estrutura de concreto armado com vedação em Drywall

O Drywall são placas pré-fabricadas de gesso acartonado, fixadas em estrutura de aço, que podem substituir todas vedações internas de um apartamento. São de montagem rápida e prática, além do seu uso ser bastante flexível. É possível trabalhar com iluminação embutida, curvas e recortes. Em geral, ele peca quando o assunto é isolamento acústico, mas isso melhora com a introdução de lã mineral no interior da placa.

Alvenaria Estrutural

Nesse método a parede é a principal sustentação do edifício. Elas são construídas em blocos de concreto e não apenas vedam o apartamento como também suportam o peso da laje, da cobertura, dos móveis e objetos da casa. Quem constrói empreendimentos através da alvenaria estrutural  torna a obra mais eficiente e rápida. A flexibilidade de planta é menor e as reformas são limitadas, pois não podem interferir nas partes estruturais.

Se você chegou até aqui é porque teve paciência e leu o texto até o final. Ponto positivo! Assim como o porquinho mais velho, foi resiliente e saberá escolher o melhor para o seu apartamento. Nenhum lobo mau vai tirar sua paz dentro de casa. Só mais um detalhe: não deixe de pedir conselhos e ajuda a um engenheiro ou arquiteto de confiança!