Desde criancinha a gente ouve falar sobre a importância de escolher uma casa segura para morar. Quem não conhece o clássico conto Os Três Porquinhos? Nessa fábula já se falava em métodos de construção! Os porquinhos mais novos, que usaram materiais frágeis (palha e madeira), não construíram casas capazes de protegê-los do lobo mau e precisaram buscar abrigo na casa do mais velho, que teve paciência e construiu um local mais resistente feito de tijolos.
Ficção infantil e realidade são bem diferentes, claro! Mas vale lembrar da moral dessa história quando formos comprar um apartamento. Ainda assim, temos que avaliar muito mais do que apenas a resistência estrutural do imóvel durante a construção de um apartamento.
Existem 2 processos estruturais principais utilizados no Brasil, a alvenaria estrutural e o concreto armado. Neste último, a vedação das paredes pode ser feita de duas formas: alvenaria convencional ou drywall. Vamos falar um pouco sobre as particularidades de cada um e apontar soluções para que o uso deles seja mais adequado.
A estrutura de concreto armado é composta de uma combinação de vigas, pilares e lajes, que sustentam o edifício, independente das suas paredes. A alvenaria convencional se encarrega de vedar os ambientes e fachadas, e não faz parte estrutural do prédio. Sendo assim, este método permite uma maior flexibilização de plantas, reformas, mudanças na disposição das paredes e construção de janelas maiores.
O conforto térmico da alvenaria convencional também é um benefício, a composição da alvenaria com os revestimentos interno e externo normalmente utilizados, propiciam um melhor desempenho térmico para esta opção construtiva.
O Drywall são placas pré-fabricadas de gesso acartonado, fixadas em estrutura de aço, que podem substituir todas vedações internas de um apartamento. São de montagem rápida e prática, além do seu uso ser bastante flexível. É possível trabalhar com iluminação embutida, curvas e recortes. Em geral, ele peca quando o assunto é isolamento acústico, mas isso melhora com a introdução de lã mineral no interior da placa.
Nesse método a parede é a principal sustentação do edifício. Elas são construídas em blocos de concreto e não apenas vedam o apartamento como também suportam o peso da laje, da cobertura, dos móveis e objetos da casa. Quem constrói empreendimentos através da alvenaria estrutural torna a obra mais eficiente e rápida. A flexibilidade de planta é menor e as reformas são limitadas, pois não podem interferir nas partes estruturais.
Se você chegou até aqui é porque teve paciência e leu o texto até o final. Ponto positivo! Assim como o porquinho mais velho, foi resiliente e saberá escolher o melhor para o seu apartamento. Nenhum lobo mau vai tirar sua paz dentro de casa. Só mais um detalhe: não deixe de pedir conselhos e ajuda a um engenheiro ou arquiteto de confiança!
Você já se pegou imaginando uma vida com mais conforto, praticidade e tranquilidade? Talvez esse seja o sinal de que…
Você já imaginou morar em um lugar onde cada dia parece férias? Onde sua rotina começa com um mergulho na…
Se você chegou até aqui, provavelmente já tomou a melhor decisão: morar no Morumbi, um dos bairros mais valorizados e…
Morar no bairro Morumbi é o sonho de muitas famílias. Seja pela localização estratégica, pelas ruas arborizadas ou pela qualidade…
Comprar um imóvel vai muito além de assinar um contrato. É sobre investimento, realização e, claro, sonhos. Mas o que…
Escolher onde viver vai muito além da localização. Quando falamos em qualidade de vida, especialmente em um bairro como o…