#FICADICAMARQUES

Faça um natal sustentável

Com algumas ideias bem simples, é possível fazer um natal sustentável com várias coisas que você já tem em casa. Dessa forma, além de gastar muito pouco, você ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

Itens como papel, tecido, rolhas de garrafas, palitos de sorvete e até mesmo CDs velhos podem se tornar peças decorativas de natal.

Quer saber como fazer um natal sustentável e ainda economizar bastante dinheiro no processo? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Rolhas

As rolhas de garrafas podem se tornar ótimas decorações de natal, seja enfeitando um vidro com velas ou como uma guirlanda para a porta. Para fazer um enfeite para as velas basta colocar dois vidros de tamanhos diferentes um dentro do outro e espalhar as rolhas por todo o espaço que sobrar.

Depois, basta colocar uma vela no vidro de dentro e deixar a decoração da sua mesa de natal muito mais bonita.

Para a guirlanda da porta, tudo que você precisa é de um arame para ligar as rolhas entre si e alguma decoração como sininhos ou flores para completar. Além disso, você pode criar vários outros formatos utilizando o mesmo processo, como pequenas árvores de natal.

Depois é só usar a criatividade para decorar as peças feitas com rolhas, que podem ser deixadas na cor natural ou até mesmo usar tinta para colorir.

Palitos de sorvete

Com palitos de sorvete você pode fazer várias peças para decorar a sua árvore de natal, como flocos de neve, anjinhos, bonecos de neve e o que mais sua imaginação permitir.

Para criar um floco de neve, basta colar os palitinhos em um formato de asterisco, usando palitos de diferentes tamanhos. Depois, basta colorir em tons de azul e colocar uma fita para poder prender a decoração na sua árvore.

Caso você não tenha muita prática em técnicas de DIY, você pode usar palitos avulsos e fazer desenhos diversos em cada um deles. Dessa forma, além de ser mais sustentável, você garante que seus filhos possam participar da criação dos itens de natal.

Tecido

Com fitas de tecido é possível criar várias decorações de natal, basta usar sua criatividade. Por exemplo, aquela almofada branca sem graça pode receber uma grande fita vermelha e se tornar o destaque do seu sofá.

Você ainda pode usar pedaços de tecido para revestir bolas de espuma e usar como decoração na sua árvore de natal. Vale lembrar que a árvore de natal pode ser até mesmo a sua planta favorita, basta decorar ela e exibir na sala para todos os seus convidados.

CDs

Outra dica para tornar seu natal mais sustentável é usar os CDs e DVDs velhos que você já não usa mais. Você pode encapar os CDs com tecidos coloridos e usar como porta copos e como decoração para a árvore de natal.

Dessa forma, você garante que toda a sua decoração, além de sustentável, seja muito mais barata do que comprar itens natalinos. Se você está em busca de um modo de vida mais sustentável, não só no natal mas também no restante do ano, você pode conferir o artigo que preparamos clicando aqui.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer um natal sustentável. Então agora é só usar a sua criatividade com os itens que você tem em casa e criar uma decoração única para o natal.

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.

Laertes Carraro

Recent Posts

Dia Mundial do Urbanismo: como a Marques Construtora está ajudando a construir cidades melhores. Dia 08/10 – Dia Mundial do Urbanismo

No dia 8 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Urbanismo, uma data que nos lembra da importância vital de…

5 meses ago

Segurança do Trabalho na Construção Civil: Por que é importante?

A construção civil é uma indústria dinâmica e essencial que cria não apenas estruturas imponentes, mas também oportunidades econômicas para…

5 meses ago

A Arte da Decoração: Dicas e Ideias para um lar com mais harmonia e estilo

A decoração é a arte de criar um ambiente que seja agradável, acolhedor e, ao mesmo tempo, reflita a personalidade…

6 meses ago

Engenheiro Civil: A engrenagem por trás das grandes obras

Celebrando a Engenharia e a Construção No dia 25 de outubro, celebramos o Dia do Engenheiro Civil, uma data que…

7 meses ago

Marques Construtora: A construtora que faz o seu sonho se tornar realidade

No universo da construção civil, a Marques Construtora brilha como uma estrela há mais de 44 anos, tornando sonhos em…

8 meses ago

Como fazer reformas em seu apartamento em etapas simples?

A ideia de reformar um espaço pode parecer assustadora, mas com o planejamento adequado, qualquer ambiente pode ser transformado em…

8 meses ago