Há várias formas de decorar o quarto do seu filho para ajudar no desenvolvimento dele. Com algumas dicas bem simples, você torna os primeiros anos da vida do seu filho muito mais agradável e cheio de estímulos positivos para o desenvolvimento dele.
Escolher os móveis e a decoração certa fazem parte das coisas que você pode fazer, mas o desenvolvimento da criança vai muito além disso.
Quer saber um pouco mais sobre como a decoração do quarto pode contribuir e muito para o desenvolvimento do seu filho? É só ler até o final do conteúdo que preparamos.
Crie um ambiente aconchegante
Nos primeiros meses de vida, o bebê precisa de um ambiente que seja aconchegante. Principalmente para um recém nascido, o nosso mundo é um local totalmente diferente e esquisito, então garantir um ambiente aconchegante é essencial.
Para essa fase, o quarto precisa proporcionar um grande conforto. Seja no berço ou em um cesto, é preciso que o local seja seguro e o mais confortável possível.
Para isso, prefira sempre roupas de cama feitas com tecidos naturais, e lembre-se de lavar a roupa de cama frequentemente. Usar cortinas nas janelas garante que o bebê não fique muito tempo com luminosidade forte no rosto.
Crie um ambiente com vários estímulos
O desenvolvimento do bebê acontecerá de uma forma ou de outra, mas os pais podem contribuir com esse desenvolvimento. Além de garantir um local aconchegante, colocar estímulos visuais e sonoros, faz com que o bebê tenha seu desenvolvimento estimulado de forma saudável.
Colocar objetos com cores primárias vibrantes é um ótimo estímulo para os primeiros meses de vida do bebê. Por causa do campo de visão limitado, o ideal é colocar esses estímulos bem perto do bebê, que pode ser na forma de um móbile ou um bichinho de pelúcia.
Quando o bebê começa a engatinhar, você pode substituir esses estímulos por outros brinquedos, mas sempre garantindo que o brinquedo seja para a idade dele.
Esteja atento para a segurança
A segurança se torna essencial para o período em que os bebês começam a engatinhar. Para essa fase, o berço pode se tornar bem mais perigoso do que uma caminha próxima ao chão.
Esses modelos de caminhas permitem que o bebê saia engatinhando da cama, o que evita possíveis quedas e garante que o seu filho possa andar livremente pelo quarto. Ao lado da cama, você pode investir em um bom tapete, para que mesmo que o bebê saia da cama, ele não estará em contato com o chão frio.
Para os móveis, evite os com quinas pontiagudas, e mantenha as tomadas e fios sempre bem escondidos. Não deixar objetos do dia a dia perto do alcance também é fundamental para essa fase, já que peças pequenas podem acabar sendo engolidas.
Ao garantir a segurança do cômodo, você garante que seu filho se desenvolva de forma mais independente. Ao deixar tudo ao alcance das mãos, o seu filho cresce com esses estímulos de não ter tudo levado a ele, o que vai fazer com que ele desenvolva certa autonomia.
Agora você já sabe um pouco mais sobre como a decoração pode ajudar e muito no desenvolvimento do seu filho. Agora é só começar a planejar o quarto do seu bebê com as dicas e aproveitar com ele vários momentos inesquecíveis.
Leia também: https://marquesconstrutora.com.br/blog/colocando-ordem-na-casa-dicas-de-organizacao-do-quarto-das-criancas/
Você já imaginou viver em um lugar onde conforto, lazer e sofisticação se encontram? Um lugar que oferece tudo o…
Com 45 anos de experiência, a Marques Construtora tem como compromisso entregar empreendimentos que vão além da arquitetura de alto…
O Natal é um dos momentos mais esperados do ano, e criar uma decoração sofisticada e aconchegante para o seu…
Escolher um lar vai muito além de encontrar um espaço para morar. Trata-se de investir em qualidade de vida, segurança,…
Viver em um lugar que oferece o conforto e o lazer de um resort sem precisar tirar o carro da…
Escolher o lugar ideal para morar em São Paulo pode ser um verdadeiro desafio. Com mais de 12 milhões de…