Dicas de decoração

Planejados sob medida

Com apartamentos cada vez menores, a responsabilidade pelo melhor aproveitamento dos espaços internos em um imóvel passa a depender unicamente de um bom projeto de decoração. E, neste ponto, optar por um móvel planejado para a sua casa ou apartamento pode fazer uma grande diferença. “Eles podem otimizar até os menores espaços”, afirma Patricia Rocha, da Rocha Andrade Arquitetura.

Para que isso ocorra, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. “O cliente deve considerar sua disponibilidade financeira, bem como o melhor aproveitamento das áreas, a necessidade do usuário e os acabamentos que o agradam mais”, detalha a arquiteta Karla Itri, da Marques Construtora.

Via de regra, as lojas especializadas entregam os móveis em um menor prazo, entre 40 e 60 dias, e oferecem melhores condições de pagamento aceitando, inclusive, cartas de crédito. A parte negativa na compra desse tipo de móvel em lojas é, apenas, a limitação dos acabamentos. “Elas possuem um padrão de cores e acabamentos nos quais trabalham e o cliente só pode escolher algo entre as opções disponíveis pela empresa”, diz Karla.

Neste caso, um marceneiro pode ser uma melhor opção, afinal, este tipo de profissional possibilita a criação de móveis personalizados. “Os móveis fabricados industrialmente possuem uma certa limitação de aproveitamento, se comparados aos feitos sob medida. Por ser um trabalho artesanal, o prazo de entrega acaba sendo um pouco maior, em torno de 45 dias, e a instalação também pode demorar mais”, diz Karla.

E a escolha de quem fará o serviço também é importante. Para evitar problemas, consulte a reputação da empresa em sites de reclamação e peça recomendações para amigos, além de ficar de olho no contrato. “O documento deve ser detalhado e apresentar informações do projeto, assim como especificações de acabamentos, ferragens, valores individuais, prazo de entrega e de montagem, garantias e orientação para a manutenção adequada”, detalha Karla.

Em média, o preço de móveis feitos por lojas é R$1.682 o metro quadrado. Já nas marcenarias, esse valor fica em torno de R$ 1.547 na mesma base comparativa.