Mercado imobiliário

Vida em Condomínio

Rateio das contas, áreas úteis e de lazer disponíveis melhoram qualidade de vida e evitam corre-corre durante a rotina

A vida em condomínio pode ser uma mão na roda para quem mora em grandes cidades. O dia a dia em São Paulo é corrido, não é tarefa fácil se locomover entre os bairros e as regiões da cidade.A gente até já se acostumou a passar horas no trânsito para resolver pequenas demandas da rotina, não é mesmo?E aí, a sensação de alívio e a liberdade para descansar só vêm quando pisamos em casa.

Quem mora em prédio pode aproveitar mais esses momentos de tranquilidade porque divide as responsabilidades da propriedade com outras pessoas. Sem falar na vantagem que as atuais projetos dos empreendimentos, geralmente, oferecem diversas áreas de comodidade e lazer. Opções que evitam que a gente precise se afastar mais vezes ainda de casa.

É como se o condomínio funcionasse como um pequeno bairro. Ali o morador tem segurança, diversão, espaços como academia e salão de festas para receber amigos. Os custos com a contratação de funcionários e com a manutenção desses locais costumam ser mais baixos porque os valores sempre são divididos entre todos os condôminos. O rateio é ainda maior quando existem várias torres no condomínio. Nesse tipo residencial as viagens também deixam de ser um problema, já que o sistema segurança (portarias ou equipamentos especializados) atua para todos os apartamentos e em qualquer época do ano.

É comum ainda encontrar quadras, clubes, piscinas, jardins, salão de jogos, sala de estudos, espaço mulher, home office, bicicletário e vários outros espaços nos edifícios residenciais. Essas áreas sociais, incluindo os parquinhos, são muito importantes para famílias com crianças pequenas. Não importa se é dia ou noite, ali elas têm um local seguro e adequado para brincar e conviver.

Cada vez mais o espaço interno dos apartamentos diminui. Apesar disso nos dá a impressão de que, com passar dos anos, começamos a viver mais apertados, a verdade é que hoje em dia os espaços têm sido mais bem distribuídos. Deixou de ter sentido todas as casas terem espaço para servir refeições para uma quantidade enorme de pessoas, sendo que na maior parte do tempo o lugar fica ocioso. Quando no condomínio existe um espaço gourmet, o local passa a ser bem mais utilizado entre os vizinhos e os custos para manter essa área se dilui entre todos. Como fazer parte de comunidade, tudo precisa ser negociado em grupo. As mudanças no prédio precisam ser aprovadas pela maioria. Isso favorece o debate de ideias e permite que sejam negociados preços mais em conta já que a compra é para todos.

Salvo algumas exceções, geralmente, o preço pelo uso das áreas coletivas está incluso da mensalidade do condomínio. Ou seja, não será necessário dispender de mais dinheiro para se locomover e investir numa academia fora do local.

Obviamente, é indispensável aquele jogo de cintura “básico” e maneirar no excesso de barulho para não incomodar vizinhos. Com bom senso, todo mundo sai ganhando vivendo em condomínio.

Laertes Carraro

Recent Posts

Dia Mundial do Urbanismo: como a Marques Construtora está ajudando a construir cidades melhores. Dia 08/10 – Dia Mundial do Urbanismo

No dia 8 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Urbanismo, uma data que nos lembra da importância vital de…

5 meses ago

Segurança do Trabalho na Construção Civil: Por que é importante?

A construção civil é uma indústria dinâmica e essencial que cria não apenas estruturas imponentes, mas também oportunidades econômicas para…

5 meses ago

A Arte da Decoração: Dicas e Ideias para um lar com mais harmonia e estilo

A decoração é a arte de criar um ambiente que seja agradável, acolhedor e, ao mesmo tempo, reflita a personalidade…

6 meses ago

Engenheiro Civil: A engrenagem por trás das grandes obras

Celebrando a Engenharia e a Construção No dia 25 de outubro, celebramos o Dia do Engenheiro Civil, uma data que…

7 meses ago

Marques Construtora: A construtora que faz o seu sonho se tornar realidade

No universo da construção civil, a Marques Construtora brilha como uma estrela há mais de 44 anos, tornando sonhos em…

8 meses ago

Como fazer reformas em seu apartamento em etapas simples?

A ideia de reformar um espaço pode parecer assustadora, mas com o planejamento adequado, qualquer ambiente pode ser transformado em…

8 meses ago