Cozinhas integradas
A cozinha integrada com a sala de estar é cada vez mais comum em apartamentos, pelo simples fato de que a composição deixa o ambiente mais moderno e otimiza o espaço disponível. Quando bem projetado, esses ambientes ficam harmônicos e muito cômodos para o dia a dia – inclusive, para receber visitas.
O conceito de integração é super simples: ambientes que não têm uma separação rígida, como o caso da cozinha e a sala de estar. Além do clima de elegância proporcionado, a cozinha integrada também é muito prática e funcional – criando uma nova dinâmica no apartamento.
Neste artigo, veremos porque a cozinha integrada é uma escolha popular e moderna para apartamentos. Confira.
As vantagens da cozinha integrada
Aumento do espaço disponível
A principal diferença que é possível notar logo de cara com a cozinha integrada é a sensação de amplitude do ambiente. Em vez de ter paredes restringindo os cômodos, a estrutura permite mais liberdade para a movimentação de pessoas e disposição de móveis.
Integração e interação
Uma cozinha integrada cria a integração entre dois cômodos, mas também incentiva a interação entre as pessoas. Em um ambiente mais amplo e confortável, toda a família (e seus visitantes) pode ficar mais próxima e interagir sem a necessidade de alternar de cômodo.
Enquanto você faz o jantar, é possível acompanhar o que está passando na televisão e conversar com as pessoas que estão sentadas no sofá. Além disso, para quem tem filhos, existe um benefício ainda maior: a facilidade em monitorar as crianças enquanto se está na cozinha.
Decoração moderna
Com a integração entre os ambientes, sobra mais espaço para investir em móveis e decoração – criando alternativas criativas. Com o uso de uma bancada que separa os dois ambientes, é possível economizar o espaço de uma mesa e facilitar no momento de servir as refeições, por exemplo.
Iluminação
Ambientes com boa iluminação se tornam ainda mais agradáveis, certo? A cozinha integrada pode mesclar as luzes artificiais com a natural, que entra pelas janelas dos dois cômodos – tornando o ambiente mais iluminado.
Dicas para planejar a sua cozinha integrada
Se você ficou com vontade de explorar esse ambiente no seu apartamento, nós preparamos algumas dicas para ajudá-lo no momento do planejamento:
- Analise a planta do imóvel. Se o seu apartamento possui paredes dividindo a cozinha e a sala de estar, é necessário fazer uma análise da planta para verificar a viabilidade da reforma. Para isso, consulte um arquiteto ou engenheiro.
- Otimize o uso do ambiente. Não existe uma fórmula pronta para projetar uma cozinha integrada – afinal, cada imóvel tem medidas diferentes e cada família necessidades próprias. Busque otimizar o uso de todo espaço disponível para criar um ambiente funcional e aconchegante.
- Crie harmonia entre os ambientes. Uma cozinha integrada deve ser vista como um só ambiente, que funciona de forma integrada, portanto, a disposição de móveis e a decoração devem ser pensadas para proporcionar harmonia.
- Pense na organização da cozinha. Lembre-se que, em uma cozinha integrada, a má organização dos utensílios cria, também, uma desordem em sua sala. Para evitar isso, planeje a sua cozinha pensando nas melhores formas de torná-la funcional.
Você já conhecia as principais características da cozinha integrada? Já considerou levar essa ideia para o seu apartamento?
No post anterior também falamos sobre os Armários de Cozinha. Confira.
Deixe o seu comentário e até a próxima.