Dicas de decoração

O armário ideal para a cozinha – e para você

Depois da sala, a cozinha é o local mais frequentado socialmente pela família. E não é somente para se alimentar, mas para bater um bom papo, cozinhar juntos, conviver de uma forma geral.

Pare para pensar quantos momentos na cozinha você tem na memória com sua mãe, seu pai, suas avós. Não são poucos, certo? Não importa o tamanho, a cozinha é sempre um local de convívio e atividade intensa.

Por isso, ter um ambiente funcional é primordial e, para garantir sua funcionalidade, os armários devem se adequar ao tipo de uso que a cozinha terá. Pense em quem da família irá utilizá-la mais e qual é seu perfil: chef de cozinha, daqueles que precisa de vários utensílios? Dona de casa, que preza pela organização em primeiro lugar? Solteiro convicto, que só quer pedir delivery e quer ter a cozinha somente como apoio? Para cada perfil, há cuidados para se tomar.  

Em todos os casos é importante poder contar com um espaço para pequenas refeições ou uma bancada – que dependendo do espaço do imóvel, pode se tornar a divisória com a área social e ampliar a convivência.

É comum querer aproveitar todos os espaços, principalmente com armários suspensos, porém é preciso ter cuidado no caso de disposições que fiquem próximas à cabeça ou acima da pia. Isso pode ser uma verdadeira armadilha, causando acidentes.

Se não for possível abrir mão desses lugares para fixação, lembre-se de escolher um design com opções arredondadas e de pouca profundidade, para que o acesso seja fácil (e seguro).

Veja alguns itens importantes que você deve considerar quando for comprar os móveis para esse ambiente:

Espaço do ambiente

Você deve ter em mãos as medidas do espaço. Não só das paredes. É preciso se atentar à localização das janelas, das portas, dos pontos de gás, elétrica e hidráulica para que o armários se encaixem perfeitamente e a instalação dos móveis não se torne um problema. A trena e o desenho da cozinha são fundamentais para o sucesso da sua aquisição. Se possível, leve a planta baixa do apartamento na hora de escolher e “abuse” dos vendedores para tirar todas as dúvidas.

Cozinhas pequenas

Para não comprometer a mobilidade e não faltar espaço para os utensílios que são necessários na cozinha, como talheres, acessórios, louças, eletroportáteis, panelas, formas… o ideal para cozinhas pequenas é optar por armários projetados para o total aproveitamento do espaço. Ao contrário do que recomenda-se para cozinhas grandes, os módulos separados, no caso das pequenas é melhor procurar móveis compactos e multiuso.  

Algumas dicas podem ser preciosas para estes casos:

  • Prefira os aramados, pois eles ocupam menos espaço que as prateleiras de madeira.
  • Portas de correr são uma ótima opção, porque elas não ficam no caminho quando abertas.
  • Procure móveis ou módulos planejados para os cantos da cozinha. Geralmente eles são fundos e comportam bastante coisa. Existem, inclusive, versões com prateleiras giratórias, para que você não precise se esticar para pegar o que precisa lá no fundo!
  • Se possível, prefira móveis com gavetões ao invés de espaços com prateleiras. Eles comportam mais utensílios – apesar de serem mais difíceis de organizar.   
  • Utilize a parede onde está a pia para pendurar utensílios. São várias as opções de acessórios de organização para isso, onde é possível, inclusive, pendurar as louças para secar, o papel toalha, os temperos. Dessa forma, você usa menos espaço nos armários e deixa o tampo da pia livre, como apoio para cozinhar.

Escolha de cor e material

O manuseio dos armários da cozinha é intenso, mesmo nas famílias que não têm o hábito de cozinhar sempre. Afinal, os moradores da casa sempre irão pegar copos, pratos. E mesmo em lares onde não é habitual fazer frituras, as peças são tocadas pelas mãos com frequência, o que pode imprimir sujeira e gordura. Por isso, escolher um material de textura lisa é uma opção prática para facilitar a limpeza no dia a dia e evitar o acúmulo que diminui a vida útil dos seus móveis.

Um item muito importante e que faz toda diferença é a cor do armário. Principalmente no caso das cozinhas estilo americanas, que estão super em alta nos apartamentos novos, é interessante fazer uma composição com as cores da sala.

O conselho dos especialistas é não se deixar levar pela moda na hora de escolher as cores, pois aquelas mais fortes, como amarelo, vermelho, são lindas na hora da compra, mas podem sair de moda ou o dono da casa pode facilmente se enjoar de vê-la todos os dias. Escolher tons básicos como preto, branco e até o cinza, são ótimas pedidas para não correr o risco de se arrepender.

As cores e materiais também influenciam na sensação de espaço maior ou menor. Quanto mais claro e maior a utilização de vidro, mais luminosidade será refletida e, com isso, sua cozinha parecerá maior. O preto, tons de madeira e coloridos tendem a deixar o local mais “fechado” e, consequentemente, com menor amplitude.

Optar pelo vidro para as portas também é uma ótima escolha para facilitar a limpeza. Os vidros são fáceis de limpar e não absorvem sujeira, desde que não sejam jateados do lado externo. Aliás, fica a dica: os vidros jateados são super absorventes e dificultam a higienização, assim como madeiras mais rústicas, sem a aplicação de fórmica.


Tipo de puxador

O armário de cozinha é um dos itens mais usados numa casa e sempre é manuseado pelo puxador. Isso faz com que ele tenha muito desgaste e quebras, se não for resistente. Opte por puxadores lineares de alumínio, que são dispostos em toda extensão da porta e,  além de bonitos, são fortes e práticos.

Praticidade tem que ser o foco

É comum querer colocar armário em cima do refrigerador para aproveitar o espaço, mas isso só vale a pena se os objetos armazenados neste local forem pouco utilizados, já que eles só poderão ser alcançados com uma escada ou banquinho. É um bom local para guardar aquelas formas que só são utilizadas em datas comemorativas, o faqueiro completo e outros itens de menor uso.

O mesmo vale para armários suspensos até o teto. Além de deixarem o visual mais carregado, eles não são muito práticos para o uso diário. Muitas vezes, quando falamos de decoração, menos é mais!

Posicionando os eletrodomésticos

Lembre-se sempre que os eletrodomésticos ficarão posicionados com os armários, por isso é fundamental levar em conta se eles cabem direitinho sem passar da medida ou sobrar espaço. Se você já tiver os eletrodomésticos, não esqueça de medí-los antes de ir comprar seus armários para a cozinha. Neste caso, também é uma boa opção contar com projetos personalizados, que vão encaixar melhor seus eletros e aproveitar os espaços disponíveis.

Caso você ainda vá comprar fogão, geladeira, microondas, coifa, atente-se ao tamanho disponibilizado nos móveis ou no projeto da sua cozinha, pois o fato de ter que adaptar os eletrodomésticos, pode fazer com que você tenha menos opções de compra e, muitas vezes, tenha que desembolsar uma verba maior para isso.

Organização

A organização do seu armário começa na hora da escolha. É imprescindível que ele tenha prateleiras, gavetas e repartições internas para te ajudar a manter sempre tudo em ordem e ao alcance das mãos.

Mas se eles não vierem com estas opções, sempre tem como solucionar. Hoje em dia há, inclusive, profissionais para nos auxiliarem com isso, as personal organizers.  Que tal falarmos sobre a organização dos armários em outro post? Você topa? Esperamos você por aqui!