Mercado imobiliário

Conheça 4 vantagens de se morar perto de tudo

conheca-4-vantagens-de-se-morar-perto-de-tudo

Estamos vendo uma tendência nova no mercado imobiliário. Ao contrário das últimas décadas, quando os consumidores nutriam o desejo de viver em locais mais afastados, existe hoje uma espécie de contrafluxo: as pessoas têm percebido que faz mais sentido morar perto de tudo.

Esse “morar perto de tudo” significa instalar-se em áreas da cidade onde é possível encontrar o que se precisa à distância de uma caminhada: a academia, o supermercado, a farmácia, o parque, o shopping etc.

Não quer dizer, necessariamente, morar no centro: muitos bairros possuem uma consistente infraestrutura comercial e de serviços, que aliam a um planejamento urbano mais racional e sem a pressão demográfica que os centros tradicionais apresentam.

As empresas do setor têm percebido a nova dinâmica e investido em empreendimentos bem localizados, que permitam ao consumidor satisfazer suas principais necessidades sem que precise realizar malabarismos de locomoção. Que possa alcançar tudo o que precisa de um pulo.

Mas a facilidade de acesso a bens de consumo justifica a mudança? Para responder a essa pergunta, conheça a seguir quatro razões para querer morar perto de tudo. Acompanhe:

1. Deixar o carro na garagem

Hoje em dia, as pessoas estão condicionadas a depender do veículo particular para tudo. Isso, claro, é muitas vezes absolutamente necessário: o trabalho está a quilômetros de distância, assim como a escola das crianças e as melhores opções de compras e lazer.

O problema é quando o carro se torna uma espécie de “muleta” — ao ponto de procurarmos as chaves para solucionar compromissos banais, como dirigir até a padaria da esquina para adquirir as provisões do café da tarde.

O fato de morar perto de tudo é uma excelente desculpa para promovermos uma valiosa mudança de hábito. Com a proximidade aos locais de interesse, pode-se escolher uma caminhada ou pedalada em vez de tirar o carro da garagem. Com o tempo, tomamos gosto pelo exercício, o que é ótimo para a saúde.

Além da economia de gasolina, poupar o carro evita outro problema cada vez mais presente: a dificuldade de encontrar lugar para estacionar. Claro que centros de compras como shoppings centers dispõem de amplos estacionamentos — e muitas vezes será necessário recorrer a eles —, mas há de se levar em conta a taxa que se paga.

Noves fora, quanto menos precisarmos usar o carro, melhor.

2. Habituar-se à paisagem ao redor

Muitas famílias, por morarem afastadas de tudo, tendem a se isolar ainda mais. É normal: após uma semana corrida e repleta de compromissos espinhosos, você chega em casa com disposição apenas para desabar no sofá. “Vamos fazer alguma coisa hoje?”, pergunta a(o) companheira(o). “Ah, não! Que tal assistirmos a um filme na Netflix?”, propõe você, já com o celular na mão e discando para a pizzaria.

Quando temos opções nas proximidades, fica muito mais simples descer, dar uma volta e jantar em algum lugar bacana, esticar a happy hour ou aproveitar o mais recente sucesso do cinema. Ou seja: não há razão para querer ficar enfurnado no apê.

Esse exercício traz a vantagem adicional de começarmos a nos habituar à paisagem ao redor. Quantas vezes você não saiu para andar pela vizinhança — quando raramente o faz — e se surpreendeu com o ambiente em volta? Um bistrô bacana recém-inaugurado ou um parquinho perfeito para as crianças gastarem um pouco da energia logo na quadra seguinte?

São coisas que, sem dúvida, valorizam o lugar onde vivemos.

3. Melhorar a qualidade de vida

Tudo o que mencionamos aí em cima redunda na melhora da qualidade de vida, esse valor tão perseguido nos dias atuais. Quem já passou de determinada idade, conquistou algumas coisas, possui família, sabe que a “próxima fronteira” é desacelerar e cultivar uma rotina mais saudável, menos estressante.

Morar perto de tudo, não há dúvida, proporciona alguns meios para que esse objetivo possa ser alcançado. Locais de lazer facilmente acessados para a distração da família aos domingos, uma ampla área arborizada para a prática de esportes, uma rede de serviços públicos para alguma eventualidade e um mercado bem abastecido na esquina deixam tudo menos complicado.

Até quem está na correria, pois ainda precisa “chegar lá”, vê benefícios em ter tudo à mão. O jovem que mora sozinho, trabalha e estuda, por exemplo: contar com lavanderia, restaurante e supermercado à porta de casa é, não tenha dúvida, uma tremenda mão na roda.

4. Sentir-se parte da comunidade

Quando começamos a sair do nosso “quadrado” e passamos a explorar um pouco mais a redondeza, passamos a ter maior contato com as pessoas que estão ao nosso redor. Passamos a encontrar com mais frequência os vizinhos, a ser tratados com familiaridade pela atendente da padaria e até o senhor da banca de jornais começa a nos ver como velhos amigos.

É uma vantagem adicional — e nada desprezível — de se viver perto de tudo: sentimo-nos parte de uma comunidade e passamos a interagir com ela. Construímos uma rede sólida de relacionamentos, que se estende a toda a família. Para nós, humanos, sociáveis por natureza, trata-se de um bem de primeira necessidade.

Como você pôde constatar, existem fortes motivos para desejar morar perto de tudo. Por isso, caso esteja em processo de mudança ou procurando um local para se estabelecer, leve em conta o que o ambiente em volta tem a oferecer. Se constatar que muito do que você necessita está perto, acho que você encontrou o seu lar!

Aproveite para conhecer o Passeio Morumbi, um empreendimento muito bem localizado, que conta com infraestrutura de compras e serviços bem próxima e além disso está a pouco passos dos shoppings Jardim Sul e Morumbi Town.

 

Não deixe de nos acompanhar no Pinterest.