Mercado imobiliário

Veja as vantagens de morar perto de um centro de compras

Marques

Após anos de pesquisa, finalmente você realizará o sonho de adquirir um novo apartamento. Foram meses de visitas a imobiliárias, parando diante de placas indicativas de imóveis à venda, pesquisando em sites e classificados de jornal.

Após uma rigorosa triagem, na qual pesaram diversos fatores, você chegou a dois candidatos ideais. Ambos são perfeitos, estão dentro do orçamento, porém apenas um possui o bônus imbatível: fica pertinho de um shopping center.

Ao contar a novidade a um colega, ele estranha o seu critério de desempate: “Por que é tão importante assim morar perto de um centro de compras?”. Afinal, existem outras referências a se considerar, como a proximidade do local de emprego ou o fato de o imóvel ficar em uma área nobre; ou, ainda, ter sido construído em uma parte mais tranquila da cidade.

Por que, então, dar tamanho valor ao tal centro de compras?

Se depois dessa conversa você também ficou com a pulga atrás da orelha, não se preocupe, pois tomou a decisão correta. Quer saber por quê? Continue lendo este post que já vamos apresentar algumas vantagens de se morar perto de um centro de compras. Acompanhe:

Praticidade

Devemos dizer, para começo de conversa, que o que as pessoas mais procuram hoje em dia é comodidade. Ninguém mais tem paciência para ficar dirigindo para baixo e para cima, ou ter de chamar um Uber toda vez que sente vontade de dar uma volta.

Muitos moradores da cidade de São Paulo consideram o fato de haver supermercado, farmácia e shopping por perto um aspecto decisivo em seus planos de mudança.

Não se trata de uma opinião exclusiva dos habitantes da metrópole: segundo o ex-presidente do Sindicato das Empresas de Comércio e Serviços Imobiliários (Secovi) de São Paulo, Claudio Bernardes, ouvido pela reportagem da Folha, ela reflete uma tendência mundial.

E qual a razão disso? A principal delas é a facilidade de acesso.

Ninguém precisa de estatística para saber como o trânsito em qualquer cidade anda complicado (nas maiores, já ascendeu ao nível de caos absoluto). Por isso, a possibilidade de ir a pé até o supermercado, à farmácia ou ao shopping é considerada um verdadeiro sonho de consumo.

No caso específico de um shopping, existe uma vantagem adicional, que vamos tratar a seguir.

Acesso fácil a opções de entretenimento

Hoje em dia, não se vai a shoppings ou qualquer outro centro de compras apenas para comprar. É claro que shoppings são “templos de consumo” e algumas pessoas torcem o nariz para o que consideram um exercício de futilidade. Porém, não podem questionar a comodidade que uma robusta estrutura de lazer, com salas de cinema, praças de alimentação, espaços de jogos infantis, exposições e outros atrativos oferece.

Trata-se de uma opção não apenas para o passatempo dos filhos adolescentes, que podem ali encontrar os colegas e curtir horas de diversão, mas para toda a família, pois o que não faltam são atrações para todos os gostos.

Agora, imagine contar com essa infraestrutura de lazer a poucas passos de distância de seu apê. Em lugar de colocar a família inteira no carro e dirigir quase uma hora, circular pelo estacionamento para conseguir vaga e sair às pressas para adquirir os bilhetes do cinema, você só necessita caminhar uns minutos e pronto. Serve para aproveitar um cineminha, para fazer uma refeição na praça de alimentação, para um chope no fim de tarde e, claro, para fazer umas comprinhas (que ninguém é de ferro).

Valorização imobiliária

É provável que, ao se mudar, você não o fez pensando em uma venda futura. Adquiriu seu imóvel com o objetivo de fazê-lo seu lar permanente e, justamente por isso, escolheu tão cuidadosamente a localização.

Porém, ao decidir ir morar perto de um centro de compras, você não apenas endossou as estatísticas apontadas no início deste post, como deve esperar uma valorização do seu imóvel.

É fato que a abertura de shoppings centers indica uma percepção de valorização imobiliária. Isso é reflexo do aumento na arrecadação municipal (incremento no Imposto Predial e Territorial Urbano na ordem de 82%) e nos investimentos em infraestrutura. Normalmente, a chegada de um centro de compras justifica a melhoria das vias de acesso e transporte urbano e do padrão de acabamento dos imóveis vizinhos, elevando o aspecto urbano da área.

Sem contar que a oferta de empregos e sua consequente capacitação representam um bônus importante para a população local.

Aumento do comércio e infraestrutura de serviços

A tendência apontada pela pesquisa do Datafolha não passou despercebida pelo mercado imobiliário. Como consequência, a presença de um novo centro de compras na região desencadeia, ao lado de uma agenda positiva por parte do setor público, um movimento dos investidores em direção ao seu entorno.

Com isso, as áreas em volta do empreendimento ganham impulso. Começam a aparecer restaurantes, hotéis, escolas particulares e creches. Portanto, o comércio aquece, a municipalidade investe em serviços públicos e toda a região ganha com isso.

Ocorre a mudança que possibilita a realidade com a qual um em cada quatro paulistanos sonha (e não somente eles): facilidades e possibilidades sem que seja necessário tirar o carro da garagem. Em resumo: têm-se uma melhora na qualidade de vida.

Sendo assim, não há dúvida de que morar perto de um centro de compras é uma condição vantajosa. Em que pese uma mudança profunda na paisagem (e isso às vezes assusta os mais tradicionalistas), a tendência é que os novos ventos tragam um bafejo de prosperidade para a cidade ou região.

Mesmo que as melhores perspectivas de urbanistas e investidores não se concretizem, uma coisa é certa: o fato de morar perto de um centro de compras dará um pouco mais de opção de lazer às suas noites de sábado. E praticamente ao lado de casa.

Agora que você já leu sobre todas essas vantagens, que tal dar uma olhadinha no Passeio Morumbi? Ele está localizado a poucos passos dos shoppings Jardim Sul e Morumbi Town. Além disso, conta com lazer completo para toda a sua família!

Não deixe de nos acompanhar no Pinterest