Dicas de decoração

Imitando a Madeira

O piso vinílico já era figurinha carimbada em espaços comerciais, mas, agora, está se tornando o acabamento da vez em apartamentos.
Por imitar os padrões da madeira e ter uma instalação rápida, ele tem se destacado como uma solução prática e duradoura para quem precisa reformar a casa ou apartamento, afinal, pode ser instalado em um dia e durar até 15 anos!

O bom desempenho térmico e acústico também contam à favor do produto. Atualmente, o revestimento pode ser encontrado em versões como régua ou manta, que permitem que o piso possa ser colado diretamente no chão ou, então, encaixado. Por ser feito a partir de PVC (um tipo de plástico antialérgico) e não MDF (derivado da madeira), como os laminados, ele apresenta durabilidade superior, mas um resultado estético similar ao da madeira. As peças que compõem o piso vinílico têm espessura fina, que varia entre 2 e 5 mm.

A característica exige que o contra-piso seja finalizado de maneira impecável. “Ele é ideal para quem tem pressa em ver o resultado final. Uma vez que o contrapiso está bem liso, sem irregularidades ou buracos, a instalação é rápida e já permite a livre circulação das pessoas” explica a arquiteta Jocymara Nicolau.

Mas o revestimento deve ser utilizado apenas em áreas secas, já que o acúmulo de água pode danificar a cola usada em sua base. Outra observação, segundo a arquiteta da Marques Construtora, Nathalia Carvalho, é escolher marcas de confiança para não ter surpresas depois. “Dependendo da qualidade do material, ele pode ficar marcado pelos móveis ou sofrer danos pelo uso de salto alto ou objetos pontiagudos.

Um piso vinílico de qualidade, por sua vez, tem uma grande vantagem: o desempenho acústico ele absorve barulhos de objetos que caem no chão, assim como o incômodo ruído dos sapatos, o que é ótimo para instalação em apartamentos. O conforto térmico também é destaque, afinal, ele não é frio, como o porcelanato, nem quente demais, como o carpete.

Para completar, sua manutenção também é simplificada: sabão neutro e um pano úmido são suficientes para uma boa limpeza.