Dicas de decoração

Janelas discretas e cheias de personalidade

Cortinas e persianas são “itens coringa” para um apê aconchegante e confortável

Um lar aconchegante e acolhedor se constrói com detalhes. Muitas vezes, só um tempo depois da mudança, quando a rotina começa a dar as caras, é que percebemos o quanto alguns itens do décor são essenciais. É o caso das cortinas e persianas.

Elas são vistas como pormenores, coadjuvantes em um apartamento. Mas, na verdade, têm funções mega importantes para que o apartamento seja confortável. As duas servem para controlar a incidência de luz natural nos cômodos e garantem nossos momentos de privacidade. Sem contar que podem ser, sim, responsáveis por dar personalidade aos ambientes e ajudam a preservar os móveis. A diferença entre as duas está nos materiais de que são feitas e no jeito de abrir: uma abre para os lados e a outra sobe. Opções não faltam. Com certeza, existe uma que é a ideal para o seu apartamento.

Textura X Simplicidade

Cortina sempre é de tecido. Se a ideia é que o ambiente fique clarinho, melhor optar por tecidos mais leves e translúcidos. O chiffon e o voile são algumas opções. Se o que quer é dar um toque intimista, então se aventure pelo mundo do linho, da sarja ou do algodão. Agora, se o negócio é mesmo escurecer e bloquear qualquer luminosidade, procure o blecaute, a camurça ou o veludo. Quando o assunto é persiana, a variedade de materiais aumenta. As lâminas podem ser de PVC, alumínio e até madeira. As peças ficam presas em um cordão que, dependendo do modelo, podem girar na vertical ou na horizontal. Tem também aquelas de rolô, que desenrolam quando são fechadas e costumam ser de tramas mais sintéticas. É o tamanho da largura das lâminas que determina a quantidade de luz que a persiana é capaz de filtrar. Quanto maior elas foram, maior de será o espaço entre elas quando abertas. Ou seja, vão facilitar a entrada de luz solar. O contrário acontece quando a largura delas é menorzinha.

Acabamento e Tamanho

Usamos varão e o trilho suíço como suportes para instalar cortinas e persianas. Caso sejam compradas prontas, é mais comum usarmos o varão para instalar. Esse tipo de suporte pode ser de plástico, metal ou madeira. Quando mandamos fazer as “ditas cujas” sob medida o trilho de alumínio é mais usado na instalação. Independentemente de qual seja, os dois tipos podem ser duplos ou triplos e aí dá para brincar com camadas. Para cobrir janelonas, cortinas e persianas precisam ser compridas, tem gente que prefere que elas cheguem a arrastar no chão. Outras pessoas acham que o caimento fica melhor quando tem um espacinho de uns 2 centímetros entre elas e o chão. Elas devem ser curtinhas quando embaixo das janelas existem móveis. Isso, geralmente, ocorre nos escritórios e quartos.

Xô Poeira

O aspirador de pó pode ser usado tanto para limpar as cortinas quanto persianas. Como são itens delicados, sempre existe o risco de encolhimento ou danificação. Por isso, se for lavar em tome muito cuidado. Se quiser garantir existem empresas especializadas que fazem o serviço. É tudo uma questão de gosto. Não interessa, elas podem ser de tecidos fluídos, ou pesadões, podem nos deixar no escurinho, ou na meia-luz, o lance mesmo é escolher com carinho as cortinas e persianas porque são elas que vão dar todo o clima do seu apê.