Dicas de decoração

Móveis versáteis e baratos feitos de palete para o seu apartamento

Mobiliar um apartamento pesa no bolso, não é mesmo? Mas existe uma alternativa versátil, despojada e sustentável que pode ajudar você a não estourar o orçamento: o palete! Um estrado de madeira resistente, usado para transportar cargas em empilhadeiras, que pode ser transformado em diferentes tipos de móveis para o seu apartamento novo. Basta criatividade e alguns cuidados…

O empresário Gilberto Novaes, especialista em mobiliário sustentável, diz que é possível reduzir o custo de um projeto de decoração em até 50% dependendo do número de móveis de palete que você coloca no apartamento. “O resultado é bem satisfatório, porque você tem um mobiliário resistente, de madeira maciça como pínus ou eucalipto, pelo preço de um móvel feito de madeira moída e cola, que costuma ser encontrado em casas de comércio popular”.

As utilidades são inúmeras! Pode ser transformado em mesa de centro ou jantar, em base para a cama ou sofá, prateleiras, criado-mudo e até revestimento de parede. “Para construir uma mesa de centro podem ser usados um ou dois paletes, dependendo do espaço disponível. Depois é só colocar um tampo de vidro comum, de 8 milímetros, que fica lindo. Se usarmos apenas as ripas do palete já dá para fazer um painel para televisão”.

É sempre bom saber a procedência do palete. Caso tenha sido usado para transportar agrotóxicos, por exemplo, não é legal reutilizá-lo como móvel para o quarto das crianças ou para guardar alimentos. “Escolha o de madeira mais clara, pois o palete escuro provavelmente é velho e está sujo. É normal, dependendo do lugar em que for comprado, que o palete tenha resíduos de frutas e de outros alimentos. Por isso, para prevenir pragas, aplique cloricida líquido na madeira com um pincel e deixe agir por 24 horas, depois lixe e passe um impermeabilizante natural como óleo de linhaça, de tungue ou resina de mamona”, conta Gilberto.

A característica modular do palete permite que os móveis se encaixem perfeitamente em qualquer tipo de ambiente no seu apartamento. Não importa o tamanho e a planta do apartamento, o sofá com suporte de palete pode ser adaptado e colocado exatamente onde você imaginou. “Dá para desmontar e usar como quiser. Um único palete pode render mais de um móvel e com apenas um terço já podemos fazer uma adega ou uma floreira”. Customize da cor que preferir, mas use tinta sintética à base de solvente nos móveis externos e à base de água nos internos. Mãos à obra!