Dicas Práticas

Viva com menos lixo no seu apartamento!

Todos os dias, cada um de nós produz pelo menos 1 kg de lixo. É o que diz um estudo feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Diariamente, descartamos restos de alimentos, garrafas pet, caixinhas de sucos, vidro e saquinhos plásticos.
Fazer a coleta seletiva é essencial, porque só separando o lixo orgânico de materiais como papel, metal e plástico é que conseguimos reciclar o que demoraria séculos para se decompor na natureza. O problema é que, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, apenas cerca 2% do lixo seco é reciclado no país. Por isso, mudar alguns hábitos no seu apartamento pode diminuir a quantidade de lixo que mandamos aos aterros sanitários e aos lixões. Veja abaixo algumas dicas para reduzir o lixo doméstico!

ALIMENTOS X EMBALAGENS

Fique atento na hora de comprar e descartar os alimentos. Compre a granel e vá à feira. Além de tudo ser mais fresquinho, e geralmente mais barato, isso evita que a gente leve uma quantidade desnecessária de embalagens para ou seu apartamento. Se for ao supermercado descubra onde ficam as caixas verdes, ali você já pode descartar as embalagens maiores e terá a certeza de que elas serão recicladas. Nem tudo o que consideramos resto de comida é, realmente, resto! Talos, folhas, cascas e aquela sobrinha de comida que ficou no fundo da panela podem incrementar novas receitas.

LIXO OU ADUBO?

Nem todo o lixo orgânico precisa ser enviado aos aterros sanitários. A compostagem é um jeito de transformar esses resíduos sólidos em adubo. Existem equipamentos de compostagem adaptados para apartamentos, que funcionam muito bem e permitem que o processo de decomposição seja feito de forma prática e higiênica. Sobras de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos, cascas de ovos, saquinhos de chá, serragem, gravetos, papel jornal e até palitos de fósforo podem ser colocados nas composteiras (ou minhocários). Mas siga direitinho as recomendações do fabricante. Carnes, cascas de limão, laticínios, óleos, gorduras, sal em excesso, papel higiênico usado e fezes de animais domésticos não podem ser compostados.

FUJA DOS DESCARTÁVEIS!

No dia a dia, procure ter em mãos uma caneca ou uma garrafinha térmica e tente evitar o uso de copos de plástico. Reutilize garrafas de água e potes de geleia. Busque usar até o final os cosméticos e os produtos de higiene para que eles não acabem indo parar o lixo comum. Saquinhos feitos com calhamaços de jornais podem ser uma opção para colocarmos nos cestos de lixo dos banheiros e da cozinha do seu apartamento. Quando os saquinhos de jornais estiverem cheios, junte todos em sacos de lixo feitos de plástico à base de amido ou 100% biodegradáveis.

O LUGAR CERTO PARA OS ELETRÔNICOS

Computadores, baterias, cabos, pilhas, monitores, impressoras, lâmpadas fluorescentes e eletrodomésticos possuem metais pesados na composição. Chumbo, bário, mercúrio, cromo e arsênio são alguns dos componentes tóxicos presentes nesses produtos. Se descartados no lixo comum podem contaminar o solo e fazer mal à saúde. Alguns fabricantes oferecem o serviço de coleta de antigos equipamentos da própria marca. Existem também associações e entidades que recolhem esse tipo de material.