Mercado imobiliário

Segurança na medida certa

seguranca

Não basta ter equipamentos de ponta, é preciso criar e informar os procedimentos de segurança a todos os moradores e recrutar funcionários capacitados

Nada melhor do que encostar a cabeça no travesseiro e dormir em paz sabendo que a sua casa é um lugar seguro. A sensação de tranquilidade não vem à toa, vários fatores contribuem para que a gente se sinta protegido em nosso apartamento e no condomínio que moramos.

Essa segurança depende muito de cada morador.

Alguns empreendimentos já vêm projetados com uma série de itens de segurança, como: guarita com vidros blindados, alarme perimetral, botão antipânico, portões com clausura e circuito fechado de TV, com câmeras e visualização nos apartamentos.

A instalação de equipamentos de segurança costuma ser o item mais lembrado nas assembleias e reuniões condominiais, e ela é muito importante. Mas a tecnologia precisa estar “linkada” com uma lista de procedimentos bem definidos e de pleno conhecimento dos funcionários e moradores.

É preciso que sejam estabelecidos processos adequados com ferramentas de identificação dos moradores e que os funcionários sejam bem treinados para utilizarem esses instrumentos. Além disso, todos os moradores devem ser instruídos sobre os procedimentos de segurança do condomínio e essas informações devem ser recicladas de tempos em tempos.

Os prestadores de serviços são um capítulo a parte. É importante que utilizem uma entrada especifica e que não seja a mesma utilizada pelos moradores. Nesse caso, a portaria deve fazer o cadastramento individual com nome, RG, CPF e foto. Também deve constar no sistema ou caderno de controle, quem foi o responsável pela liberação.  

Todos os visitantes também devem ser identificados e a entrada deverá ser autorizada pelo morador.

Esses procedimentos são extremamente necessários, pois o número de pessoas que circula em um condomínio diariamente é enorme. E a instalação de uma tecnologia de controle de acesso como a biometria é essencial para segurança da operação da portaria e do próprio empreendimento.

“Existe uma máxima que diz: ‘Quanto mais segurança, menos conforto para seus usuários.”

A busca desse equilíbrio é um desafio! Colocar em prática todos os procedimentos de segurança com tranquilidade e ainda fazer isso sem causar constrangimento aos usuários é uma prova de fogo.

Se alguns dos fatores mencionados acima não fazem parte da rotina do condomínio em que você mora, vale a pena fazer uma listinha de sugestões e levar na próxima assembleia condominial. Participar ativamente das reuniões entre os moradores e o síndico é bastante importante para se construir um ambiente seguro e agradável entre todos os vizinhos.

 

Matéria escrita com a colaboração de Renan Harmbach Vicente, da DOTSEG – Segurança & Serviços