Mercado imobiliário

O que está por trás do preço de um apartamento

Em regiões diferentes da cidade, é comum existir variação de preço entre os apartamentos de metragens e plantas parecidas. Isso ocorre porque a localização é umdos fatores que mais pesa na hora de precificar um imóvel.

Em uma proporção menor, essa diferença de preço também acontece entre os apartamentos dentro um mesmo condomínio dependendo da altura e da posição que eles ocupam no empreendimento.
Para avaliar a praticidade e o conforto do bairro e da rua onde o prédio foi construído, dê uma olhada na estrutura oferecida no entorno. Na região do Morumbi, por exemplo, tem opções tanto para quem procura tranquilidade quanto para quem precisa estar próximo a grandes avenidas para usar o transporte público ou particular.

A diversidade e a proximidade de lojas e serviços oferecidos pelo comércio do local também são consideradas. Afinal, o apartamento será mais valorizado quando a localização dele permitir um menor deslocamento do morador para resolver as necessidades do dia a dia como ir ao mercado, fazer compras em shoppings, consertar roupas e eletrodomésticos ou fazer cópias novas das chaves de casa.

Dentro de um prédio, os valores podem variar. Em geral, o andar do apartamento contribui para essa variação. Quanto mais alto, mais caro o apartamento em relação ao piso térreo e ao primeiro andar.

A presença de vaga de garagem é outro item que pesa nas comparações de preço entre os apartamentos. E não é só isso. A quantidade das vagas, elas serem cobertas ou descobertas e ainda serem determinadas ou indeterminadas são todos fatores que influenciam na valorização do condomínio. Você pode ler mais sobre os tipos de vagas nessa matéria: Conheça as diferenças entre vagas determinadas e indeterminadas https://marquesconstrutora.com.br/blog/conheca-as-diferencas-entre-vagas-determinadasdemarcadas-e-indeterminadas-nos-condominios/

A porcentagem de influência no preço final do apartamento oscila. Mas a verdade é que varanda, churrasqueira, elevador, vaga na garagem e um edifício com tecnologia contam sim como vantagens para os moradores. Por isso, converse sobre todas essas variáveis com o seu corretor para que a escolha do apartamento tenha a ver com o seu perfil.