Dicas de decoração

As mil e uma funções de uma varanda

alt

Antes vista apenas como o quintal do apartamento, a varanda ganha utilidades que vão de espaço gourmet a escritório.

A varanda sempre foi o ambiente mais “verde” dos apartamentos, sendo muito comum o cultivo de jardins, hortinhas e até orquidários nela. Mas ela pode ir muito além do que só um local para abrigar plantinhas. Dependendo do tamanho, é possível colocar nela uma mesa de jantar, criar um espaço para lazer e brincadeiras para as crianças ou até instalar uma churrasqueira. Com tantas possibilidades, em geral, a função que a varanda vai exercer no seu lar vai depender apenas das preferências dos moradores do apartamento.

Se o estômago e a confraternização com os amigos e a família falar mais alto, a varanda tradicional pode dar lugar a uma varanda gourmet, ou seja, um espacinho a mais para cozinhar, servir e comer. Ela se torna uma ótima alternativa para aqueles que gostam de cozinhar, pois permite receber os convidados sem passar o tempo todo isolado na cozinha! Uma decoração diferente, quadros temáticos e eletrodomésticos mais modernos dão o toque necessário para esse ambiente.

Se a ideia for apenas transformar a varanda em um ambiente para receber amigos, você pode separar uma área para colocar um bar e manusear as bebidas. Além, claro, de um espaço para servir petiscos. Ter um sistema de som à mão por ali também cai bem.

As crianças também podem se beneficiar desse espaço! Um cantinho com piso emborrachado, brinquedos e estante de livros já pode garantir muita diversão para os pequenos. Além da vantagem de deixar o quarto de dormir mais liberado.

Bom, nem é preciso dizer que existem mais pessoas fazendo home-office.  Pelo que se vê no mercado de trabalho, a tendência é que o número de pessoas que tem a possibilidade de trabalhar em casa aumente cada vez mais. Por isso, uma boa saída pode ser deixar a varanda com cara de escritório, aproveitando a luz natural e investindo em um mobiliário confortável para trabalhar.

Seja lá qual uso você vai dar para a sua varanda, leve em consideração o seu estilo de vida e necessidades, para que você possa aproveitar todas essas sugestões que demos aqui e ampliar o espaço útil do seu apartamento.