Mercado imobiliário

Taxa de registro do apê pela metade do preço

Tem direito ao desconto quem financia o apartamento pela 1ª vez usando o SFH

Sim, o desconto é de 50%. Mas calma! A regalia é só para quem financia um apartamento pela primeira vez pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação).E precisa mesmo ser a primeira vez. Não vale se você já usou esse tipo de financiamento para, por exemplo, comprar um imóvel em outra cidade, mesmo que esse já tenha sido até quitado.

Existem outras despesas na hora de emitir a escritura de um apartamento, por isso saiba que o “descontão” é aplicado apenas em cima da Taxa de Registro do Imóvel –  as outras taxas não entram na conta.

É no banco, onde assinamos o contrato de financiamento, ou no próprio cartório, onde o imóvel deve ser registrado, que a gente consegue a declaração que atesta estarmos enquadrados no perfil de comprador e aptos a ganhar o desconto. Então, não deixe a oportunidade passar em branco.

Atente-se para a lei que regulamenta esse desconto:

Conforme artigo 290 da Lei Federal 6.015/73, quando o cliente for registrar o contrato de financiamento no cartório de registro de imóveis,  serão cobrados com a redução de 50% todos os atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais.

Tendo essas informações todas em mãos, não tem erro. É só fazer o cálculo e traçar um bom planejamento financeiro.

Você já sabia dessa informação? Ela foi importante para você? Deixe o seu comentário!

Leia também:

É importante fazer uma reserva para pagar as despesas de escritura do apartamento