Mercado imobiliário

Qual o tamanho do apartamento ideal?

A escolha de um apartamento ideal passa diretamente pelo seu tamanho, não é? Enquanto uma pessoa que mora sozinha pode viver confortavelmente em um apartamento compacto com um quarto e uma cozinha integrada, uma família com filhos precisa de uma infraestrutura maior para que viva confortavelmente.

Quando o assunto é a escolha de um imóvel, estamos falando sobre um ambiente em que você passará boa parte das suas horas e dos seus dias ao longo de anos, certo? Por essa razão, é preciso ter muita calma e considerar todos os aspectos que podem influenciar na sua decisão.

Neste artigo, veremos como você pode avaliar qual é o tamanho do apartamento ideal. Confira.

Como avaliar o tamanho do apartamento ideal?

A avaliação do tamanho do apartamento ideal deve colocar na balança uma série de fatores fundamentais para a qualidade de vida de uma família. Veremos quais são os principais deles.

Tamanho da sua família

Você mora sozinho ou tem uma família com filhos? O número de moradores do apartamento é um dos principais fatores que interferem no seu tamanho ideal. Afinal, é necessário ter muito mais espaço para acomodar 5 pessoas do que para alguém que mora sozinho, não é?

De acordo com o número de pessoas que habitarão no apartamento, é necessário ter um número maior de quartos e banheiros – além de uma área mais ampla de sala de estar e cozinha, por exemplo.

Infraestrutura necessária

Outro fator que não pode ficar de fora da sua análise é a infraestrutura necessária para a comodidade de todos. Se você trabalha em casa, será necessário ter um cômodo que serve como home office. O mesmo vale para um espaço extra para as crianças brincarem ou uma cozinha ampla se você gosta de receber convidados para o jantar.

Avalie os planos para o futuro

Talvez você ainda não tenha filhos, mas planeje ter em um futuro não muito distante. Nesses casos, é importante que o tamanho do apartamento já esteja adequado a essa mudança – com um quarto extra para acomodar a criança. O mesmo vale para todos os outros planos que você tenha para o futuro e que interfiram nos espaços utilizados no seu apartamento.

Planeje a decoração

Imagine uma família que tem um lindo piano de cauda e deseje colocá-lo na sala de estar. Será necessário ter uma sala muito ampla para que esse instrumento não atrapalhe a circulação. Planejar a decoração do imóvel com antecedência também ajuda a acertar o tamanho do apartamento ideal.

Se você visita com frequência um casal de amigos e sonha com um bar como o deles, cogite também o espaço para ter um bar. São pequenas coisas, mas que podem te deixar frustrado se não forem planejadas, acredite.

Estilo de vida da família

O padrão de vida que você planeja para a sua família produz impactos no tamanho do apartamento ideal. Você deseja banheiros amplos para instalar banheiras? Quer uma ampla varanda gourmet para sentar-se no fim da tarde? Ou então quer ter um ambiente reservado apenas para receber convidados? Todas essas escolhas devem ser pensadas com antecedência.

Não esqueça dos pets

Você tem um cachorro? Planeja ter mais que um animal de estimação? Os pets também merecem a sua atenção no momento de escolher o tamanho do apartamento ideal. Busque um imóvel que tenha espaço para que eles fiquem bem acomodados sem interferir na qualidade de vida do restante da família.

Pense no longo prazo. Estamos falando num imóvel no qual você irá ficar por alguns anos. Mudar não é tão fácil assim, então tome um tempo para planejar.

Considere a infraestrutura do condomínio

Além de avaliar o espaço interno do apartamento, não deixe de considerar a infraestrutura do condomínio. Não é necessário ter um espaço tão amplo em casa para as crianças brincarem se o condomínio oferece quadras de esporte, playground e piscina, por exemplo. As áreas comuns funcionam como uma extensão do seu apartamento.

O que você achou das dicas para avaliar o tamanho do apartamento ideal? Quais são os fatores mais importantes para você? Deixe o seu comentário!