Tendências em decoração em 2022 – casa conectada
Ter uma casa conectada é uma das tendências de decoração em 2022 e por isso, vamos te ajudar a tornar o seu apartamento em um ambiente mais conectado. A expressão casa conectada nada mais é do que conectar com a internet os vários equipamentos que executam as tarefas do dia a dia.
Por exemplo, é possível programar o funcionamento automático das luzes, bem como do ar condicionado e até mesmo da sua máquina de lavar ao ter uma casa conectada. Essa possibilidade de conectar vários aplicativos com a internet é chamada de IoT (Internet of Things) e está se tornando cada vez mais comum.
Quer saber um pouco mais sobre como ter uma casa conectada e suas vantagens? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.
Como ter uma casa conectada
Há duas formas de ter uma casa conectada: por meio da utilização de dispositivos como Google Home e Alexa ou por meio de uma equipe especializada.
Se a ideia é automatizar poucas coisas, como a iluminação e o funcionamento do ar condicionado, a utilização dos dispositivos tem um custo benefício muito melhor. Agora, em casas e apartamentos maiores, com grande quantidade de coisas para se conectar, é ideal contratar a ajuda de um profissional.
Ar condicionado
Automatizar o funcionamento do ar condicionado é essencial, principalmente se você quer chegar no seu apartamento e ser recebido por um ambiente bem fresco. Ou seja, você pode acessar o seu ar condicionado do seu aparelho celular e programar o funcionamento do mesmo antes de chegar em casa.
Iluminação
Ao fazer a automatização da iluminação, você pode acender ou apagar as luzes do seu apartamento sem nem precisar levantar do sofá. Você pode usar o comando de voz para que a Alexa ou o Google Home faça o serviço de controlar a iluminação por você.
Vantagens de ter uma casa conectada
São várias as vantagens de se ter uma casa conectada, sendo as principais:
- Segurança: ao se colocar câmeras de segurança, a automação residencial permite que você tenha acesso à sua casa mesmo a distância. Dessa forma, mesmo quando estiver de viagem você é capaz de ver o que está acontecendo dentro e fora da sua casa;
- Praticidade: ao ter uma casa conectada você garante mais praticidade nas tarefas do dia a dia, como acender a lareira ou ativar a irrigação do jardim;
- Economia de energia: com o IoT (Internet of Things), é possível ver na tela do celular o consumo de energia de coisas como a sua máquina de lavar e seu ar condicionado. Dessa forma, é muito mais fácil fazer o controle do gasto de energia;
- Facilidade de aplicação: por meio de dispositivos como Alexa ou Google Home, é muito fácil ter uma casa conectada simplesmente utilizando uma conexão com a internet.
Agora você já sabe um pouco mais sobre uma das tendências de decoração em 2022: a casa conectada. Então agora basta fazer o planejamento das coisas que você quer automatizar e decidir se você pode fazer tudo sozinho ou se um serviço profissional vai ser necessário.
Se você ainda não leu, a nossa série de tendências em decoração em 2022 começou com uma matéria super bacana de ambientes integrados!