#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências em decoração em 2022 – paleta de cores aconchegante

Uma das tendências em decoração em 2022 é utilizar uma paleta de cores aconchegante nos seus ambientes. A escolha de uma paleta de cores é fundamental, não só para garantir harmonia visual para o cômodo, mas também para tornar o ambiente mais agradável.

Para criar um ambiente mais aconchegante, a dica é utilizar cores neutras e frias, além de usar tons sobre tons, que criam um clima mais intimista. As cores frias são aquelas que estão entre: o azul, o violeta e o verde, por isso, ao criar uma paleta de cores aconchegante, vale apostar nessas cores.

Quer saber como criar uma paleta de cores aconchegante para seguir as tendências em decoração em 2022? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.


Criando uma paleta de cores aconchegante

Para criar uma paleta de cores aconchegante, você pode utilizar cores como azul, violeta e verde em conjunto com cores neutras, como branco, preto e cinza.

Azul

O azul é uma cor que transmite calma e foco, sendo perfeita para se utilizar em quartos, escritórios e até mesmo na sala de estar. Para criar um ambiente mais harmonioso com o azul vale apostar na mistura da cor com cores mais quentes.

Violeta

O violeta é uma mistura entre vermelho e azul, por isso é ideal para se criar um ambiente mais aconchegante, sem deixar o ambiente frio. Por causa dessa mistura de cor fria com cor quente, o violeta é uma cor que torna qualquer ambiente mais aconchegante.

Vale apostar na cor em quartos e salas de estudos.

Verde

Para criar um ambiente aconchegante utilizando o verde, vale apostar em tons mais claros da cor, que são capazes de criar uma atmosfera tranquila e relaxante. Já os tons mais fortes são estimulantes, devendo ser evitados em quartos.

Vale apostar na cor em salas e até mesmo em banheiros.

Por que evitar cores quentes ao criar uma paleta de cores aconchegante

As cores quentes são conhecidas por serem estimulantes, ou seja, o total oposto de tranquilidade e relaxamento. Por isso, ao criar uma paleta de cores aconchegante é preciso evitar cores quentes como o amarelo, o vermelho e o laranja.

Essas cores deixam o ambiente mais alegre e descontraído, sendo perfeitas em cozinhas e salas de jantar. Se você quer utilizar essas cores e garantir que seu ambiente fique mais aconchegante, a ideia é utilizar tons mais claros dessas cores.

Outra forma de utilizar as cores quentes para criar um ambiente mais aconchegante é misturar as cores quentes e frias. Dessa forma, você pode por exemplo, utilizar um tom de azul com amarelo.

Vale lembrar que para essas combinações, para que o ambiente não fique muito carregado, o restante da decoração deve ser mais neutro. A utilização de madeira é uma boa maneira de garantir um ambiente mais aconchegante e pode ser utilizada em conjunto com as cores.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as tendências em decoração em 2022 e também como criar uma paleta de cores aconchegante. Se você quer saber um pouco mais sobre as tendências em decoração em 2022, você pode conferir o nosso artigo sobre como ter uma casa conectada.

Não esqueça de ver mais ideias no nosso Pinterest.