Dicas Práticas

Como montar uma caixa de ferramentas para o seu apartamento

como-montar-uma-caixa-de-ferramentas-para-o-seu-apartamento

Não é porque você acabou de se mudar para um apê novinho em folha que pode dispensar uma boa caixa de ferramentas. Sempre tem um quadro para fixar, uma prateleira ou porta para ajustar, luminárias, móveis…. A lista de tarefas não tem fim. Além do mais, quando menos se espera, aparecem os consertos e reformas.

E nada mais estressante do que, num momento de apuro, perceber que faltou a chave certa, a cola de canos ou um simples martelo. Como manda a marota “lei de Murphy”, esse tipo de coisa calha de acontecer justo quando não se encontra loja de ferragens aberta ou vizinhos para socorrer.

Em alguns casos, até dá para esperar pelo dia seguinte. Noutros, só chamando alguém para resolver, com o prejuízo de pagar por algo que você mesmo poderia ter feito — não fosse a maldita ausência de ferramentas.

Por isso, é importante ter alguns apetrechos em mãos. Claro que, morando em apartamento, não dá para dispor de uma oficina de fundo de quintal. É preciso ser prático. Então, veja como montar uma caixa de ferramentas para o seu apê e não ser pego desprevenido.

Comece pela caixa

Se você é desses que adoram improvisar, pode cair na tentação de colocar as ferramentas em qualquer lugar: chaves nas gavetas, o martelo em cima da estante ou outro arranjo pitoresco do tipo. Pode até querer jogar tudo dentro de uma sacola ou caixa de papelão.

Seja organizado, parceiro. Antes mesmo de pensar em quais ferramentas comprar, adquira uma caixa de ferramentas. Não tem segredo algum: basta ir a uma loja de ferragens ou de utilidades domésticas e escolher a caixa de sua preferência.

As mais populares são feitas de plástico (portanto, mais leves), possuem compartimentos para armazenar diversos itens e são vendidas em diferentes tamanhos. O ideal é evitar um trambolho que depois fique difícil de guardar, especialmente se você mora em um apartamento compacto.

Uma muito pequena, na qual não caiba nada, também não é interessante. Desse modo, uma caixa média, com espaço para as principais ferramentas, deve quebrar o galho.

Inclua um jogo de chaves

A única coisa que podemos afirmar com segurança sobre os fabricantes de móveis e utensílios domésticos é que eles adoram subverter padrões: usam bitolas e tipos de parafusos os mais variados. Alguns, cuja cabeça nem sabíamos que existia.

Portanto, um bom conjunto de chaves é essencial na sua caixa de ferramentas. Comece escolhendo três chaves de fenda: uma de tamanho pequeno, com a haste fininha, outra média (menos de um 1 cm de diâmetro) e uma grande formam o trio titular.

Use o mesmo critério para escolher três chaves de formato Phillips. Prefira modelos com haste longa, para alcançar os parafusos mais profundos (típicos de eletrodomésticos), e boa empunhadura, facilitando o giro.

Dessa forma, você consegue se virar durante uma série de situações. Outra solução é adquirir um jogo de soquetes e pontas de encaixar e se munir de um verdadeiro arsenal de chaves, cobrindo praticamente toda a demanda.

Considere, ainda, incluir na compra uma prática chave inglesa e uma útil chave de testes — esta para quando for lidar com instalações elétricas; aquela, para reparos na instalação hidráulica.

Acrescente colas e fitas adesivas

Falar em instalações de uma e outra natureza nos lembra mais alguns itens valiosos em qualquer caixa de ferramentas: fitas e colas adesivas.

Portanto, mantenha em dia o seu rolo de fita isolante, fundamental em qualquer conserto envolvendo cabos e fios (certifique-se de que o disjuntor está desligado antes de “brincar” com a instalação elétrica. Foi para isso que comprou uma chave de testes, certo? Casos mais complexos, por outro lado, exigem a intervenção de um eletricista. Com eletricidade, todo cuidado é pouco).

Constatou um vazamento na pia do banheiro? A torneira da cozinha está pingando? Qualquer problema envolvendo a rede hidráulica torna necessário o uso de fita veda rosca e adesivo plástico para PVC (a famosa cola de canos). Então, não deixe de tê-las em estoque.

Outros artigos do gênero que convém possuir são um tubo de adesivo de silicone e um rolo de fita dupla face, usados para fixar pequenos objetos e vedar superfícies.

Não esqueça martelo e alicate

Sua caixa está quase completa. Antes de fechar o pedido, vá até a prateleira de ferragens e traga de lá um martelo. Não precisa ser uma peça muito pesada. Um exemplar de 25 mm, com cabo de fibra e empunhadura emborrachada, é uma opção excelente.

O importante é escolher um martelo que possua unha (aquela parte traseira da cabeça usada para remover pregos) para aumentar a funcionalidade da ferramenta.

Adquira ainda um alicate de uso universal com cabo isolado para poder cortar fios e apertar objetos. Se quiser ser mais criterioso (e o orçamento permitir), pode pensar em comprar um jogo de alicates, acrescentando um modelo de bico meia-cana e um de corte diagonal na lista.

Para arrematar, caso ainda haja espaço em sua caixa, inclua no pacote uma trena de uns 3 metros para auxiliar na medição de furos e cálculo de medidas, e uma régua de nível, para que não fixe prateleiras tortas na parede e enlouqueça sua esposa.

Ah!, já íamos esquecendo: arrume um cantinho para colocar uma extensão, pois não é incomum que ferramentas elétricas como a furadeira tenham fio curto, o que dificulta alcançar as tomadas.

Ufa! Agora, sim, você pode fechar a sua caixa de ferramentas e relaxar, pois sabe que está equipado para resolver a maioria dos pepinos que aparecem no dia a dia. Com o tempo, talvez sinta a necessidade de dispor de um ou outro item extra, mas o que possui já dá conta do recado, deixando pouca margem para improviso.

Esperamos que tenha curtido este post. Vai saber se, depois de pôr em uso suas ferramentas, você não descobre uma inesperada aptidão para trabalhos manuais e pequenas obras? Pode até se tornar um adepto do “do it yourself”! Caso seja esse o seu estilo, que tal aproveitar o embalo e ler este artigo que preparamos sobre o famoso “faça você mesmo”. Ou, quem sabe, assim, você se inspira? Boa leitura.