Dicas de decoração

Não fique sem espaço: saiba como escolher móveis compactos.

móveis compactos

Imagem: Apartamento decorado Canto das Árvores 

Finalmente, o sonho do apartamento próprio se concretizou! Foram meses de expectativa acompanhando o desenvolvimento do projeto a partir da planta, saldando parcelas, imaginando o momento de receber as chaves e começar uma nova e empolgante etapa da vida.

Você só não contava que, ao entrar no apê, ele parecesse tão pequeno! É claro que sabia se tratar de uma unidade habitacional enxuta, bem ao gosto dos novos tempos e perfeitamente adequada ao seu orçamento. Afinal de contas, a escolha por um imóvel compacto é uma escolha inteligente e uma tendência super atual. Mas não evitou pensar: “Caramba, como é que eu vou caber aí dentro?”.

Simples: basta saber como escolher móveis compactos. Como a tendência do mercado imobiliário aponta para apartamentos cada vez menores, a indústria tem se mexido para suprir a demanda, criando soluções destinadas a racionalizar o espaço e a fazer com que ele pareça maior.

Assim, se você precisa mobiliar seu apê sem atravancar cada aposento, sendo obrigado a ficar do lado de fora toda vez que alguém vier visitá-lo, preste atenção a estas dicas sobre como escolher móveis compactos. Anote aí:

Aposte em móveis multifuncionais

Uma das apostas da marcenaria para vencer a luta por espaço em seu lar é a criação de móveis multifuncionais — ou seja, produtos que exercem mais de uma função.

É o caso das camas com gavetas ou do tipo baú para guardar cobertores e lençóis, dos sofás-cama, que são retráteis, das mesas de centro com fundo falso, onde é possível colocar revistas e controles remotos, das banquetas que podemos guardar sob a mesa, das cadeiras sem braços, entre outras soluções.

Especialmente interessantes são os móveis que podem ser desmontados quando fora de uso ou que se encaixam uns dentro dos outros feito bonecas russas — como as mesas de nidificação. Estas últimas, além de práticas, possuem design arrojado, o que ajuda decorar seu ambiente com estilo e funcionalidade.

Prefira peças com portas de correr

Quando o espaço é exíguo, até mesmo ações muito simples como abrir as portas de um roupeiro se tornam um problema: se bobear, você pode ser lançado janela abaixo quando for escolher uma camiseta!

Brincadeiras à parte, móveis com corrediças são mais indicados em ambientes onde há pouco espaço de manobra, deixando vãos livres e possibilitando maior aproveitamento do espaço.

Considerando a já mencionada tendência de encurtamento dos imóveis (segundo o Secovi-SP, 42,6% dos apartamentos lançados em 2017 tinham até 45 metros quadrados de área), dá para imaginar o quanto se torna importante ajustar os móveis a essa redução de medidas.

Isso vale tanto para o guarda-roupa como para os armários e racks. As portas de correr permitem que esses móveis sejam instalados em locais estreitos sem perda da sua funcionalidade.

Submeta os móveis à sua necessidade

Algumas pessoas simplesmente não conseguem resistir a uma promoção. Basta descobrir que algum produto está tantos por cento “off” que vão logo comprando. O uso que darão para ele é uma questão secundária.

Se o seu apê é enxutíssimo, não tem jeito: é preciso desapegar. Nada de querer comprar aquela mesa linda de seis cadeiras em oferta se apenas duas pessoas vivem no local.

“Ah, mas como fica quando o pessoal vier visitar a gente?”. Nessas horas, meu amigo, o jeito é improvisar: puxar aquela banqueta da varanda, o pufe que está no quarto e ajeitar a turma da melhor forma possível. Ou você pode aproveitar a estrutura do seu condomínio. Afinal de contas, normalmente os apartamentos mais enxutos contam com espaços comuns que podem ser usados mediante reserva, como churrasqueira, salão de festas ou salão gourmet, por exemplo.

A questão é que, para quem vive em imóvel pequeno, não adianta ficar acumulando tralha, adquirindo móveis que terá dificuldade em encaixar no ambiente. Em vez disso, privilegie peças do tipo 2 em 1 ou que possam exercer mais de uma função, como uma banqueta que vira aparador e por aí vai. Como reza a velha regra, “menos é mais”.

Tenha as paredes como aliadas

Se você anda tendo problemas com espaço, não fique olhando as paredes. Pensando bem…. é exatamente isso o que você deve fazer! Mais precisamente, olhe-as como aliadas em seu esforço para otimizar o espaço.

E como se faz isso? Fixando prateleiras e nichos por todo lado. Sua vantagem é que podem ser instaladas em locais que não atrapalham o fluxo de pessoas e se adaptam perfeitamente ao design do ambiente.

Isso significa que você pode aproveitar espaços meio “mortos” do cômodo para aparafusar prateleiras de ponta a ponta e guardar seus livros, álbuns de fotografias e objetos de decoração sem precisar sacrificar espaço com armários ou estantes.

Um exemplo de uso inteligente de prateleiras é na sala de estar, sobre o televisor, em conjunto com um rack fino e estiloso. Dá um aspecto moderno à decoração e não compromete seus preciosos centímetros.

Escolha soluções sob medida

Embora tenha gostado das sugestões listadas acima você ainda se sente inseguro para sair do aperto? Talvez seja o momento de chamar os profissionais. Melhor dizendo, encomendar alguns móveis sob medida.

Essa é uma maneira prática de resolver o problema da falta de espaço no apê — mas não necessariamente a mais barata. De qualquer forma, consiste em contratar uma empresa de móveis planejados e pedir a um projetista que vá até o seu endereço e submeta o local ao rigor da fita métrica.

Após isso, o especialista desenvolverá um projeto especialmente desenhado para suprir a sua necessidade, otimizando ao máximo as medidas do ambiente e deixando o cômodo — seja o quarto, seja a cozinha — perfeitamente funcional.

Em muitos casos, o investimento vale a pena. Se, por outro lado, suas economias foram exauridas na aquisição do imóvel ou você acha que dá conta do recado, não tem problema: com alguma pesquisa em sites de móveis ou visitas a lojas pelo bairro você consegue descobrir algumas boas (e, muitas vezes, baratas) soluções.

O importante é ter uma trena à mão para tirar as medidas de cada cômodo, verificando o quanto de espaço você precisa economizar antes de ir às compras. Simule diferentes layouts, risque com giz as metragens do móvel pretendido no piso e imagine como a peça irá se integrar ao restante da decoração.

Por fim, não custa reprisar: não compre nada por impulso, achando que conseguirá o milagre de acomodar um móvel de 1,5 metro em um espaço de 1,45. Na dúvida, refaça os cálculos ou simplesmente procure algo mais adequado.

Com um pouco de criatividade e paciência você verá como escolher móveis compactos não é assim um bicho de sete cabeças e que dá para mobiliar seu pequeno apê de forma aconchegante sem ficar parecendo uma sardinha enlatada.

Bem, agora só falta saber como decorar seu apartamento compacto. Então, dê uma conferida neste post, que tem umas dicas incríveis sobre o assunto, e mãos à obra!

 

 Veja outras formas de usar essa ideia na sua decoração aqui no nosso painel do Pinterest.