Dicas Práticas

Faça você mesmo: por que investir nessa ideia?

faça-você-mesmo

Do it yourself – mais conhecido como DIY, ou, ainda, faça você mesmo, como é comumente chamado aqui no Brasil.  Se tornou uma tendência mundial que conquista cada vez mais adeptos.

Você, provavelmente, já fez ou conhece alguém que produziu algo, customizou ou reparou alguma coisa com as próprias mãos. Para alguns, a técnica do faça você mesmo é vista como uma fonte de renda, para outros, como um passatempo, uma terapia ou até mesmo um estilo de vida.

Quando o assunto é o faça você mesmo, uma das primeiras coisas que vem em mente é a economia. E, de certa forma, o custo é realmente reduzido. Afinal, não é preciso gastar absurdos em produtos comprados prontos e que são relativamente simples de fazer. Mas, muito além disso, está a vontade de estabelecer um vínculo emocional com o produto, de desenvolver uma ação criativa e sustentável de reaproveitamento de materiais – isto é, essa é uma tendência de muitas facetas e benefícios que excedem a questão financeira.

Ainda está em dúvida sobre por que tantas pessoas estão aderindo à técnica do faça você mesmo? Então, a seguir, confira cinco das razões do sucesso desse movimento e alguns exemplos para você se inspirar!

  1. A economia gerada pelo faça você mesmo

É claro que existem outras razões, como vimos, mas a economia gerada ao produzir seu próprio produto é evidente.

O baixo custo é um belo estímulo para começar a colocar a mão na massa. Então, seja para decorar a sua casa ou para comercializar, essa tendência repercute em um ganho econômico.

  1. Exclusividade dos produtos

Se você vai comprar algo e quer exclusividade, é sabido que quase sempre isso não sairá barato.

No entanto, com o DIY, você pode produzir algo com suas próprias mãos, desenvolvendo um item que somente você terá em casa , e por mais que as outras pessoas tentem reproduzir, um produto artesanal nunca ficará igual a outro. É como uma receita, mesmo se muitas pessoas fizerem, o sabor não será o mesmo.

  1. Personalidade

Seu gosto, seu estilo de vida, suas características, suas emoções: o faça você mesmo é carregado de personalidade e agrega esse atributo para a decoração de sua casa.

  1. Exercício para a criatividade

Mais do que criar objetos personalizados e diferentes, o faça você mesmo é um exercício para a mente, pois nem sempre as atividades serão tão simples.

Muitas vezes, é preciso pensar e repensar: qual é a melhor cor, formato, disposição dos materiais? E se não der certo na primeira tentativa, vá para o plano B, C, D, estimulando criativamente sua mente.

  1. Atividade terapêutica

As atividades manuais auxiliam no combate de diversos problemas de saúde, como estresse, depressão e ansiedade. Além disso, essa é uma poderosa forma de expressão, que ajuda na superação de alguns traumas.

Ainda, desenvolver alguma técnica artesanal ajuda a lidar com os desafios do cotidiano e a encontrar modos de superá-los. Isso se deve ao fato de que essas atividades deixam a mente mais relaxada, possibilitando encarar todos os ângulos do problema e encontrar formas de resolvê-lo.

Onde usar o faça você mesmo?

A resposta é: use a criatividade e teste seus limites!

Se você acredita não ter muita aptidão para isso, comece experimentando projetos menores, como artesanatos simples e pequenos reparos. Mas, você pode usar a técnica em inúmeras ocasiões:

  • Móveis
  • Decoração
  • Design de interiores
  • Artesanato em geral
  • Produtos de beleza
  • Itens de higiene pessoal
  • Jardinagem
  • Manutenções domésticas

A nossa recomendação é que, antes de iniciar o seu trabalho, você faça um checklist:

  1. Procure referência e se inspire em fotos e vídeos da internet;
  2. Tenha um planejamento;
  3. Faça um orçamento e busque os melhores preços;
  4. Compre todos os materiais que serão utilizados;
  5. Peça ajuda, se for necessário – é muito bom reunir os amigos e a família para estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  6. Faça testes para saber se realmente vai dar certo.

Agora, é só colocar a mão na massa e criar algo com a sua cara!

E então, pronto para investir na ideia do faça você mesmo?

Tem algum outro exemplo de projeto DIY para compartilhar?

Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Leia também: Horta no seu apartamento: Aprenda a fazer!