Mercado imobiliário

Vistoria do Imóvel

alt

Preste atenção em detalhes antes de pegar as chaves do apartamento novo

Tá quase na hora! As chaves do apartamento estarão em suas mãos daqui a pouco tempo. Falta só um detalhe – importante para que a alegria deste momento seja completa: a vistoria. A vistoria do imóvel nada mais é do que uma visita do comprador ao apartamento para dar uma geral e checar se as coisas estão nos “trinques”. Essa é a chance que você tem para garantir tranquilidade no futuro e  se certificar de que tudo o que foi combinado no acordo de compra está sendo entregue com qualidade e em pleno funcionamento.

Para fazer uma boa avaliação do imóvel leve uma cópia do Memorial Descritivo quando for fazer a vistoria. Ele vai servir de parâmetro, já que nesse documento consta tudo o que a construtora se comprometeu a entregar quando o contrato foi assinado.  Além de ver o apartamento comprado, vale dar uma espiada nas condições gerais do prédio para se sentir seguro em relação à construção com um todo. Mas não se preocupe muito. O morador deve se dedicar mesmo em vistoriar a unidade privativa. As áreas comuns, obrigatoriamente, serão verificadas pelo síndico eleito na Assembleia de Implantação.

Se o comprador avaliar que a construtora entregou tudo em ordem, a responsabilidade do que está dentro do apartamento passa a ser totalmente dele quando toma posse das chaves. Isso ocorre porque o proprietário tem autonomia a partir daí para liberar o acesso de terceiros para  realizar as reformas desejadas no apartamento. Por isso, não deixe de averiguar tudo antes de assinar o Termo de Vistoria.

  • Veja se existem acabamentos quebrados ou trincados, tudo deve ser entregue em perfeito estado.
  • Não esqueça também de checar as instalações hidráulicas dos flexíveis, sifões e vasos sanitários para ter certeza de que não existem vazamentos.

Se algo apresentar problema durante a vistoria, será preciso identificar e descrever a pendência no check-list – documento que vem anexado ao Termo de Entrega. Dessa forma, a construtora vai precisar primeiro realizar o reparo e depois reagendar com o comprador uma nova data para a entrega das chaves. Depois disso, se estiver tudo certinho, aí sim o comprador assina o termo. Mas não se preocupe: em 95% de nossas unidades, as chaves são entregues aos clientes na primeira vistoria!

Quando as chaves forem entregues, o novo dono vai receber uma cópia do Termo de Entrega e junto o Manual do Proprietário. Esse manual funciona como um guia bem explicadinho quanto aos procedimentos seguros de uma reforma, inclusive quanto as tratativas junto ao síndico para liberação da mesma.  Há também a indicação dos locais onde não são autorizadas instalações de marcenaria ou qualquer outro tipo de perfuração.

Fique esperto com esses detalhes e se divirta ao montar a casa nova!