Dicas de decoração

Como decorar apartamento compacto?

marques-construtora-como-decorar-apartamento-compacto

A tendência do mercado imobiliário é o planejamento de ambientes cada vez mais compactos, que têm na praticidade o seu principal objetivo. Essas são opções mais acessíveis e voltadas para as necessidades contemporâneas das pessoas, contudo, decorar apartamento com esse perfil mais compacto apresenta alguns desafios para que se consiga aproveitar ao máximo cada espaço.

Mas as notícias são boas, pois a criatividadeé capaz de transformar até mesmo os pequenos apartamentos em grandes referências de estilo. Confira, a seguir, algumas dicas para ajudá-lo a decorar apartamento compacto de modo prático e funcional.

  1. Desapego é fundamental antes de decorar apartamento compacto

O primeiro passo para decorar apartamento compacto é desapegar daquilo que não apresenta mais utilidade. A tendência é que, com o passar do tempo, acabemos acumulando roupas, objetos e até móveis que não são mais fundamentais no dia a dia – e que, portanto, podem ser descartados.

Assim, antes de incluir novas possibilidades de decoração, é preciso rever o que se tem dentro de casa e entender o que realmente precisa ser adquirido, ou mesmo o que pode ser resignificado, adquirindo novas funcionalidades ao decorar apartamento compacto – por exemplo, uma escada antiga que apenas está ocupando seu limitado espaço pode ser utilizada como um cabideiro ou como suporte para um belo jardim vertical.

  1. Cores claras

As cores claras criam efeito de extensão, portanto, se tornam uma alternativa inteligente ao decorar apartamento compacto. O foco dessa prática deve ser nos pisos, no teto e nas paredes – que se configuram como a moldura dos espaços.

Ainda, móveis e estofados também podem seguir essa lógica para garantir ainda mais eficácia no objetivo de criar a sensação de amplitude nos ambientes.

No entanto, o colorido não precisa ficar de fora: as cores podem ser adotadas em pequenos detalhes de sua decoração, trazendo mais charme e personalidade para os espaços.

  1. Uso de espelhos

Além de muitos bonitos, os espelhos também auxiliam a ampliar os ambientes. Isso porque eles transmitem profundidade e melhoram a iluminação – e para que sejam ainda mais bem aproveitados, eles devem ser posicionados de forma estratégica, considerando a organização dos móveis e as aberturas dos espaços.

Vale ressaltar que espelhos pequenos não funcionam para esse objetivo. Por isso, é importante escolher modelos que sejam altos, cobrindo grande parte da extensão das paredes. Outra ideia é inclui-los nas portas de armários ou roupeiros.

  1. Móveis versáteis

Para melhor aproveitamento dos espaços ao decorar apartamento compacto, optar por móveis multifuncionais, que podem ser utilizados para mais de uma finalidade, pode ser uma ótima solução.

Algumas alternativas, além de desempenhar seu papel característico, trabalham conceitos de otimização. Móveis retráteis, aparadores que podem ser usados como mesas, camas que se transformam em sofás e pufes com gaveteiros são alguns bons exemplos dessa ideia.

  1. Nichos e prateleiras

Para deixar o espaço organizado e ainda mais charmoso, uma opção muito bem cotada são os nichos e as prateleiras. Como são móveis que ficam presos na parede, ocupam menos espaço e ainda ajudam na acomodação de outros objetos – livros, porta-retratos, enfeites, potes organizadores, produtos e até peças do vestuário.

Esses móveis são propostas bacanas e que podem ser utilizados em qualquer cômodo da casa, sem restrições. Para maior destaque, podem ser escolhidos modelos e tamanhos variados, inclusive, combinados entre si.

  1. Sem paredes

O conceito aberto é cada vez mais comum e reflete modernidade nos apartamentos. Essa ideia – que é bem funcional e atrativa – consiste na substituição de paredes por outros elementos que causem a sensação de separação e moldura de ambientes.

Aqui, estão incluídos mobiliários, vasos de planta, portas de vidro, entre outros itens. Enquanto as paredes ocupariam mais espaço e ainda transmitiriam a impressão de espaços muito fechados, com essa técnica se tem a integração e maior sensação de amplitude.

Não é porque um apartamento é compacto que ele não vai poder se destacar na decoração. Com essas dicas simples, você garante um local confortável e sinônimo de estilo. Mãos à obra!

E então, pronto para decorar um apartamento compacto? Gostou de nossas dicas ou tem alguma outra boa prática para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários.

 

Leia também:

Cozinhas integradas

Link pinterest: https://br.pinterest.com/marquesconstru/blog-marques/apartamentos-compactos/