Dicas Práticas

Espaços compartilhados: tendência para os condomínios

espacos-compartilhados-marques-construtora

Espaço Fitness – Empreendimento Raízes Morumbi

Os espaços compartilhados em condomínios são cada vez mais valorizados pelos seus moradores por conta de toda a comodidade proporcionada. Essa é uma tendência que começa a fazer sucesso, e veio para ficar – afinal, os novos empreendimentos já são projetados com uma estrutura adequada para essas funcionalidades.

Já imaginou se fosse possível lavar as suas roupas sem precisar ter uma área de serviço dentro do apartamento, mas também sem ter que buscar um estabelecimento fora do condomínio? Ou, então, utilizar um espaço de coworking que fica localizado a menos de dois minutos da sua casa?

Esses são apenas alguns dos exemplos de aplicação dos espaços compartilhados nos condomínios. Veja, a seguir, como essa tendência está sendo explorada pelos novos empreendimentos.

O sucesso dos espaços compartilhados em condomínios

Em meio a todo o caos de uma grande cidade, suprir as suas necessidades básicas sem precisar encarar o trânsito ou andar a pé pela rua é muito atrativo, não é? Essa é a premissa básica dos espaços compartilhados para condomínios, e que facilitam a vida dos moradores.

Entretanto, o sucesso desses espaços vai além da comodidade: trata-se de uma forma de aplicar um sistema de economia colaborativa e integrar os moradores em uma pequena comunidade, em que todos saem ganhando.

Em vez de pagar R$150 na mensalidade de uma academia, por exemplo, você tem acesso a um espaço fitness exclusivo para os moradores do condomínio. Da mesma forma, não é preciso pagar para ser sócio de um clube quando há piscinas, sauna, quadras de esporte e um jardim interno dentro do condomínio, não é?

A exploração dos espaços compartilhados também incentiva a criação de bons relacionamentos entre os vizinhos – que se encontram enquanto lavam suas roupas, fazem exercícios físicos ou relaxam na piscina. Com isso, existe um impacto na qualidade de vida de todos os moradores.

Principais tendências de espaços compartilhados para condomínios

Você já está por dentro das principais tendências de espaços compartilhados para condomínios? Os novos empreendimentos investem cada vez mais nesses espaços e trazem várias inovações para o público. Veja alguns dos ambientes que promovem o compartilhamento entre os moradores:

  • Espaço fitness – Inclui todos os aparelhos necessários para que os moradores não precisem se deslocar até uma academia para praticar exercícios físicos;
  • Espaço gourmet – Ambiente funcional e confortável para a recepção de pessoas com o preparo de alimentos e bebidas – permitindo que mesmo quem mora em apartamentos possa organizar jantares com amigos ou outros vizinhos;
  • Lavanderia compartilhada – Permite que os moradores do condomínio possam lavar as suas roupas sem precisar ocupar espaço com máquinas e produtos no seu apartamento;
  • Horta compartilhada – É um espaço criado especificamente para o plantio de hortaliças que podem ser divididas entre os condôminos;
  • Espaço de coworking – Espaço projetado com todos os equipamentos necessários para que os moradores possam trabalhar sem sair de casa – com mesas, cadeiras, cafeteira, telefone, copiadoras, entre outros recursos;
  • Transporte compartilhado – Pode ser aplicado tanto com um bicicletário equipado com bicicletas de uso comum, quanto com um sistema de vans para levar os moradores aos seus destinos – como levar e buscar as crianças na escola;
  • Área social – Já é um ambiente que costumava ser compartilhado pelos moradores, mas agora recebe mais atenção para que todos possam viver ótimos momentos sem precisar sair do condomínio.

 

Você já conhecia a tendência de espaços compartilhados para condomínios? Gostaria de morar em um condomínio com essas facilidades? Deixe o seu comentário e até a próxima.

 

Leia também:

Vida em Condomínio