#FICADICAMARQUES, Dicas Práticas, Morando no Morumbi

Como escolher o melhor andar para comprar um apartamento?

Como escolher o melhor andar para comprar um apartamento

Escolher o apartamento certo não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso avaliar diversos fatores, como a posição do apartamento em relação ao sol e a ventilação natural, preço, tamanho, localização, entre outros. Porém, muitas vezes, outro aspecto muito importante é esquecido: saber escolher o melhor andar do prédio em questão.

Conforme o preço de mercado, os apartamentos dos andares superiores oferecem facilidades interessantes. Mas qual andar é melhor para comprar um apartamento? O fato de representarem um melhor investimento para vendas futuras ajuda os andares mais altos.

Reunimos alguns dos fatores mais importantes a serem considerados ao tomar essa decisão. Dessa forma, será mais fácil ter certeza da escolha do andar ideal. Continue a leitura e aproveite!

Qual a importância do andar na sua escolha?

Existem vários fatores que influenciam a qualidade de vida em um apartamento. Questões que vão desde a própria localização, até fatores externos como condições climáticas, tamanho do apartamento, vizinhança, acessibilidade, entre outros.

No entanto, boa parte da qualidade de vida que você pode alcançar dentro do novo apartamento é produzida pelas variáveis que você tem que decidir, como a escolha do andar que você e sua família vão morar. Veja mais abaixo!

A vista das janelas conta muito;

Primeiro, olhe para a vista que você terá das janelas em diferentes andares. Se houver muitos prédios e residências ao redor, a área não será muito diferente de um andar para outro.

Agora, se o prédio estiver próximo a praças, parques, lagos e rios, a vista fará a diferença na sua decisão. Afinal, quanto mais alto, maior será a visibilidade que você terá da região. Nesses casos, pode ser ótimo poder passar alguns minutos apreciando a vista da sua futura janela ou varanda.

Por outro lado, a vista dos andares inferiores pode ser estratégica. Se o edifício tiver área de lazer e áreas externas, como jardins, playgrounds, quadras esportivas e piscinas, você terá uma visão especial sobre esses pontos – principalmente se o objetivo for observar as crianças quando elas estiverem nessas áreas.

Privacidade e segurança;

Outro fator importante na hora de escolher um andar é a privacidade que ele proporcionará. E a maior parte dessa questão envolve a proximidade do edifício com outros prédios próximos: se a altura deles for a mesma, e a distância entre eles não for muito grande, será possível ver o que está acontecendo nas casas de seus vizinhos, e vice-versa.

Reduzir a privacidade significa tomar medidas para fechar as janelas e até mesmo a área da varanda, por exemplo, para evitar olhares indiscretos. Em situações como essas, a escolha de andares mais altos reduz esse tipo de problema.

Ventilação;

A ventilação do local é outro ponto a ser verificado na hora de decidir qual o melhor andar para comprar um apartamento. Essa questão é ainda mais grave nos grandes centros urbanos, onde os prédios residenciais e comerciais são majoritariamente ocupados, além de outros prédios específicos – como shopping centers, hospitais, universidades etc.

As barreiras físicas reduzem as correntes de ar e tornam as áreas próximas ao solo – como os pisos térreos – menos ventiladas. Portanto, os arranha-céus recebem mais ventilação e naturalmente trazem ar mais frio ao longo do dia.

Iluminação;

A presença significativa de prédios e outros grandes edifícios na cidade afeta não só a ventilação, mas também a luz natural das casas. Isso ocorre porque os raios do sol são bloqueados, fazendo com que algumas áreas fiquem na sombra ou recebam luz indireta.

Portanto, é natural que os andares mais altos recebam mais luz. É bom lembrar que lugares claros e quentes sofrem menos com a umidade excessiva e os problemas causados por ela, como o mofo.

É importante que esta característica não seja ameaçada pela construção de um edifício vizinho. Isso porque, além de afetar a temperatura interna e o bem-estar da família, a falta de luz solar também diminui a qualidade do seu imóvel.

Acessibilidade;

Pessoas com necessidades especiais e idosos podem ter mais dificuldade em morar em andares altos. Principalmente se não houver elevadores e infraestrutura de acesso adequada.

O acesso à garagem, portaria, caixas de correio e depósito de lixo pode ser inconveniente, especialmente nestes diferentes casos. Este é um fator importante ao considerar qual é o melhor lugar para comprar um apartamento. Afinal, problemas como falta de energia podem surgir.

Quer ajuda para identificar quais os outros pontos de atenção que você deve ter na hora de escolher o andar ideal para a sua nova casa? Entre em contato com um de nossos especialistas e tenha o apartamento perfeito!

Conte sempre com a Marques Construtora!