Dicas Práticas

Como receber bem em casa?

Como receber bem em casa

Receber a família e os amigos em casa é mesmo muito gostoso, mas pode render grandes preocupações em relação ao conforto e bem-estar que precisam ser proporcionados a esses ilustres convidados. E, por mais que, na maioria das vezes, apenas questões de espaço e logística sejam consideradas para esse momento, saber como receber bem e proporcionar bom acolhimento, na verdade, inclui uma série de fatores.

Pensando em tornar essa prática mais cômoda, tanto para os convidados quanto para os anfitriões, este artigo traz algumas questões importantes para serem consideradas sobre como receber bem em casa. Confira:

  1. Como receber bem: estrutura necessária

O local de recepção precisa ser adequado às necessidades dos convidados, ou seja, deve contar com estrutura que os comporte confortavelmente.

O tamanho do local também influencia na hospitalidade, por isso, o número de convidados deve ser compatível ao que o espaço comporta – aqui, considerando não apenas a área em si, mas, sim, todas as estruturas e o mobiliário nela presente.

  1. Espaço confortável

Um dos principais desafios do anfitrião sobre como receber bem é deixar os seus convidados à vontade, confortáveis com a situação e com o espaço em questão. Esse não é um ponto difícil, mas que muito depende da forma que a casa é organizada.

É importante criar espaços de interação (Uma simples roda de cadeiras ou a inclusão de poltronas em frente à televisão, por exemplo), que serão percebidos como aconchegantes pelos que ainda não o conhecem.

A propósito, esses ambientes já devem estar prontos no momento em que as pessoas chegarem, a fim de que entendam que houve um planejamento para a visita. Móveis cômodos e um clima descontraído também devem fazer parte da recepção – por isso, tentar ter um comportamento relaxado em relação a esse evento e à utilização do espaço é fundamental para uma ambientação confortável.

  1. Boa ambientação

A ambientação não se resume apenas ao mobiliário do espaço: Ela compreende, também, o clima, a energia, e os sentimentos envolvidos. Por isso que, para receber bem os convidados, é preciso pensar previamente na atmosfera que será criada.

Investir em um ambiente perfumado, com boa música, luz aconchegante e, principalmente, com muita alegria, pode ser o segredo para um acolhimento cuidadoso.

Desenvolver um espaço em que a emoção se deixe florescer e que seja capaz de gerar entusiasmo nos envolvidos é sinônimo de uma ambientação bem sucedida – ou seja, o cenário adequado para a boa recepção.

  1. Cardápio de qualidade

Dizem que, para conquistar os convidados, nada melhor do que investir em uma boa comida. E, realmente, esse é um dos fatores de maior importância para garantir uma boa recepção.

Para não haver problemas, é importante tomar conhecimento sobre aquilo que é de gosto comum e o que não, se alguém apresenta determinada alergia/intolerância ou se tem necessidade de algo em especial.

Prefira um cardápio variado, farto e com opções adequadas para todas as idades. E não esqueça de que a forma de servir também impacta diretamente nesse aspecto. Então, escolha um formato que seja prático e confortável para todos os presentes.

Vale reforçar que as bebidas também fazem parte desse contexto, por isso, servir bons drinks desde o início da ocasião deve fazer parte da programação.

 

A boa hospitalidade faz, mesmo, toda a diferença para que os convidados se sintam bem e confortáveis em sua casa – então, investir em uma boa preparação para a ocasião é fundamental. Para isso, não há mistério: observando os detalhes que vimos, fica fácil garantir uma boa recepção e, consequentemente, a satisfação dos amigos e familiares com a visita.

E então, gostou de nossas dicas de como receber bem em casa? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

 

Leia também:

 

Algumas dicas para manter o seu apartamento fresco no verão