Dicas de decoração

Decoração industrial é a nova tendência do mercado

decoracao-industrial-e-a-nova-tendencia-do-mercado

Imagine-se à procura de um novo apartamento para morar. Depois de muito vai e vem, o corretor surge com uma barbada. Você vai até o local e observa que o imóvel precisa de reforma: paredes descascadas, alguns móveis fora de moda, tijolos e tubulação aparente. O sujeito da imobiliária parece tenso, pois ainda não sabe que acertou na mosca. Só suspira aliviado ao vê-lo esfregar as mãos e dizer: “Que ótimo lugar para aplicar uma decoração industrial!”.

De fato, a decoração industrial tem se consolidado como tendência. Não é exatamente algo novo (surgiu mais ou menos em 2013), mas demonstra fôlego para seguir firme como estilo popular por mais alguns anos.

Especialmente quem aprecia ambientes amplos, modernos e rústicos ao mesmo tempo, é sensível a esse tipo de decoração. Gente que valoriza espaços com personalidade, originalidade e um certo toque de improviso.

Se essas características batem com o seu perfil, talvez você queira aplicar alguns conceitos da decoração industrial em seu próximo projeto. Nesse caso, convém conhecer um pouco melhor esse estilo. É o que faremos a seguir. Então, fique conosco.

Como surgiu a decoração industrial?

O conceito de decoração industrial tem um pezinho lá na Nova Iorque dos anos 1970. Em especial, no bairro boêmio do Soho. Na época, o pessoal mais descolado (e menos endinheirado) da cidade começou a alugar velhos galpões e frigoríficos abandonados e adaptá-los como moradia. Além de baratos, caíam como uma luva em suas pretensões artísticas, pois eram amplos e davam ótimos ateliês. Surgiram, assim, os lofts.

Não demorou muito para que o loft deixasse de ser coisa de artista pobretão para virar símbolo de estilo e sofisticação. E também não demorou até que fosse exportado para outros lugares. No Brasil, onde não se acha galpão nem fábrica assim fácil no meio da cidade, adotou-se o que se chama loft-inspired: apartamentos que imitam algumas características do loft nova-iorquino.

“E o que isso tem a ver com a decoração industrial?”, você deve estar se perguntando. É que as particularidades que fazem o loft ser o que é foram, ali pelo ano de 2013, atribuídas a esse estilo decorativo. Vamos já saber quais são.

Como ela se caracteriza?

Como sinalizado um pouco antes, a decoração industrial se apropriou das características do loft original. São elas o pé-direito duplo, a planta livre, os ambientes integrados, a presença de estruturas hidráulicas e dutos aparentes e o aproveitamento extensivo da luz natural.

Como contribuição adicional, esse estilo incorporou ao padrão o uso de móveis antigos (vintage), peças de decoração metálicas ou com acabamento rústico, reaproveitamento de materiais de demolição, paletas de cores neutras (com algumas interferências de tons berrantes), entre outras ideias.

Janelas grandes, pisos de cimento, peças de ferro, cromados e muita reciclagem de mobília constituem a assinatura do design industrial. O objetivo é obter um espaço aconchegante, funcional e com uma pegada mais crua e urbana, porém sofisticada.

Por isso, móveis pesados, com insinuações de desgaste, texturas e uma ambientação um tanto quanto cenográfica caem bem nesse estilo. Aposentos sem paredes, com sala, copa e cozinha integradas, os móveis fazendo as vezes de divisória, e a otimização do espaço por meio de mezaninos completam o seu memorial descritivo.

Isso quer dizer que você precisa se mudar para um sótão ou fábrica para se sentir devidamente “industrializado”? Não necessariamente. Isso nos leva ao próximo tópico….

Como aplicar o conceito ao projeto?

Embora tamanho seja documento quando se trata de decoração industrial (teto alto, portas e janelas grandes, espaço amplo), é perfeitamente possível adaptar o conceito aos mais diversos ambientes.

Portanto, mesmo que você não more em um loft nem pretenda realizar grandes intervenções no seu imóvel, pode deixá-lo mais próximo desse estilo realizando algumas mudanças de ordem estética e funcional.

Vejamos, a seguir, algumas ideias:

Paredes e revestimentos

Revestir uma parede com tijolos a vista ou cobri-la com um painel feito de madeira de demolição é uma boa maneira de dar um “sabor” industrial a determinados aposentos — como, por exemplo, a sala de estar ou o dormitório.

Além de garantir o tom de rusticidade necessário, esse tipo de aplicação “esquenta” o ambiente, deixando-o mais agradável e acolhedor — sensação realçada pelo uso das cores certas (em tom pastel, como manda o figurino).

Caso sua parede esteja um pouco dilapidada e você queira fazer um trabalho artístico (no melhor estilo “faça você mesmo”), pode raspar algumas partes do reboco para deixar o tijolo aparente, criando assim um revestimento personalizado.

Se, no entanto, tudo isso parecer um pouco radical para você, existe o recurso de usar uma tinta texturizada para obter o efeito desejado ou cobri-la com papel de parede. Alguns modelos trazem estampas que imitam superfícies rústicas à perfeição. É uma saída econômica e sem nenhum quebra-quebra envolvido.

Objetos decorativos

Ainda mais simples do que lidar com tijolos, tinta ou papel é fazer modificações pontuais em sua mobília.

Adquirir lustres, abajures ou luminárias de metal (não se preocupe em esconder a fiação; fios expostos são parte desse estilo decorativo) ou com feitio retrô, banquetas metálicas e móveis feitos com madeira de demolição, tudo isso dá um charme industrial ao imóvel.

Vale até mesmo dar uma vasculhada em depósitos ou antiquários para encontrar objetos que possam ser reaproveitados. Se quiser pôr as mãos na massa, a tendência dos móveis de paletes pode ser explorada com sucesso.

Só não atravanque o espaço. Afinal, a amplitude é um valor importante desse conceito. Sendo assim, deixe o imóvel o mais livre possível de barreiras: apostar na cozinha americana, com apenas um balcão para separá-la dos demais cômodos é interessante do ponto de vista decorativo. Quanto mais integradas as peças, melhor.

Por fim, caso seja possível deixar dutos ou tubulações metálicas à mostra, o projeto ganha pontos de modernidade extras.

E não esqueça de um detalhe importante: a finalidade do ambiente. Não convém sacrificar o aconchego do lar em favor de uma inclinação estética que pode, a curto prazo, cansar. A decoração industrial tem que se incorporar ao seu dia a dia com naturalidade, fazendo com que os momentos em casa sejam ainda mais prazerosos.

O que achou deste post? Esperamos que ele tenha solucionado suas dúvidas e deixado você em dia com essa tendência decorativa. Falando em expectativa, apostamos que este post sobre flores em apartamento é o que você precisa para tornar seu apê mais alegre e florido. Sendo assim, só nos resta desejar boa leitura!

 

Inspire-se mais em nosso painel do Pinterest