Dicas Práticas

Home office: como ser organizado para produzir bem?

home-office-como-ser-organizado-para-produzir-bem

O modelo de trabalho em home office parece perfeito para muitos brasileiros, porém, essa visão começa a mudar depois de alguns dias tentando produzir bem dentro de casa, mas sem conseguir render – seja pela interferência dos familiares, a dificuldade em sair da cama de manhã ou pela influência das redes sociais.

O número de pessoas que não sai de casa para trabalhar é cada vez maior no Brasil, pois muitas empresas adotam essa forma de trabalho para reduzir custo, e vários autônomos conseguem prestar serviços à distância. Porém, a produtividade é sempre um desafio para esses profissionais.

Você ainda está em busca das melhores formas de ser organizado para produzir bem? Então, confira algumas dicas para otimizar o seu home office.

#1 Crie um ambiente adequado para o home office

O primeiro passo para organizar as suas atividades profissionais é criar um ambiente adequado para o home office. Imagine que você tenha uma escrivaninha no seu quarto ao lado da cama. É muito difícil manter o foco quando se está tão perto de tirar uma soneca, não é?

Reserve um espaço especial em casa que seja adequado para focar somente nas atividades profissionais – sem distrações. Certifique-se de que você tem todos os equipamentos e materiais necessários para que não precise que se deslocar frequentemente até os outros cômodos e perca a concentração.

#2 Estabeleça uma rotina

Engana-se quem pensa que ter um regime home office é sinônimo de trabalhar em horários completamente desregulados. Estabelecer uma rotina é fundamental para aumentar a produtividade das atividades: é importante que você acorde sabendo exatamente em quais períodos do dia deve trabalhar – mesmo que esses horários variem de um dia para outro.

#3 Defina metas diárias

Outra forma de manter a organização para potencializar a produtividade é definir metas diárias. Ao final de um dia de trabalho, planeje o seguinte e liste todas as tarefas que devem ser concluídas – definindo uma ordem de prioridade. Dessa forma, você sabe exatamente o que deve fazer ao longo do dia.

#4 Converse com a sua família sobre o trabalho

Se você mora com outros familiares que passam o dia em casa, é muito importante que você tenha uma boa conversa sobre as suas atividades profissionais e estabeleça períodos em que não deve ser incomodado. A pior coisa que você pode querer é ser interrompido frequentemente para resolver assuntos da casa.

#5 Utilize a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro foi desenvolvida para aumentar a produtividade em atividades profissionais ou de estudo. A sua adoção é bem simples: você deve cronometrar 25 minutos de trabalho e fazer 5 minutos de descanso. Ao fim de quatro ciclos, faça uma pausa maior (de 15 a 30 minutos) e recomece as atividades.

#6 Livre-se das distrações

Você já reparou quanto tempo passa mexendo no seu celular? Ou, então, navegando pelas redes sociais? Essas são distrações muito comuns, e que podem afetar a sua produtividade. Portanto, procure ficar longe de todos os dispositivos que tendem a tirar a sua concentração em meio ao trabalho – ou deixe para acessá-los nos momentos de pausa da técnica Pomodoro.

#7 Saiba o momento de encerrar as atividades

Vários profissionais que trabalham em home office não têm um horário definido para encerrar os trabalhos do dia – o que é uma prática que se torna desgastante com o passar das semanas. Quando você trabalha até tarde, pode comprometer o rendimento do dia seguinte.

Por isso, para evitar o cansaço excessivo e manter a sua saúde, limite um horário máximo para encerrar as atividades e tire o restante do dia para descansar.

E então, gostou das dicas de produtividade para trabalhar em home office? Como você costuma organizar as suas atividades? Deixe o seu comentário e até a próxima.

 

Leia também:

Menos é mais: Dicas de organização para evitar acúmulos

 

Veja outras formas de usar essa ideia na sua decoração aqui no nosso painel do Pinterest.