Dicas Práticas

Porta-retratos: Item essencial na decoração

porta-retratos-item-essencial

A decoração dos ambientes tem papel significativo na construção do conceito dos espaços, por isso, precisa ser trabalhada de forma consciente e eficaz. Alguns itens práticos, que trazem mais harmonia e beleza, são fundamentais nesse contexto – a exemplo, o famoso porta-retratos. Esse elemento, além de deixar o ambiente mais aconchegante, ainda suscita boas recordações para os moradores.

Para planejar o melhor aproveitamento do porta-retratos nos espaços, alguns detalhes precisam ser pensados. Confira, neste artigo, os atributos que ajudam a transformar esse em um item essencial na decoração de ambientes.

Modelos e tamanhos dos porta-retratos

Os modelos de porta-retratos são diversos, e cada um trabalha um conceito diferente. É a partir dessa variedade que é possível caracterizar e trazer mais personalidade ao espaço – isso porque, como a gama de produtos é vasta, você tem a possibilidade de escolher (e combinar) aqueles que melhor representam a sua essência, bem como a impressão que quer transmitir nos ambientes.

São diferentes formatos – redondo, oval, quadrado, retangular, de coração e até de outras formas geométricas. Os materiais também variam da madeira ao ferro envelhecido, e representam não apenas atributos de qualidade, como também de originalidade.

Vale lembrar de que quando consideramos as tendências de decoração, valorizar alternativas criativas e que se complementem é um caminho inteligente. A mistura do retrô com o moderno e o contraste do neutro com o ousado, por exemplo, são algumas das possibilidades mais interessantes.

Cores e texturas dos porta-retratos

Não são apenas os modelos que definem a escolha dos porta-retratos ideais: as cores e texturas neles trabalhadas também são decisivas. As molduras são tão importantes quanto a foto para a decoração do espaço, por isso, precisam ser bem pensadas para o contexto.

Por exemplo, se a ideia é criar um ambiente mais discreto e com proposta sutil, as cores usadas devem ser mais neutras e as texturas pouco perceptíveis. Por outro lado, se a ideia é criar pontos de atenção aos objetos, contrastes de cores e uso de padronagens e texturas mais marcantes estão permitidas. A base da composição deve ser sempre a harmonia, independentemente do tipo de proposta pensada – ou seja, a imagem percebida deve ser sempre agradável ao olhar e ter um equilíbrio com o restante da sua decoração.

O mais moderno, hoje, é saber compor, somando diferenças e combinando similaridades. Para acertar em cheio nas escolhas, o recomendado é testar diferentes combinações dos objetos diretamente nos ambientes em que você pretende colocá-los, afinal, nada como ter a certeza do resultado!

Localização dos porta-retratos

O porta-retrato pode ser lindo, muito bem-acabado e representar o seu estilo, mas se não estiver em localização privilegiada, não será percebido da forma pretendida. Escolher bem o espaço contribui para o efeito perfeito.

Por isso, evite ao máximo espaços muito amontoados, que prejudiquem a harmonia e o destaque dos bons momentos retratados. Procure deixar seus porta-retratos sempre à altura dos olhos das pessoas – isso facilitará a sua visualização e criará um efeito aconchegante na decoração.

Ainda, cuide, também, com os contrastes, já que se os porta-retratos forem colocados em espaços de textura e cor muito semelhantes, poderão parecer “camuflados”. Pendurá-los nas paredes ou dispô-los em prateleiras amplas podem ser ideias bacanas. Organizá-los em conjunto, criando uma composição entre mais de um modelo, pode ser uma forma de dar destaque a eles. Use a criatividade e crie o melhor cenário para dispor esses itens tão importantes para ter uma decoração aconchegante, atrativa e personalizada.

Não tenha dúvidas de que os porta-retratos podem ser grandes protagonistas na decoração dos seus ambientes. Eles podem ser utilizados desde em um ambiente vintage ao mais contemporâneo, e combinando os melhores modelos com as fotografias dos momentos mais importantes da sua vida, essa ideia tem tudo para ser um grande sucesso! Não deixe de pesquisar as novidades do mercado e usar toda a sua criatividade para o processo de escolha. Você vai ver, esse detalhe poderá fazer, mesmo, toda a diferença!

Você já utiliza porta-retratos em sua decoração? Tem alguma outra dica sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Leia também:

Como integrar adesivo de azulejo na decoração?

 Veja outras formas de usar essa ideia na sua decoração aqui no nosso painel do Pinterest.