Dicas Práticas

Dicas essenciais para boa convivência em condomínio

boa convivencia em condominio

Ter uma boa convivência com os outros moradores do seu condomínio pode elevar a qualidade de vida de todos, não é? Muitas pessoas focam apenas na qualidade do apartamento ou nas áreas comuns do condomínio, mas a verdade é que manter uma boa relação com todos também é muito importante no momento de escolher a sua casa.

Imagine um condomínio em que os vizinhos tenham problemas de relacionamento e estão sempre em guerra.Mesmo aqueles que não estão envolvidos na confusão podem ter a sua qualidade de vida afetada – principalmente quando o síndico está relacionado aos conflitos.

Para evitar situações como essa e garantir que você tenha ótimos relacionamentos com os vizinhos, preparamos algumas dicas essenciais de convivência em condomínio. Confira.

Dicas de boa convivência em condomínio

Conseguir manter uma boa convivência com os outros moradores do condomínio não é uma tarefa muito difícil, e nem demanda um grande esforço. São nos detalhes que os bons relacionamentos acabam sendo construídos. Veja algumas dicas que você pode começar a colocar em prática o quanto antes:

Conheça e obedeça às normas

O primeiro passo para uma boa convivência em condomínios é conhecer e seguir as normas previstas – que valem igualmente para todos. Isso pode incluir desde respeitar o horário de silêncio até instruções sobre animais de estimação.

Imagine que o horário de silêncio do condomínio seja a partir das 22h, e um vizinho ouça música no volume máximo até a meia-noite. Ou, então, um outro vizinho que não respeita as regras de estacionamento e deixa o seu carro parado na porta do bloco para descarregar as compras. Essas são algumas das situações que podem acabar gerando um desentendimento entre os moradores.

Informe os vizinhos sobre eventos que fogem do comum

Você vai fazer uma obra que dura alguns dias? Ou, então, pretende receber alguns amigos para uma pequena confraternização no final de semana? Procure informar o síndico e os moradores próximos ao seu apartamento sobre esses eventos que fogem do comum. Esse é um sinal de preocupação com o bem-estar dos outros moradores, e é muito bem-visto.

Trate todos com cordialidade

É impossível nutrir laços de amizade com todos os moradores do condomínio, mas o mínimo que pode ser feito é tratar os vizinhos com cordialidade. Procure cumprimentar e ser amigável nas pequenas interações que ocorrem no dia a dia. Essa atitude pode fazer toda a diferença para uma boa convivência.

Preze pela conservação do ambiente

O condomínio é um ambiente compartilhado pelos moradores, certo? E todos devem ajudar a conservá-lo e mantê-lo sempre em boas condições. Faça a sua parte para melhorar a qualidade de vida dos que compartilham os mesmos ambientes com você.

Saiba compartilhar as áreas comuns

Essa é uma situação recorrente em vários condomínios: os moradores que não entendem que as áreas comuns devem ser utilizadas por todos. Saiba compartilhar os espaços e utilizá-los sem afetar a experiência das outras pessoas, que também têm o direito de usufruir da estrutura – seja da quadra de esportes, salão de festas, academia ou piscina.

Procure resolver todos os conflitos com diálogo

Mesmo seguindo todas essas dicas de boa convivência, nem sempre os seus vizinhos demonstrarão essa preocupação com os outros moradores. Nessas situações, procure resolver as situações com diálogo – evitando conflitos e buscando um rápido desfecho para a história.

Você gostou das dicas para uma boa convivência com os moradores do condomínio? Como costuma lidar com os vizinhos? Deixe o seu comentário e até a próxima.

 

Leia também: Espaços compartilhados: tendência para os condomínios