Mercado imobiliário

O que é INCC?

O que é INCC

Para cada categoria de financiamento, existem diferentes taxas, impostos e juros relativos à operação. Quando se trata de construção civil, um dos índices mais importantes é o INCC, ou Índice Nacional de Custo da Construção.

O INCC é definido mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e mede o aumento do custo dos insumos utilizados nos empreendimentos habitacionais financiados. Esse índice pertence aos três componentes do Índice Geral de Preços (IGP), portanto corresponde a 10% de sua composição.

O índice foi o primeiro a ser oficialmente incluído no custo da construção civil no Brasil, tornando-se gradativamente o principal indicador de custos em uma determinada área do país. O principal objetivo do INCC é fornecer estatísticas contínuas, que é um índice resumido medido mensalmente entre o primeiro e o último dia de cada mês civil.

Para entender melhor o que significa INCC, confira todos os detalhes neste artigo.

O que é INCC?

O índice foi criado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em 1944. Ele analisa as oscilações de preços no mercado da construção civil em algumas cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília.

A FGV verifica mensalmente os valores dos materiais de construção e equipamentos. Serviços relacionados ao trabalho, como mão de obra, são incluídos no cálculo. Com base nisso, a FGV calcula o INCC, que mostra a variação dos preços de um mês para o outro.

Como funciona?

O INCC é um termômetro da construção civil. Afinal, através deste índice podemos ver o quanto os preços variam. Se a taxa subir mensalmente, pode significar aumento da demanda por materiais de construção, e também ao contrário.

Para que serve?

As construtoras o utilizam para calcular o valor dos novos projetos a serem financiados na planta. Afinal, como prédios e apartamentos levam anos para ficarem prontos, os preços variam. Assim, as empresas projetam o valor das vendas com base na situação atual.

Por esse motivo, o INCC incide apenas sobre o valor do financiamento. Na compra de imóveis à vista, essa taxa não é cobrada. Se você fizer um depósito e financiar o restante, o INCC é cobrado apenas sobre ele. Como esse índice muda todos os meses, ele é cobrado mensalmente do saldo devedor.

Como calcular?

O cliente não precisa se preocupar em como calcular o INCC. Ele se concentra nos atrasados todos os meses. Por exemplo, se o INCC desse mês foi de 0,5%, ele incidirá sobre o restante devido do imóvel. O valor adicional será dividido entre as parcelas restantes.

É possível acompanhar a tabela do INCC, por exemplo, no site da FGV. Possui um histórico de variações do índice todos os meses. Aqui você pode ver como o índice mudou ao longo dos anos. Isso mostra como era a situação econômica da época e ajuda muito a entender o desenvolvimento do mercado imobiliário.

Este índice concentra-se em financiamentos e consórcios. Indeniza a construtora pelos prejuízos causados pela variação de preços. O valor que ela assumiu para a construção deve, portanto, ser reposto todos os meses nos custos totais.

Por que sobe?

O INCC acumulado de 2021 foi de 13,84%. Isso está bem acima do que foi registrado em 2020, quando foi de 8,81%.

Vários fatores são levados em consideração ao calcular o valor de um material de construção. Alguns deles são o valor da energia e do combustível. Como o valor desses dois itens disparou, isso se reflete no INCC. Isso também se aplica ao valor dos serviços e trabalhos.

Outro fator que chama a atenção é o aumento do número de pequenas reformas. À medida que mais pessoas investem em imóveis, a demanda por materiais de construção também aumenta, tornando-os mais caros.

INCC x juros

O índice ajusta a variação dos valores do setor de construção civil. Os juros já são calculados pela construtora que financia a obra. Por isso, na hora de assinar o contrato de financiamento, leia com atenção as taxas que incidem, além do INCC e dos juros.

Afinal, por mais que um imóvel seja um investimento, ele não pode comprometer o orçamento. O ideal é destinar no máximo 30% da renda para pagar as parcelas. Isso lhe dará mais liberdade para cobrir outras despesas no futuro sem problemas.

Conheça a Marques Construtora

Nestes 44 anos de experiência, o maior diferencial da Marques Construtora é o total respeito com os clientes.

Por isso, os mais de 10.000 apartamentos construídos até hoje foram entregues rigorosamente no prazo, além das 3.000 unidades em construção.

Fale Conosco e garanta o seu sonho!