Mercado imobiliário, Morando no Morumbi

Qual a importância da sustentabilidade para a construção civil?

Qual a importância da sustentabilidade para a construção civil

A indústria da construção civil desempenha um papel significativo no desenvolvimento de infraestruturas e no crescimento econômico. No entanto, ela também é responsável por uma parcela considerável de impactos ambientais negativos. É nesse contexto que a sustentabilidade se torna fundamental. A adoção de práticas sustentáveis na construção civil traz uma série de vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para o setor em si.

A sustentabilidade na construção civil envolve a incorporação de técnicas, materiais e estratégias que visam reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar os impactos ambientais, promover a eficiência energética e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A sustentabilidade e a construção civil

Essas práticas não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também trazem vantagens econômicas e sociais. Vamos explorar algumas delas.

1. Conservação de recursos naturais: A sustentabilidade na construção visa reduzir esse consumo, otimizar o uso de recursos escassos e promover a reciclagem de materiais. Isso resulta em uma maior eficiência e uma menor pressão sobre os ecossistemas naturais.

2. Eficiência energética: Isso envolve o uso de isolamentos térmicos, sistemas de iluminação eficientes, fontes de energia renovável e tecnologias de gestão de energia. A eficiência energética reduz o consumo de eletricidade e combustíveis fósseis, resultando em uma menor emissão de gases de efeito estufa e redução do impacto ambiental.

3. Redução de resíduos e reciclagem: Práticas sustentáveis enfatizam a redução de resíduos na fase de construção, bem como a reutilização e a reciclagem de materiais. Isso não apenas minimiza a necessidade de aterros sanitários, mas também reduz a extração de recursos naturais.

4. Melhoria da qualidade de vida: Esses edifícios são projetados para oferecer conforto térmico e acústico, melhor qualidade do ar interior e espaços saudáveis. A utilização de materiais de construção sustentáveis e não tóxicos contribui para a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

5. Cumprimento de regulamentações e certificações: A adoção de práticas sustentáveis na construção civil permite às empresas cumprir regulamentações ambientais e de eficiência energética. Além disso, existem certificações reconhecidas internacionalmente, como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), que avaliam e certificam edifícios sustentáveis. Obter essas certificações demonstra compromisso com a sustentabilidade e agrega valor ao empreendimento.

Quais são as práticas para isso?

Agora que vimos algumas das vantagens da sustentabilidade na construção civil, é importante destacar algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas:

1. Planejamento sustentável: Desde a concepção do projeto, considere a localização, a orientação solar, o aproveitamento de recursos naturais, a eficiência energética e a gestão de resíduos.

2. Uso de materiais sustentáveis: Priorize materiais de construção certificados, de baixo impacto ambiental e provenientes de fontes sustentáveis. Considere também a possibilidade de utilizar materiais reciclados ou recicláveis.

3. Eficiência energética: Instale sistemas eficientes de iluminação, aquecimento, ventilação e refrigeração. Invista em isolamento térmico e utilize energias renováveis, como painéis solares ou sistemas de energia eólica.

4. Gestão de resíduos: Implemente estratégias para reduzir a geração de resíduos na construção e promova a reciclagem de materiais. Estabeleça parcerias com empresas especializadas na coleta e reciclagem de resíduos de construção.

5. Conservação de água: Utilize sistemas de captação de água da chuva, torneiras e chuveiros economizadores, e adote paisagismo sustentável, com plantas nativas e de baixa demanda hídrica.

6. Educação e conscientização: Promova a educação e conscientização de todos os envolvidos na construção civil, desde arquitetos e engenheiros até os trabalhadores, sobre a importância da sustentabilidade e das práticas sustentáveis.

É importante ressaltar que a sustentabilidade na construção civil não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente. O setor é responsável por uma parcela significativa dos problemas ambientais, como o consumo excessivo de recursos naturais, a poluição do ar e da água, a degradação do solo e a emissão de gases de efeito estufa.

Além das vantagens mencionadas, a sustentabilidade na construção civil também contribui para o bem-estar das comunidades e para a criação de espaços mais saudáveis e agradáveis.

Para que a sustentabilidade se torne uma prática comum na construção civil, é necessário o envolvimento de todos os atores do setor, desde os proprietários de imóveis e empreiteiras até os governos e os profissionais da área.

Conheça a Marques Construtora

Nestes 44 anos de experiência, o maior diferencial da Marques Construtora é o total respeito com os clientes.

Por isso, os mais de 10.000 apartamentos construídos até hoje foram entregues rigorosamente no prazo, além das 3.000 unidades em construção.

Fale Conosco Aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique de olho no nosso blog.