Dicas Práticas

Sustentabilidade no dia a dia: como consumir com consciência

consumir com consciência

Todos sabemos que a reciclagem é uma das principais bandeiras da sustentabilidade. E com razão: quanto mais energia e matéria-prima puderem ser economizadas na fabricação dos produtos usados no dia a dia, decorrente de um menor descarte desses mesmos produtos, menor o impacto negativo imposto ao meio ambiente.

Entretanto, ainda que todo o esforço seja empreendido no sentido de reciclar a maior quantidade possível de plástico — para citar o principal vilão da sustentabilidade — isso mal chega a arranhar a superfície do problema. Isso porque a quantidade de plástico produzido é infinitamente superior ao montante que é reaproveitado.

O Brasil, por exemplo, produz mais de 11 milhões de toneladas de plástico anualmente (números apurados em março de 2019). Essa marca o coloca entre os quatro maiores produtores de lixo plástico do mundo (perde apenas para Estados Unidos, China e Índia). Além disso, é um dos que menos reciclam: só 1,2% dessa produção (pouco mais de 145 mil toneladas) é reaproveitado. O resto vai parar em aterros sanitários.

Trata-se de uma realidade que não é exclusiva do Brasil. Em todo o mundo, existe uma grande dificuldade em lidar com os resíduos plásticos e quem paga o pato é a natureza. Mas a indústria do plástico não pensa em parar.

Cabe às pessoas tomarem essa decisão. Isso significa ser mais criterioso em relação aos artigos descartáveis que consumimos. Fazermos uso consciente do plástico, entre outros artigos industrializados, e exercermos nosso poder de escolha.

A seguir, listamos algumas dicas de consumo consciente para pronta adoção de todos. É necessário uma atitude. Então, que tal tomá-la todos juntos? Então, comecemos com usar menos produtos descartáveis.

Estando combinados, vamos em frente.

Adote uma “eco bag”

Anteriormente considerada atitude de “bicho-grilo”, a adoção de uma “eco bag” (sacola de compras, se você preferir) se converteu em necessidade, visto o enorme dano que as famigeradas sacolinhas de supermercado provocam ao meio ambiente.

O motivo é que as sacolas descartáveis não entram no ciclo da reciclagem, tendo por destino certo os lixões e aterros sanitários — quando não, o que é muito frequente, o oceano, onde promovem aquelas cenas perturbadoras de animais marinhos agonizando por confundi-las com alimento.

Por isso, o melhor a fazer é dar um basta nas sacolas plásticas. E a solução é simples: tenha sempre com você uma sacola de pano ou de lona para as compras de supermercado. Alguns modelos são realmente muito práticos, podem ser dobrados até caberem na bolsa, o que facilita dispor sempre de uma para qualquer ida inesperada ao mercadinho. Deixar outra no porta-luvas do carro também ajuda.

Substitua o plástico pelo vidro

Você é daquelas pessoas que têm verdadeira paixão por colecionar recipientes de plástico? É fã incondicional dos tais Tupperware? Bem, é hora de rever seus conceitos. A sugestão que temos é: substitua os potes de plástico por similares de vidro.

Sim, o vasilhame de vidro quebra, é mais caro etecétera e tal. Mas os benefícios compensam de longe os aborrecimentos. A começar pelo fato de o vidro manter uma relação mais amistosa com a reciclagem, pois pode ser moído e reaproveitado indefinidamente.

Depois, deve-se considerar que o plástico não se dá muito bem com alimentos: a higiene não é eficiente, ele retém o cheiro da comida e não serve para aquecer no micro-ondas.

Já o vidro, tira isso tudo de letra. Ou seja, viva o vidro!

Use embalagens de papelão

Outro material bem mais “eco friendly” que o plástico é o papelão. E ele serve como embalagem de uma série de produtos que usamos no dia a dia. Um exemplo são as caixas como as da Tetra Pack, que acondicionam uma série de líquidos e têm sido usadas com eficiência em projetos de reaproveitamento.

Portanto, se o produto que você precisa possui um similar embalado em papelão, dê crédito a este. E não esqueçamos de que também podemos usar as caixas de papelão excedentes no mercado para embalar as compras, aposentando de vez a sacolinha plástica.

Prefira garrafas retornáveis

Uma das formas que a indústria tem de seduzir o consumidor é oferecendo-lhe praticidade. Dentro dessa lógica, com o tempo, as garrafas e embalagens retornáveis caíram em desuso, sendo substituídas por similares descartáveis.

De fato, é muito prático: você compra um refrigerante ou uma cerveja e não se preocupa em levar o “casco”. Sem falar que a adoção da garrafa PET elevou o descarte a níveis máximos. Esse comportamento, aliás, tornou-se tão arraigado que iniciativas posteriores, visando retomar a prática da embalagem retornável, não vingaram.

Pois é o momento de dar apoio a esse movimento. Se existem opções no mercado de reutilização de frascos, vamos aderir!

Retorne ao granel

Falando em retorno, você talvez não tenha vivido essa época, mas seus avós, com certeza, viveram. Falamos da época em que se comprava os insumos a granel em mercadinhos de secos e molhados.

Pois ocorre que alguns empreendedores têm retomado essa prática, aproveitando justamente essa onda de preocupação com o meio ambiente. Isso, sem dúvida, chega em boa hora.

Sendo assim, se você procurar bem, vai encontrar empresas que comercializam uma série de produtos a granel, tipo chás, macarrão, café, arroz e outros grãos. Parece exótico? Lojas que vendem suplementos e produtos naturais já utilizavam esse formato.

Sua única preocupação deve ser dispor de vasilhames (de vidro, por favor!) para facilitar a compra e não precisar dos saquinhos transparentes habituais.

Não se pode dizer que esse tipo de mudança de atitude é isenta de sacrifícios. É preciso cultivar novos hábitos, pensar um pouco mais antes de cada compra e, principalmente, exercer na plenitude nosso poder de escolha.

É possível que haja um custo para isso, não podemos negar. Entretanto, se nos engajarmos nesse movimento e levarmos outros conosco, poderemos ajudar a construir um amanhã mais sustentável e com o uso de menos produtos descartáveis. A natureza necessita desse cuidado.

Contamos com você! Ao lado de outras atitudes responsáveis, como o consumo moderado da água, a separação de lixo reciclável para a coleta seletiva e outros temas que abordamos nesta série, podemos não apenas melhorar a nossa relação com o planeta, como inspirar outros a fazer o mesmo. Falando em inspirar, que tal aplicar as dicas deste post sobre economia de energia? Não apenas a natureza, como o seu bolso, vão respirar melhor. Portanto, não deixe para depois essa leitura essencial.