Dicas Práticas

Sustentabilidade no dia a dia: como economizar energia elétrica

energia elétrica

Todo início de mês, ao receber o talão de energia elétrica, você sente (com o perdão do trocadilho) um choque? Talvez seja hora de rever seus hábitos de consumo.

Nem dá para mensurar o tamanho da importância que a eletricidade tem na vida de todos. Ela praticamente define a nossa noção de modernidade.

Pense em tudo o que você NÃO seria capaz de fazer sem ela. Para começar, não estaria lendo este post. E, embora esse importante bem não alcance a todos — devemos lembrar — a vida no meio urbano seria impraticável sem a sua presença.

No entanto, a energia tem um custo. E ele não se traduz apenas na conta que se paga a cada mês. Para que ela possa iluminar os lares do Brasil inteiro (ou quase), operações que impactam de modo mais ou menos profundo o meio ambiente precisam ser realizadas.

Mais de 80% da energia que acende as cidades vêm de hidrelétricas, processo considerado limpo do ponto de vista do aquecimento global, mas que exige represamento de rios e isso traz um custo ambiental e socioeconômico severo, ao alterar de forma dramática o cotidiano das comunidades próximas da usina (vide Belo Monte).

Além disso, as constantes crises hídricas e diminuição dos reservatórios têm estimulado a reutilização de usinas termelétricas, em sua maioria movidas a gás natural, e cuja operação resulta em aumento na emissão de gases de efeito estufa.

Portanto, promover uma economia na conta de luz não faz bem somente ao seu orçamento. É uma forma de ajudar o planeta, na medida em que a mudança paulatina da sociedade, especialmente em épocas de pico de consumo, diminuirá a demanda por energia, e a consequente necessidade de queimar combustível para aumentar a produção de gigawatts.

Utópico? Até pode ser. Ao menos, você promoverá um alívio nas contas pessoais. Sendo assim, seguem algumas dicas para economizar energia elétrica. Confira.

Aposente as lâmpadas incandescentes

Se você ainda possui lâmpadas incandescentes em casa, saiba que passou da hora de aposentá-las. Isso porque essas velhas conhecidas, conquanto sejam baratinhas, não duram muito e consomem bastante energia.

De uns tempos para cá, surgiu a tendência de uso de lâmpadas de filamento de carbono para fins decorativos. Trata-se de uma concessão que algumas pessoas fazem em razão do benefício estético que esse tipo de lâmpada incandescente proporciona. Ou seja, é uma exceção.

O correto é substituir as incandescentes por modelos mais econômicos. As opções são as lâmpadas fluorescentes compactas (ou eletrônicas), que duram até dez vezes mais que as tradicionais e têm baixo consumo. Entretanto, como contêm mercúrio, precisam ser descartadas em coletores apropriados.

A outra opção é a lâmpada à base de diodos emissores de luz (LED). Embora custem mais caro que suas concorrentes, possuem maior durabilidade e gastam 80% menos energia que as incandescentes. Também proporcionam o dobro de economia em relação às eletrônicas.

A longo prazo, considere adotar dispositivos LED como o padrão luminoso do apê.

Reduza o tempo debaixo do chuveiro

Outro vilão do consumo de energia em casa é o chuveiro. A depender da época do ano e dos hábitos de banho da família, o acréscimo na fatura pode chegar a 30%.

Algumas medidas ajudam a “segurar” o reloginho da luz. A primeira e mais importante é: reduza o tempo debaixo do chuveiro. Além de ser algo simples, que demanda apenas uma reeducação nos hábitos, ela tem o benefício adicional de poupar água, outro recurso importantíssimo prejudicado pelas escolhas equivocadas que fazemos.

Além disso, é importante observar algumas especificações ao comprar uma nova ducha ou chuveiro. Esses aparelhos vêm com um selo do Inmetro que traz informações sobre consumo médio mensal, potência etc. Os mais econômicos recebem classificação A.

Outro macete para economizar energia no banho é, no período mais quente do ano, manter o seletor do chuveiro na posição Verão. Isso dá uma economia média de 30%.

Invista em energia solar

Antes inviável devido ao alto custo envolvido, o uso de energia solar em ambiente doméstico começa a se tornar uma opção de fato. Existem projetos para diferentes propósitos, o que tem ajudado na popularização dessa alternativa.

Por exemplo, é possível adquirir um sistema de aquecimento solar específico para a água do chuveiro, da torneira da pia ou até da piscina. Com o tempo, é um investimento que dá retorno.

Inclusive, alguns empreendimentos imobiliários, sintonizados nessa tendência, preveem a instalação de placas solares na planta dos imóveis, o que torna a opção ainda mais atrativa.

Tire os eletrodomésticos da tomada

Seja por comodidade, seja por comodismo, acostumamo-nos a deixar a maioria dos aparelhos na tomada: televisores, micro-ondas, entre outros. A questão é que, mesmo desligados, esses eletroeletrônicos continuam consumindo energia. O ideal, portanto, é removê-los da tomada.

Outro hábito nocivo à economia de energia é deixar aparelhos ligados, mesmo quando não estão em uso. A tevê, novamente. Especialmente quando há crianças em casa, é comum que o televisor fique permanentemente em funcionamento. Procure educá-las (e a você também) para desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo.

Falando em maus hábitos, que tal rever a sua mania de deixar o telefone celular carregando a noite inteira? O correto é que ele fique na tomada o tempo suficiente para encher a bateria.

Aproveite a luz natural

Se estiver pensando em realizar alguma mudança no layout do apê, não deixe de considerar em seu projeto um melhor aproveitamento da luz ambiente.

No caso de uma mudança estrutural, é possível pensar em janelas mais amplas, na incorporação de elementos vazados, claraboias ou panos de vidro em seu plano de reforma.

Uma mudança mais pontual pode incluir a escolha de uma tinta de parede clara, como maneira de aproveitar melhor a luminosidade que vem de fora. Outra opção é inserir espelhos na decoração. Além de criarem uma sensação de amplitude, eles potencializam a luz ambiente.

Existem muitas outras maneiras de se economizar energia elétrica — a maioria delas são procedimentos bem simples, como desligar as luzes dos cômodos que não estiverem em uso, manter a tela do PC no modo de economia de energia, ligar a máquina de lavar e o ferro de passar somente quando houver uma boa quantidade de peças para lavar e passar.

Quase tudo demanda pequenas mudanças de rotina, coisa que, com um pouco de disciplina, é possível implementar. Além de se conseguir um alívio no bolso, o fato de economizar energia elétrica ajuda o meio ambiente.

Esperamos que você possa adotar algumas dessas medidas em seu dia a dia. Os benefícios valem o esforço. Aproveitando, que tal ler este post sobre uso de espaços coletivos? Trata-se de mais uma medida sustentável que faz bem a todos. Boa leitura e até a próxima!