Dicas de decoração

Tendências em decoração 2020: Azul Pantone

Azul Pantone

Como tradicionalmente acontece toda virada de ano, a Pantone anunciou ali pelo final de 2019 qual seria a sua cor para 2020. Ano passado, tivemos o Living Coral como a tonalidade mestra dos últimos doze meses, como você bem recorda. Este ano, a bola está com o azul.

A princípio, parece a transição de um conceito sofisticado para uma ideia um pouco menos elaborada, algo quase despojado, sem muita inspiração. Além do mais, a cor azul faz uma associação imediata com o frio, a frugalidade, uma certa melancolia. Um tom sóbrio, introspectivo.

Seria isso mesmo o que a empresa que é referência no mundo das cores e dita as tendências dos segmentos do design, da decoração e assemelhados está comunicando com essa sua escolha?

Mais importante: como isso se encaixa em nossos planos e projetos de decoração em 2020? É o que tentaremos descobrir no post de hoje. Por isso, continue conosco e saiba mais sobre essa reviravolta conceitual e, principalmente, o que esperar do Azul Pantone 2020. Vamos conferir?

Um azul clássico

Para começar, é importante falarmos um pouco mais sobre a eleição da Pantone para o corrente ano.

Escolhida para ser a cor símbolo de uma nova era, segundo explicação da empresa norte-americana que dá as cartas no mundo do design, a Pantone Classic Blue 19-4052, que é a referência da cor, refere-se a um azul-escuro, semelhante ao que vemos ao cair da noite. Aquele azul profundo que vai aos poucos cedendo lugar ao preto.

Os valores associados a essa tonalidade são mais refletivos, de calmaria, serenidade, simplicidade e elegância. “Um tom azul atemporal e resistente”, na concepção da própria Pantone, e que emite sinais de paz e confiança para um ano que, sabemos, tem sido bastante conturbado.

Inclusive, e também como demonstração do alcance que o anúncio da Pantone tem no dia a dia das pessoas, tão logo foi anunciado, o Classic Blue foi envolvido em uma campanha pela sustentabilidade.

É que, segundo a WWF Hungria, o tom de azul de que trata a Pantone está esmaecendo, dando lugar ao cinza, em razão da crescente poluição do ar. A campanha foi divulgada nas redes sociais com a hashtag #SaveClassicBlue.

Como usar o Azul Pantone 2020 na decoração?

Independentemente de questões mais filosóficas, na prática o que significa adotar o Classic Blue 19-4052 em nossos projetos de decoração?

Antes de mais nada, é importante salientar que ninguém precisa promover uma mudança drástica no layout de casa simplesmente para se manter na moda. Afinal, nem seria viável. Ano que vem, uma nova tonalidade será eleita e isso não deve significar que tudo necessita ser mudado uma segunda (ou terceira) vez.

Porém, é inegável que, influenciados pela escolha dessa líder do segmento, os setores relacionados ao design de interiores e à decoração entupirão mostruários e projetos com a cor da vez. Inevitavelmente, essas novidades chegarão às lojas e ao consumidor, influenciando suas escolhas.

E tudo fica mais fácil se você tem afinidade pelo tom em questão. Além disso, existem alguns belos projetos e estilos decorativos que já trazem o azul como base, o que facilita a transição.

Assim sendo, se você já pensava em promover uma mudança no estilo decorativo do apê, não fará mal em aderir à cor do momento — que, diga-se de passagem, oferece um ganho estético incrível. E sem data de validade.

Benefícios da adoção do Azul Pantone

Já mencionamos alguns valores relacionados ao Classic Blue: serenidade, introspecção, calma etc. Some-se a isso o fato de o azul ser uma tonalidade mais sóbria, que inspira confiança e aconchego.

Por essas características, ressaltadas no anúncio feito pela Pantone quando da escolha do Classic Blue 19-4052, podemos supor que sua adoção tem o benefício de promover uma experiência sensorial mais contemplativa no contexto da decoração de ambientes.

Com base nessa perspectiva, podemos considerá-la uma boa opção para compor interiores como a sala de estar e o quarto de dormir. São locais que convidam ao descanso após um dia atribulado, ao relaxamento de uma leitura antes de dormir ou de uma conversa tranquila após a refeição.

Para quem acredita que há estímulos demais em torno de si (telas de computador piscantes, luzes fortes, barulho e confusão visual), o azul-escuro representa um convite à reflexão e ao merecido repouso.

Como combinar o Azul Pantone 2020 em sua decoração?

Não há nada de estático no azul clássico, como a noção de uma cor simples pode fazer supor. Na verdade, a escolha da Pantone para 2020 permite uma gama razoável de combinações, que vai da opção por uma decoração predominantemente escura, total blue, ou por usar a infalível dicotomia entre claro e escuro.

No primeiro caso, pode-se utilizar o azul como base para paredes, investindo na uniformidade de um cômodo inteiro dessa cor, ou apenas em uma única superfície, para dar um senso de profundidade ao ambiente.

Em ambos os casos, temos um layout com franca inclinação ao clássico, o que pode ser reforçado pela escolha de objetos decorativos. Um dourado ou rosé gold em lustres e abajures, por exemplo.

Outra forma de utilizar a cor Pantone de 2020 é em móveis e objetos decorativos, como estofados, tapetes, mantas e almofadas. Em todos esses casos, têm-se um estilo que lembra o escandinavo, o que tem tudo a ver com ambientes aconchegantes e invernais.

Observe que o azul clássico também pode ser utilizado em um contexto mais vintage, em combinação com cores vibrantes para um visual moderno, ou como contraponto ao branco, em ambientes que prezam pela neutralidade. Tudo muito elegante e sofisticado.

Por último, podemos notar que o Classic Blue cai bem em projetos de cozinhas tanto rústicos como modernos, bem como para banheiros com muita personalidade e estilo.

Como você pôde concluir, o Azul Pantone 2020 não tem absolutamente nada de trivial. Ao contrário, ele oferece um leque amplo de possibilidades decorativas, o que permite compor ambientes do seu jeito e na medida em que desejar, sem que isso se torne enjoativo ou cafona. Projetos na web é o que não falta para inspirar e provocar aquele desejo de aderir à cor do momento!

Falando em inspiração, não deixe de conferir nossa lista de onze perfis bacanas de decoração para seguir no Instagram. Com certeza, você vai encontrar por lá muita ideia incrível, inclusive tendo por base o azul clássico da Pantone. Boa pesquisa e divirta-se com a leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso pinterest