Dicas de decoração

Tendências em decoração 2020: como fazer uma Gallery Wall

como fazer uma Gallery Wall

Eis que você acumulou um monte de imagens bacanas ao longo dos anos e não sabe o que fazer com elas: fotografias, pôsteres, lembranças de viagens, gravuras, quadros….

Por falta de um melhor aproveitamento, tudo permaneceu esquecido no fundo de uma gaveta. Somente graças a uma faxina mais elaborada que esses materiais voltaram a ver a luz do dia. Mas o que fazer com eles? Afinal, tem muita coisa ali que merecia visibilidade maior.

Bem, temos uma sugestão: por que não preparar uma “gallery wall”?

Olhe que você acerta dois coelhos com uma cajadada só: além de valorizar um monte de artigos bacanas, consegue deixar aquela sua parede nua com visual mais descolado e em dia com uma das grandes tendências de 2020.

E o melhor de tudo é que só é necessário, além dos itens de memorabília já citados, um pouco de criatividade (alguns ganchos, molduras, buchas ou fita adesiva também, é verdade, mas pensemos nisso depois).

Então, que tal entrarmos de cabeça no estilo gallery wall? Vejamos como isso funciona e o que é preciso para montar uma parede cheia de estilo e personalidade. Está conosco?

Galeria na parede

Você que já é de casa, sabe que gostamos de contextualizar as tendências que apresentamos aqui no blog. E não fugiremos à regra na dica de hoje.

Então, saiba que gallery wall (“galeria de parede”) é um estilo decorativo que nasceu aqui mesmo na América Latina, apesar do nome inglês.

Por trás disso reside um conceito simples, que consiste em decorar uma parede em um cômodo qualquer da residência (a sala e o quarto são os mais usados) com quadros diversos, criando uma composição que pode chamar a atenção pelo colorido das imagens, pela simetria (ou assimetria) das formas, pela inserção de objetos variados etc.

Dentro dessa concepção não existem muitas regras. A relação com o espaço em volta, a intenção e a disposição em criar um canto especial para exibir artigos de valor afetivo darão o tom dessa empreitada.

Como começar

Ao iniciar seu projeto de gallery wall, dê uma busca em seu apartamento e reúna os itens que têm potencial para ir à parede.

Como já antecipamos, podem ser fotografias (opte por boas impressões; com a onda do compartilhamento de fotos via mídias sociais, muita gente acaba juntando arquivos de imagens em baixa resolução, o que não serve para imprimir no papel), quadros que adquiriu em lojas de decoração, gravuras e pôsteres de assuntos de seu interesse, como literatura, cinema etc.

Além desses materiais, qualquer outro objeto decorativo de pendurar na parede pode ser acrescentado à sua galeria: máscaras africanas, pratos, placas de veículos. Não há limite.

Qual parede escolher

Via de regra, tudo o que você precisa para montar sua gallery wall é uma parede vazia. Entretanto, é bem provável que você queira que seu décor tenha algum destaque.

Nesse caso, a sala é um local recomendado. A parede atrás do sofá surge como uma excelente candidata. Há quem prefira montá-la sobre a cabeceira da cama e até na base da escada. O importante é escolher um lugar que possa valorizar a sua composição e não corra o risco de se tornar um pouco enjoativo de olhar com o tempo.

Verifique ainda se a parede em questão não sofre a ação direta do sol, o que a tornará não muito adequada para a função, visto que as molduras e imagens tendem a desbotar.

Emoldure suas “obras de arte”

O passo seguinte é adquirir as molduras. Embora nada impeça que você pendure suas fotografias e outros objetos diretamente na parede, não há dúvida de que uma boa moldura valorizará o produto — e o protegerá.

Nesse momento, é preciso decidir entre adquirir molduras de um mesmo padrão e tamanho, o que dará uniformidade ao seu projeto, ou partir para um estilo “tudo junto e misturado”, com suportes de tamanhos e formatos variados, criando dessa maneira uma parede mais alegre e colorida.

Um meio-termo seria a adoção de molduras semelhantes, mas com tamanhos diferentes. Ou seja, as possibilidades são muitas. O que realmente vai determinar qual modelo escolher é a adequação disso ao layout do ambiente e a mensagem que se pretende comunicar: se mais despojado, moderno, clássico ou minimalista. Resumindo, tudo depende do seu estilo.

Estude o layout antes

Antes que você saia metendo furos na parede, planeje o layout da sua gallery wall.

Disponha os quadros no chão ou sobre a cama e estude a melhor composição. Avalie os vários cenários, mude as peças de lugar, crie diferentes desenhos com o todo. Considere o espaço entre cada objeto — de 10 a 15 centímetros, pelo menos, para respirar.

Meça o espaço que pretende utilizar e confira se sua composição cabe nele. Faça marcações a lápis na parede usando as próprias molduras como gabarito ou com moldes de papelão recortados a partir delas. Tudo devidamente conferido, comece a pendurar suas obras de arte.

Vale mencionar que, embora uma parede branca pareça a escolha óbvia para a montagem de uma galeria, paredes coloridas não devem ser descartadas. Inclusive, é interessante colocar ao menos um quadro cuja cor corresponda à paleta usada no cômodo, para criar uma identidade visual.

Como providência adicional, considere instalar spots de luz ou arandelas com o fim específico de iluminar seus quadros. O objetivo é criar um efeito wall washing e dar maior destaque à galeria, o que certamente valorizará o seu trabalho.

Por fim, curta a sua gallery wall. Reserve suas lembranças mais preciosas, como fotografias de família, cliques de viagens, artigos que você considerou importante guardar (o autógrafo do seu ídolo, uma carta de amor, um ingresso de espetáculo), seus objetos de cultura pop, suas obras de arte. Enfim, crie uma galeria com carinho e desfrute dela com a sua família e amigos.

Já está sentindo aquela vontade de começar logo a sua gallery wall? Esperamos que sim. Afinal, nada melhor do que dedicar um tempo para renovar o astral de nossa casa ou apê. Inclusive, vale a pena ampliar esse movimento e aderir a outra tendência de 2020: as estampas. Quer saber como? Não deixe de conferir o artigo que preparamos sobre o assunto. Não perca tempo: dê um clique e curta sua leitura.

Não deixe de conferir mais ideias no nosso pinterest