#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Como cuidar do seu piso de madeira

Com algumas dicas, cuidar do seu piso de madeira vai ser uma tarefa muito mais simples e que vai garantir que ele esteja sempre bonito.

O  piso de madeira geralmente é uma ótima opção para aqueles que precisam de um maior conforto térmico ou até mesmo de um certo isolamento acústico. Por isso, vem se tornando cada vez mais comum a utilização de pisos de madeiras em apartamentos.

O grande problema é que, sem os cuidados corretos, esse piso de madeira passa a ser uma grande dor de cabeça.

Quer saber como cuidar do seu piso de madeira de maneira muito mais simples, evitando dores de cabeça? É só ler até o final do conteúdo que preparamos.


Como limpar o piso de madeira

Se o seu piso de madeira utiliza madeira natural, como de demolição, taco ou até mesmo de madeira maciça, é preciso alguns cuidados na hora de efetuar a limpeza. Isso porque, o piso de madeira não pode ficar molhado para não começar a se decompor.

Por isso, invista em limpezas a seco, passando uma vassoura macia ou até mesmo o aspirador de pó. Caso você sinta necessidade de uma limpeza mais pesada, abra todas as janelas e efetue a limpeza com um pano úmido, lembrando sempre de passar um pano seco após terminar a limpeza.

Ao abrir as janelas, você permite que a circulação do ar contribua para uma secagem mais eficiente do piso de madeira, garantindo que ele não fique úmido. Depois de seco, você pode escolher a cera da sua preferência para criar uma camada de proteção no seu piso de madeira.

Agora, se seu piso é feito com uma mistura de materiais como o piso laminado e o carpete de madeira, é preciso tomar ainda mais cuidado na hora da limpeza. Isso porque ambos os materiais são assentados utilizando uma cola, que pode se soltar caso o piso fique úmido.

A limpeza diária pode ser feita utilizando o aspirador de pó e uma vassoura macia, finalizando com um pano seco. Caso o piso esteja muito sujo, você pode passar um pano úmido, mas sempre tomando o cuidado para que o pano esteja bem torcido e quase seco.

Após a limpeza, basta finalizar com um pano seco para garantir uma superfície mais limpa e brilhante, já que não é possível se utilizar cera para esses tipos de revestimento.

Como manter seu piso de madeira sempre bonito

Com alguns cuidados extras, você garante que seu piso de madeira esteja sempre bonito. Por exemplo, o uso de tapetes em locais estratégicos permite que toda a superfície de madeira esteja livre de coisas que podem riscar o piso, como pequenas pedrinhas grudadas no sapato.

Uma outra solução para isso é evitar entrar em casa com os sapatos que você usou para sair. Assim, além de diminuir a quantidade de sujeira, você ainda diminui as chances de riscar o seu piso de madeira.

Outra dica super importante para garantir um piso de madeira sempre bonito é não usar produtos de limpeza em excesso. Além do excesso, não consultar o rótulo dos produtos de limpeza para ver se eles são adequados para o seu tipo de piso, pode causar sérias manchas no seu revestimento.Agora você já sabe um pouco mais sobre como manter seu piso de madeira sempre bonito e pode conferir um pouco mais sobre os pisos laminados aqui.