#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Como cuidar do seu porcelanato

Com algumas dicas bem simples, cuidar do seu porcelanato vai ser muito mais simples. O porcelanato se tornou um dos tipos de revestimentos mais utilizados, tanto em casas como também em comércios.

Por isso, cuidar do seu porcelanato da maneira certa vai garantir que ele mantenha sua beleza por muito mais tempo.

Quer saber algumas dicas imperdíveis para manter seu porcelanato como novo por mais tempo? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Cuidados durante a instalação

Os cuidados com o seu porcelanato precisam ser tomados ainda na fase da instalação. Para isso, é preciso fazer uma limpeza logo após a instalação do piso, que consiste inicialmente em retirar toda a sujeira inicial com um pano seco.

Após essa primeira limpeza, é preciso utilizar uma esponja úmida com água limpa, o que evita que o porcelanato fique manchado ou opaco. Além disso, é preciso que o rejunte também receba uma atenção especial após a instalação.

Para limpar o rejunte, há várias soluções específicas para esse fim, basta seguir as instruções do produto e efetuar a limpeza. Dessa forma, tanto o seu porcelanato quanto o seu rejunte vão evitar ficar manchados após a instalação.

Como fazer a limpeza diária do porcelanato

Para a limpeza diária do porcelanato, independente se é do tipo polido ou acetinado, é indicado se passar uma vassoura para retirar toda a sujeira sólida do piso. Utilizar um aspirador de pó também é uma boa alternativa, pois retira até os menores pedaços de sujeira, além de ser mais prático e rápido.

Depois desse procedimento, você pode passar um pano úmido com detergente neutro para realizar a limpeza e passar um pano seco para finalizar.

Fique atento aos produtos utilizados na limpeza

Um dos grandes problemas na hora de fazer a limpeza do porcelanato é na escolha dos produtos de limpeza. Produtos como sabão em pó, saponáceos e produtos com cloro na sua composição não são indicados para a limpeza do porcelanato.

Isso porque esses produtos são abrasivos demais para o revestimento, o que pode causar abertura de pequenos poros no porcelanato. Esses poros vão fazer com que a sujeira fique presa, o que gera manchas e pedaços encardidos no revestimento.

Dicas para garantir que seu porcelanato fique bonito por muito mais tempo

Para garantir uma beleza duradoura para o seu porcelanato, você pode seguir algumas dicas muito simples, como:

  • Limpar o porcelanato regularmente, mas sem utilizar produtos abrasivos;
  • Não aplique impermeabilizantes em porcelanatos polidos;
  • Não utilize ceras;
  • Não use escovas ou vassouras duras para realizar a limpeza do porcelanato;
  • Jamais misture produtos químicos para realizar a limpeza, seja para o porcelanato ou outro tipo de revestimento.

Seguindo essas dicas bem simples, você garante uma durabilidade muito maior para o seu porcelanato, além de garantir que ele esteja sempre bonito. Se você quer saber um pouco mais sobre o revestimento e ainda saber quais as diferenças entre porcelanato e cerâmica, é só ler o conteúdo que preparamos clicando aqui

Agora você já sabe como cuidar do seu porcelanato e os cuidados que precisa tomar não só durante a limpeza, mas também durante a instalação. Por isso, só precisa seguir nossas dicas e deixar seu porcelanato sempre com aparência de novo.