Dicas Práticas

Como evitar erros na fase acabamento da reforma

como-evitar-erros-na-fase-acabamento-da-reforma

Se uma obra muitas vezes representa uma dor de cabeça e tanto (em termos de custo e cronograma), o que dizer da reforma? Muito embora pareça lógico imaginar que, por ser de escala menor, reformar um imóvel (casa ou apartamento) seja mais fácil, o que normalmente acontece é justamente o contrário.

Via de regra, basta iniciar os trabalhos para você perceber que existe muito mais coisa a ser feita do que parecia a princípio. Tudo isso representa um acréscimo em dinheiro e tempo que é preciso prever. Muitas vezes, porém, nem com bola de cristal temos a dimensão precisa da encrenca em que nos metemos.

Porém, a parte difícil começa mesmo quando alcançamos os “finalmentes”: na fase de acabamento é que nossos nervos são postos à prova, visto que nos encontramos em um impasse: falta pouco; ao mesmo tempo, muita coisa ainda precisa ser feita.

Além disso, essa parte do trabalho dará o tom de capricho e estética de toda a reforma. Não se trata de cosmética: é importante que o resultado, além de preciso, fique bonito e funcional.

Portanto, a fase do acabamento merece um olhar cuidadoso e detalhado. Afinal, nada pior do que, após gastar uma boa grana, tenhamos que conviver com alguma imperfeição bizarra bem diante de nosso nariz.

Para que você não sofra nem esgote os seus recursos, aqui vão algumas dicas sobre como evitar erros na fase de acabamento da reforma. Acompanhe:

Contrate alguém para supervisionar a obra

A menos que sua reforma seja muito pontual (um pequeno reparo na rede hidráulica ou elétrica, o revestimento de uma única parede), considere contratar um profissional para projetar e supervisionar a obra.

Em casos de pouca monta, é possível ao proprietário se virar com o responsável pela execução (o pedreiro). Entretanto, se a reforma implicar uma mudança drástica na do imóvel, será necessário contar com ajuda especializada — no caso, de um arquiteto.

Se, por outro lado, a obra for mais no sentido de alterar a estética do local, um decorador de ambientes poderá orientar os trabalhos.

O nível de complexidade da reforma também recomenda que o pessoal contratado para fazer o serviço seja experimentado. Por isso, antes de fechar com o primeiro prestador de serviço que encontrar, pesquise, peça referências, tente conhecer o trabalho do profissional.

Na verdade, essa preocupação deve se estender a toda mão de obra que você decidir contratar.

Elabore um cronograma realista

Embora o acabamento indique que a reforma está quase no fim, existe um caminho longo ainda a ser percorrido. Na verdade, é comum nessa fase haver uma desaceleração no andamento da obra, em razão do cuidado com a execução dos detalhes.

Nessa altura dos trabalhos, tudo o que precisa ser feito ficará aparente. Qualquer erro, portanto, comprometerá o resultado esperado. Por outro lado, existe a expectativa de que o imóvel fique pronto logo e você possa, enfim, se ver livre da bagunça e dos custos adicionais. Ou seja, você não vê a hora de que tudo termine.

Sendo assim, a melhor maneira de não se frustrar com o estouro de prazos é realizando um cronograma de trabalho realista, e não baseado em suas convicções.

Obras atrasam, seja por fatores externos (uma semana de chuva impossibilitando trabalhos do lado de fora, umidade dificultando a aplicação de revestimentos e tintas), seja por problemas com mão de obra, falta de materiais e até de recursos (imprevistos no orçamento).

Portanto, considere o imponderável na hora de estabelecer prazos. Essa flexibilidade, no entanto, não deve afrouxar a condução dos trabalhos: uma vez fixado o cronograma, procure segui-lo o melhor possível.

Leve todos os custos na ponta do lápis

A fase de acabamento da reforma também pode ser bastante traiçoeira para o seu bolso. Isso porque os materiais envolvidos nessa etapa do projeto costumam pesar bastante no orçamento.

Considerando que, quando se trata de finalizar a obra, muitas vezes a questão estética se sobrepõe à funcionalidade, não é difícil escorregar na previsão de custos.

Hoje em dia há uma variedade enorme de revestimentos e outros itens de acabamento. Alguns em conta, outros com preços proibitivos. Na hora de analisar quais se encaixam nas suas pretensões, é melhor ter em mente o quanto é possível gastar. Por mais que você sonhe renovar o aspecto do apê, evite chutar o balde.

Portanto, ainda que você queira trocar todo o piso por um porcelanato de primeira linha ou revestir as paredes do quarto com um papel de parede magnífico, não perca de vista suas possibilidades financeiras.

Claro que não se pode sacrificar a qualidade do acabamento em favor da economia. Mas, antes de dar um passo maior que a perna, faça um levantamento preciso de tudo o que será necessário gastar em todas as etapas da reforma. Do contrário, é possível que o orçamento estoure antes que você consiga dar a última demão de tinta na parede.

Adquira uma quantidade extra de material

A escolha do material de acabamento deve levar em conta, além da questão do custo-benefício — fundamental quando se tem em vista um orçamento enxuto —, a possibilidade de realizar reposições futuras.

Nada pior do que, diante da necessidade de quebrar algo por conta de um problema qualquer, você descobrir que não possui piso (ou outro artigo qualquer) extra para cobrir o reparo. Para cúmulo do azar, uma corrida no comércio revela que o produto sumiu das prateleiras — foi “descontinuado”, para usar o jargão comercial.

Além disso, é comum azulejos, pastilhas e outros itens de revestimento quebrarem durante o processo de colocação, o que exige a previsão de peças extras ainda durante o processo de execução.

Sendo assim, ao planejar a compra dos itens do acabamento, tenha em mente o percentual de quebra e também uma reserva para futuras eventualidades. Peça ao profissional responsável pela obra para calcular a quantidade de material e acrescente 10% para cobrir quebras e inutilização de peças.

Ao final, é importante que restem ao menos duas caixas de peças de revestimento para cobrir eventualidades. Reservar uma lata extra de tinta com o mesmo objetivo também é uma atitude inteligente.

A previsão correta do material necessário é importante para evitar problemas de cronograma. Por isso, calcule todas as medidas com cuidado e encomende os artigos com antecedência. Assim, você evita paralisações desnecessárias e mantém a reforma dentro do prazo previsto.

Esperamos que essas dicas te ajudem a driblar as armadilhas escondidas nos projetos de reforma e acabamento. Aproveitando o gancho, temos aqui um post com dicas valiosas para quem está planejando uma mudança de imóvel. É só clicar no link e conferir.