#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Defina o estilo de sua decoração através de moodboards

Quem não quer uma casa decorada com o seu jeitinho? Mas como traduzir seus gostos e personalidade em uma decoração repleta de harmonia? Uma das estratégias para conseguir esse resultado é com um moodboard.

Ao planejar uma decoração bacana para o seu lar, não dá para simplesmente pegar todos os objetos e acabamentos que acham bonitos. Se fizer isso, vai ter vários itens legais, mas que não combinam um com outro e muito menos parecem pertencer ao mesmo lugar.

Se você quer montar uma decoração linda e harmônica para ambiente, um bom caminho é começar definindo o estilo com um moodboard. Se você ainda não sabe o que é moodboard e como ele ajuda você a acertar na decoração, então esse texto para você. Continue lendo e descubra as maravilhas do moodboard!

O que é um moodboard?

O moodboard também é chamado de painel de humor. Nada mais é do que um painel, físico ou digital, com uma coletânea de cores, texturas, padrões, ideias, entre outros. O moodboard não é uma exclusividade da decoração e sim um dos muitos usos desse recurso. Em geral, ele é adotado por áreas criativas para desenvolver visual de marca, praticar UX design, criar uma linha de roupas, etc.

A ideia do moodboard é ser um estudo para brincar com as possibilidades de combinações de vários elementos e analisar qual o sentimento que eles causam. O que uma pessoa pensa e sente quando vê um moodboard é também o que ela vai experienciar ao ver o projeto final inspirado no painel.

Como um moodboard pode ajudar no estilo da minha decoração?

O moodboard é um guia que serve de inspiração e base para o planejamento de toda a decoração de um ambiente. Em vez de ficar apenas imaginando se certa estampa vai combinar com outra ou se o resultado está aconchegante como gostaria, o moodboard serve para testar essas possibilidades.

Afinal, é difícil explicar ou elaborar uma imagem mental fiel ao que você quer. Por isso, o moodboard ajuda você a expressar o que deseja para a decoração antes de partir para a execução. Além disso, o moodboard é flexível e ótimo para testar opções e assim definir a melhor e não ficar com dúvidas.

Como fazer um moodboard para a minha decoração?

Não tem regras para um moodboard. Você pode fazê-lo fisicamente, usando pequenas amostras de texturas, cores e elementos para ver como combinam. Mas também pode criar moodboard com recortes de revistas de decoração ou imagens da internet de sites como Pinterest.

Para começar o seu moodboard, uma dica é começar por uma paleta de cores. A partir de uma cor você pode pesquisar referências para decidir que objetos na decoração vão seguir a cor base e quais vão entrar como contraste, por exemplo. Busque trazer uma unidade visual que faça sentido.

Se não está gostando do resultado do moodboard, tente manter os elementos que chamaram mais a atenção e substitua ou que não te prenderam tanto. Continue esse processo até chegar em um moodboard de decoração com o seu estilo e que reflita a sua personalidade.

Como pode ver, moodboard é um recurso simples que ajuda qualquer um que planeja a decoração para um ambiente. Ele ajuda a exercitar a sua criatividade e a tornar a sua imaginação de casa ideal em realidade.Se gostou de conhecer mais sobre os moodboards, então você também vai curtir nosso post sobre o estilo boho, uma tendência na decoração. E não se esqueça de acompanhar o nosso blog para mais dicas de decoração, organização e mais!