Dicas de decoração

Por que a poltrona é um item indispensável na decoração?

Quando começamos a compor a mobília do apartamento, muitas vezes somos obrigados a escolher certos móveis em detrimento de outros.

Isso acontece por vários motivos. Grana curta é um deles, mas o espaço disponível costuma ser ainda mais limitante. Na preocupação de arejar o ambiente ou deixá-lo o menos atravancado possível, riscamos da lista determinados itens e partimos logo para a certeza das escolhas tradicionais.

É quando pensamos: “Poltronas? São legais, mas melhor deixar para lá….”

Esse raciocínio, porém, não poderia ser mais equivocado. Não há nenhuma razão, seja estética ou espacial, que proíba a utilização desse móvel mesmo dentro de layouts bem enxutos.

Se o problema do espaço inexiste, aí a poltrona deita e rola! Podemos até dizer que, não importa o contexto, ela é hoje um item indispensável na construção de uma boa decoração.

Qual a razão disso? É o que esmiuçaremos a seguir. Portanto, se você anda lançando “olhares mornos” para essa peça de mobília mas não sabe como encaixá-la na sua vida, descubra como adotar a poltrona em seu apartamento. Confira só.

Reviravolta do design

Se você passou a olhar para as poltronas com mais carinho de uns tempos para cá, isso tem explicação. Hoje em dia, não existe formato que essa peça decorativa não assuma. Se duvida, dê só uma olhada em qualquer casa do ramo: das pesadas cadeiras do papai a “aerodinâmicos” assentos de escritório, tem modelo para todos os gostos e funções.

Existem aquelas perfeitas para relaxar e curtir uma boa leitura, tem as funcionais, para receber os clientes e discutir assuntos de trabalho, e ainda aquelas que são puro deleite: ótimas para descansar o esqueleto, ficam lindas na sua sala, quarto ou escritório.

E aqui entregamos um detalhe importante: não é apenas na sala de estar (ou de tevê) que as poltronas entram na jogada. Sem dúvida, ali é seu posto mais estratégico, mas é comum tê-la como apoio no cômodo de dormir, oferecendo suporte no hall de entrada ou no lobby, em volta de uma mesinha de centro na varanda ou oferecendo acomodações extras na antessala do consultório — que é onde mais nos habituamos a vê-las.

Atenção ao uso

Se você já percebeu que a poltrona está dando as cartas por aí, talvez esteja pensando em como adotá-la em seu apartamento. Olhou em volta e pensou: “Caramba, não cabe mais nada aqui!”

Sim, é necessário ter em conta as medidas do cômodo. E, com isso, você tem a primeira informação importante: tamanho é documento. Se a peça que está namorando extrapola o espaço disponível, seja realista e procure uma alternativa mais adequada. Pode confiar: existe poltrona de todo jeito.

Com as dimensões adequadas em mente, avalie o uso que pretende dar ao móvel. Se for informal, digamos como companheiro daquelas horas de contemplação televisiva, priorize o conforto e a maciez do estofado.

Se for para receber visitas, uma peça firme e formal será mais condizente com a ocasião.

“Meu negócio é ter um cantinho de leitura”. Nesse caso, além do conforto, eleja um modelo reclinável. Melhor ainda se acompanhado de um pufe para descansar as pernas.

Se, por fim, a ideia é usá-la no quarto como auxílio para calçar sapatos ou se trocar, volte a dar preferência à dureza.

Um tostão para a beleza

A próxima parada na sua checklist da poltrona para apartamento perfeita é combiná-la com o layout do ambiente. Nesse escaninho entram não apenas a forma da peça (pode chamar de “design” se quiser), como a cor e a textura.

Ou então, chame de beleza — aquela razão primeira pela qual você escolheu essa poltrona e não aquela.

Textura entra nessa seara? Entra. Por exemplo, se a peça estiver fazendo dupla com o sofá, experimente um contraste de materiais, interpondo ao couro da peça principal algo como o linho ou o algodão. Ou então, se o seu sofá é de algodão, considere introduzir uma poltrona de couro na decoração.

Outros elementos estéticos importantes são a cor e a estampa. Nesses casos, a harmonização do ambiente dita a norma. No caso de uma decoração mais sóbria, a escolha de peças com cores vibrantes dará excelente resultado — assim como a estampa, caso o layout esteja mais para o “clean”.

Muita cor e muitos elementos em cena já pedem peças sóbrias ou em cores dentro da paleta em uso. Ou seja, é importante equilibrar os elementos para preservar a estética do ambiente.

De coadjuvante a estrela

Faltou falar sobre como inserir a poltrona no ambiente de uma maneira eficiente. Novamente, a economia de espaço impõe alguns limites, mas com um pouco de engenhosidade é possível compor um layout bacana com auxílio desse móvel versátil.

Aliás, vai que a própria poltrona seja o elemento que faltava nessa equação. É que ficamos pensando nela como mero complemento de cena quando, muitas vezes, deveríamos dar-lhe o papel principal.

Quer um exemplo? Substitua o sofá por um par de poltronas. Loucura? Dependendo da configuração do seu espaço, a mudança dá um novo charme ao local e resolve problemas de espaço — e sem sacrificar no conforto. Os modelos giratórios são especialmente indicados nesses casos.

Na medida em que há mais área a ser ocupada, ela pode ser usada em parceria com o sofá, em uma disposição semicircular, permitindo, dessa maneira, a interação entre as pessoas.

Pode ainda ser posicionada de maneira a exercer uma separação de cômodos, uma utilização bastante em voga hoje em dia. Por exemplo, como uma delimitação da sala de estar ou da sala de tevê.

Também é muito útil para ocupar o espaço de sobra, compondo um novo ambiente, ou para ser posicionada de modo isolado, proporcionando um canto de leitura bastante aconchegante. Um modelo interessante para essa função é o tipo bolha, que mais parece um balanço — se bem que as reclináveis, estilo cadeira do papai, são mais relaxantes.

Portanto, é só procurar, pois certamente existe um modelo de poltrona ideal para suas necessidades. Dê uma pesquisada por aí, consulte alguns blogues e perfis de decoração, sempre cheios de boas ideias, revise o orçamento e deixe seu apê ainda mais atraente e convidativo. Depois, é só aproveitar a nova mobília e relaxar!

Agora que você já está craque na escolha da melhor poltrona de apartamento, que tal dar um toque especial no móvel novo e deixá-lo ainda mais no seu estilo? Clique aqui e saiba como escolher almofadas para o apê.

Para ver mais modelos e usos das poltronas, acesse o Pinterest da Marques Construtora!

 

Laertes Carraro

Recent Posts

Dia Mundial do Urbanismo: como a Marques Construtora está ajudando a construir cidades melhores. Dia 08/10 – Dia Mundial do Urbanismo

No dia 8 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Urbanismo, uma data que nos lembra da importância vital de…

5 meses ago

Segurança do Trabalho na Construção Civil: Por que é importante?

A construção civil é uma indústria dinâmica e essencial que cria não apenas estruturas imponentes, mas também oportunidades econômicas para…

5 meses ago

A Arte da Decoração: Dicas e Ideias para um lar com mais harmonia e estilo

A decoração é a arte de criar um ambiente que seja agradável, acolhedor e, ao mesmo tempo, reflita a personalidade…

6 meses ago

Engenheiro Civil: A engrenagem por trás das grandes obras

Celebrando a Engenharia e a Construção No dia 25 de outubro, celebramos o Dia do Engenheiro Civil, uma data que…

7 meses ago

Marques Construtora: A construtora que faz o seu sonho se tornar realidade

No universo da construção civil, a Marques Construtora brilha como uma estrela há mais de 44 anos, tornando sonhos em…

8 meses ago

Como fazer reformas em seu apartamento em etapas simples?

A ideia de reformar um espaço pode parecer assustadora, mas com o planejamento adequado, qualquer ambiente pode ser transformado em…

8 meses ago