Dicas Práticas

Saiba como cuidar da brinquedoteca do seu condomínio

Brinquedoteca canto das árvores

O tema do post de hoje é a brinquedoteca do condomínio.

Se você já passou dos 40, deve lembrar com saudades de um tempo mágico em que a rua era o playground da garotada. A turma toda se reunia lá fora para correr, jogar bola, brincar com bonecas de pano e carrinhos feitos de madeira e subir em pés de goiaba.

Hoje em dia, ao menos nas grandes cidades, esse tipo de coisa acabou. O número de ruas seguras para crianças diminuiu drasticamente, de modo que não dá para simplesmente deixá-las soltas por aí. A necessidade que elas têm de brincar, entretanto, continua.

Para quem mora em apartamento, a situação é ainda mais complicada. Em razão do espaço, é preciso certo malabarismo para conciliar a diversão dos pequenos com a organização do lar. Sem contar que a política da boa vizinhança recomenda moderação entre quatro paredes.

Ou seja, permitir que o filho traga os amiguinhos e, juntos, promovam uma fuzarca dentro de casa está fora de questão.

A solução? Contar com uma brinquedoteca no condomínio. Cada vez mais famílias levam esse item em consideração antes de assinar a escritura de um imóvel, o que tem feito dele um acréscimo importante nos projetos das construtoras.

Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre esse equipamento tão importante: o que é, como montar e, principalmente, como conservar a brinquedoteca do seu condomínio. Acompanhe:

O que é e para que serve a brinquedoteca

A brinquedoteca é um espaço projetado para o lazer de crianças de diferentes faixas etárias.

É um ambiente lúdico, desenvolvido para estimular a imaginação e abastecido de objetos que dialogam com a criançada, livros e brinquedos — em geral, de caráter pedagógico.

Além do objetivo simples de oferecer um local fora do apartamento (mas dentro dos limites do condomínio e, portanto, seguro) para a distração dos filhos, a brinquedoteca é um território de aprendizado: compartilhar, conviver e experimentar são alguns dos valores praticados em seus domínios.

Em se tratando de um espaço coletivo, como é o caso de uma brinquedoteca do condomínio, as possibilidades de interação aumentam significativamente. Cria-se um verdadeiro espaço de encontros que pode redundar em amizades duradouras.

Mas não é só isso. Pais e filhos podem (na verdade, devem) se beneficiar do local para desfrutar de momentos de lazer em família. Com a correria do dia a dia, todos sabemos, são poucos os momentos disponíveis para se passar com os filhos, e isso ocorre especialmente porque não há tempo suficiente para sair em busca de um local aprazível.

Ter uma brinquedoteca por perto resolve esse dilema e propicia horas de divertimento saudável que só reforçam os laços familiares. Também é uma alternativa sob medida para os dias de chuva ou frio, quando brincar ao ar livre não é muito recomendável.

Como deve ser a brinquedoteca

Não é necessário uma estrutura muito grande para abrigar uma brinquedoteca. Entretanto, o local deve ser adaptado aos seus usuários. Caso o condomínio ainda não possua uma, qualquer sala pode ser usada para esse fim, desde que bem arejada. Esse, inclusive, é um projeto que pede o envolvimento de todos os condôminos — com a necessária supervisão do síndico, claro.

Moradores com conhecimentos em decoração, design de interiores e pedagogia devem, na medida do possível, ser recrutados para orientar a escolha e montagem do local. Também é interessante levantar o perfil médio das crianças do condomínio para determinar quais brinquedos e equipamentos serão mais bem aproveitados pela clientela.

Detalhes como acessibilidade, altura das janelas e demais normas de segurança devem ser consideradas. Todos os últimos empreendimentos da Marques Construtora já foram entregues com o espaço da brinquedoteca definido.

Como montar a brinquedoteca

A brinquedoteca do condomínio precisa ser um espaço encantado, estimulante e divertido. Portanto, é necessário que seja claro, colorido e diversificado — sem, porém, descuidar da segurança.

Ao selecionar os móveis, prefira os de plástico, MDF ou madeira maciça. Os cantos devem ser arredondados ou protegidos por cantoneiras próprias para esse fim (protetores de quina). Lembre-se que são crianças que vão usar o mobiliário. Por isso, adquira peças projetadas para o tamanho delas.

Use as paredes para fixar prateleiras ou nichos onde guardar os brinquedos, mas deixe-as ao alcance dos pequenos (salvo brinquedos que disponham de peças minúsculas, os quais não devem ser acessados por crianças menores).

O chão merece cuidado especial. O ideal é que seja coberto com piso vinílico,  de modo a evitar escorregões e permitir que se ande descalço. O uso desse piso é recomendando por aliar conforto térmico, facilidade de limpeza e uma superfície mais agradável ao toque. Uma alternativa mais em conta são os tapetes de E.V.A. do tipo tatame.

Nas paredes, utilize tinta lavável e reserve um canto para aplicar uma demão de tinta de lousa, para estimular a garotada a desenhar nele.

Distribua pufes pelo lugar para permitir a presença e descanso dos pais.

A Marques Construtora já entrega as brinquedotecas de seus empreendimentos equipadas e prontas para o uso.

Como conservar e escolher os brinquedos

Tão importante quanto dispor de um local para a diversão dos filhos é manter tudo em ordem. E esse é um papel que precisa ser assumido pelos pais. Ou seja, todos devem colaborar para a conservação da brinquedoteca.

Em um mundo ideal, as crianças que utilizam o espaço saberão colocar tudo de volta no lugar. Em nosso mundo, ainda que ensinemos nossos filhos a serem organizados e tentemos fazê-los seguir essa norma, algumas vezes encontraremos a sala de pernas para o ar.

Assim, será necessário um patrulhamento constante para que os brinquedos voltem aos nichos e baús devidos. É importante que cada objeto tenha seu lugar de acordo com a faixa etária a que se destina. Não custa lembrar: brinquedos pequeninos não podem ficar ao alcance de quem tente engoli-los.

Também é fundamental zelar pela limpeza do ambiente. Com tanta coisa solta e armazenada em prateleiras, é natural que haja acúmulo de poeira. Bichos de pelúcia são especialmente suscetíveis. Por isso, combine com os demais condôminos e programe uma agenda de manutenção e faxina do espaço.

Quanto aos brinquedos, campanhas de doação de usados em bom estado ou de reciclagem podem ser criadas para abastecer ou repor o estoque.

E não deixe incluir os pequenos em ações desse tipo. Quanto maior o envolvimento deles, mais carinho e cuidado pela brinquedoteca do condomínio terão. O benefício será de todos.

Esperamos que tenha curtido este post. Ainda sobre o tema do entretenimento infantil, temos outro post que certamente vai te interessar: como aproveitar as férias escolares da criançada sem sair para viajar. Se você não pretende pegar a estrada neste verão, saiba como divertir seus filhos sem ir muito longe do apê.

 

Link Pinterest:

https://br.pinterest.com/marquesconstru/blog-marques/brinquedoteca/